Fale conosco pelo WhatsApp

Fratura do quinto metatarso

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 25 março, 2025

4 min. de leitura

Lesão é bastante comum e pode ser tratada com métodos conservadores na grande maioria dos casos

Os metatarsos são 5 ossos localizados na região do antepé, na parte da frente do pé. O quinto metatarso é um osso longo, resistente e bastante flexível que conecta o dedo mínimo com o restante do pé, responsável por absorver impactos e dar mobilidade, características que fazem essa estrutura ser muito propícia a lesões.

A fratura do quinto metatarso ocorre mais frequentemente na base do osso e é uma das lesões mais comuns no pé, associadas a entorses e sobrecarga excessiva. Por esse motivo é bastante frequente em praticantes de esportes de alto impacto.

As fraturas da base do quinto metatarso podem ser divididas em três zonas, classificadas de acordo com a região da base do osso acometida. São elas:

  • Fratura por avulsão (zona 1): ocorre na ponta da base do quinto metatarso e corresponde a mais de 90% das fraturas do quinto metatarso;
  • Fratura de Jones (zona 2): ocorre um pouco acima das fraturas zona 1;
  • Fratura por estresse (zona 3): ocorre em uma área menos vascularizada do que as zonas 1 e 2, sendo sua consolidação mais demorada.

Causas comuns da fratura do quinto metatarso

As fraturas na base do quinto metatarso estão relacionadas à prática de atividades de alto impacto no pé, comum em praticantes de modalidades como futebol, vôlei, skate e basquete. As duas causas mais comuns incluem:

  • Entorses do pé;
  • Fratura por estresse, causada por sobrecarga de repetição na região (mais comuns na zona 3).

Agende sua consulta!

Sintomas da fratura do quinto metatarso

A dor na parte externa do pé é o principal sintoma da fratura do quinto metatarso e pode ser sentida logo após o entorse ou mecanismo que originou a lesão. Outros sintomas característicos são:

  • Dificuldade para andar;
  • Inchaço;
  • Dificuldade de apoiar o pé no chão;
  • Presença de hematomas.

Complicações da fratura do quinto metatarso

A dor causada por esse tipo de fratura nem sempre é incapacitante a ponto de impedir a caminhada, pois sua intensidade varia conforme a gravidade da lesão. No entanto, a demora em buscar atendimento médico especializado pode levar à piora do quadro, podendo inclusive comprometer a evolução e o resultado do tratamento.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da fratura do quinto metatarso é feito por meio da avaliação clínica, que inclui exame físico para localizar o ponto de dor e análise do histórico do paciente. Para determinar a gravidade da fratura e auxiliar na definição do tratamento, exames de imagem são fundamentais, sendo a radiografia o principal método inicial. Em casos específicos, como suspeita de fraturas ocultas ou avaliação de lesões associadas, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada podem ser indicadas.

Agende sua consulta!

Tratamento da fratura do quinto metatarso

O diagnóstico preciso é essencial para avaliar o tipo de fratura do quinto metatarso, o que irá determinar qual tratamento será realizado. Além disso, a abordagem também depende da saúde geral do paciente e seu nível de atividade, já que atletas em geral necessitam de uma recuperação mais rápida.

Tratamento conservador

Na maioria dos casos, as fraturas da base do quinto metatarso, independentemente da zona acometida, podem ser tratadas de forma conservadora, sem necessidade de cirurgia. O tratamento geralmente envolve o uso de sandálias ortopédicas de solado rígido ou bota imobilizadora até a consolidação óssea, que ocorre em aproximadamente 6 a 8 semanas. Durante esse período, o paciente pode apoiar o pé no chão, conforme tolerado. Em trabalho publicado pelo próprio Dr. Guilherme Honda na Foot and Ankle International, mais importante revista científica de pé e tornozelo do mundo, o tratamento conservador de fraturas da zona 1 com uso de bota imobilizadora ou sandália ortopédica de solado rígido, demonstraram eficácia similar.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia é indicada para casos em que a fratura não apresenta consolidação óssea adequada ou em que haja desvio grosseiro. Conforme mencionado, as fraturas localizadas na zona 3 têm maior risco de não consolidação, eventualmente necessitando de intervenção cirúrgica. Além disso, a cirurgia pode ser considerada em casos selecionados para atletas e indivíduos que necessitam de uma recuperação mais rápida para retomada precoce das atividades esportivas.

O procedimento para correção da fratura do quinto metatarso consiste na fixação por meio de um parafuso intramedular ou placa e, em alguns casos, enxerto ósseo. A recuperação completa de uma fratura do quinto metatarso tratada cirurgicamente leva em torno de 3 meses.

Como prevenir a fratura do quinto metatarso?

De modo geral, para prevenir fraturas do quinto metatarso é recomendado manter o peso sob controle, realizar atividade física com calçados adequados, evitar uso de sapatos de salto alto e manter sempre um bom fortalecimento de membros inferiores e equilíbrio corporal.

Para saber mais informações, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.

Fonte:

Honda Saito, Guilherme. Treatment of Zone 1 Fractures of the Proximal Fifth Metatarsal With CAM-Walker Boot vs Hard-Soled Shoes. Foot Ankle Int. 2020 May;41(5):508-512. doi: 10.1177/1071100720903259.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.