Fale conosco pelo WhatsApp

O que é fratura de Jones?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 2 dezembro, 2022

Conheça as causas, sintomas e tratamento desse tipo de fratura que acomete o quinto metatarso

O quinto metatarso, osso que faz parte da ligação do dedo mínimo com o restante do pé, é muito propício a lesões, como a fratura de Jones, por causa da constante absorção de impacto e movimento ao qual está sujeito.

A dor na borda de fora do pé é a principal manifestação sintomática da fratura de Jones, que ocorre principalmente após entorses do pé. Por esse motivo, esse tipo de lesão ocorre comumente durante atividades esportivas, sendo muito comum em esportistas. São fraturas de cicatrização um pouco demorada, e o tratamento é, na grande maioria dos casos, conservador (sem cirurgia).

Quero tratar a fratura de Jones!

O que é uma fratura de Jones?

A fratura de Jones é um dos três tipos de fratura que podem acometer a base do quinto metatarso. Ocorre em02 uma área chamada de zona 2, logo acima da ponta proximal da base do metatarso.

De modo geral, as fraturas de Jones ocorrem principalmente em pessoas que realizam atividades de impacto nos pés, que favorecem a ocorrência de entorses. Por serem fraturas localizadas em uma área de vascularização diminuída, é comum que sua consolidação completa leve um pouco mais de tempo que o normal, podendo variar de 2 a 4 meses.

Os principais sintomas da fratura de Jones são:

  • Dor na borda de fora do pé após uma entorse;
  • Dificuldade de apoiar o pé no chão;
  • Dificuldade para andar;
  • Edema (inchaço) e sensibilidade no local da fratura.

Reconhece algum sintoma? Entre em contato!

Quais são as causas?

As principais causas da fratura de Jones estão relacionadas a entorse ou sobrecarga forçada sobre as pontas do pé, quando este é rotacionado sem o devido apoio dos calcanhares no chão.

Por isso, muitos casos de fratura de Jones e outros tipos de fraturas do quinto metatarso são relatados em atletas que praticam esportes que exigem energia de impacto nos pés, como jogadores de futebol, vôlei, basquete, skatistas, dançarinos, ou mesmo pessoas que utilizam calçados de salto alto.

Tipos de fraturas do quinto metatarso

Existem três tipos de fraturas que podem ocorrer na base do quinto metatarso:

  • Fratura por avulsão (ou fratura da zona 1): também causadas por entorses, ocorrem na ponta da base do quinto metatarso. Podem ser tratadas com imobilização com bota imobilizadora ou sandália ortopédica rígida.
  • Fratura de Jones (ou fratura da zona 2): ocorre um pouco acima das fraturas zona 1. Apesar de apresentar consolidação mais difícil que as fraturas da zona 1, a grande maioria dos casos pode ser tratada com imobilização com bota imobilizadora ou sandália ortopédica rígida.
  • Fratura por estresse (ou fratura da zona 3): ocorre devido a sobrecargas repetitivas na transição metadiafisária da base do 5º metatarso. É uma fratura que pode demorar para se consolidar, havendo risco de recidiva. O tratamento inicial na maioria dos casos é conservador, mas eventualmente pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

Imagem demostrando a localização da fratura de Jones

Diagnóstico da fratura de Jones

Para diagnosticar a fratura de Jones, é necessário, após avaliação da história clínica e exame físico do paciente, exames de radiografia que confirmem o diagnóstico. Em alguns casos de dúvida diagnóstica, pode ser necessária uma tomografia para confirmação da lesão.

Tratamento da fratura de Jones

O tempo de cicatrização da fratura de Jones pode ser um pouco demorado. Inicialmente, o tratamento conservador por imobilização ou uso de sandália ortopédica rígida é geralmente recomendado. O paciente é autorizado a aplicar carga total no chão desde o primeiro momento.

Em média, são ao menos seis semanas com o pé protegido. Alguns casos podem apresentar consolidação mais lenta, e o período de proteção pode ser estendido. Em casos raros, pode não ocorrer a consolidação da fratura de Jones. Nesses casos, está indicado o tratamento cirúrgico para fixação da fratura.

Quando operar as fraturas da base do quinto metatarso?

Como dito, as fraturas da base do 5º metatarso podem ser tratadas sem cirurgia na grande maioria dos casos. No entanto, em casos específicos, a cirurgia pode ser necessária. São eles:

  • Atletas visando retorno rápido ao esporte
  • Pacientes que necessitam de uma reabilitação rápida
  • Traumas de alta energia com grandes desvios
  • Algumas fraturas da zona 3 de acordo com desvio e perfil do paciente

A cirurgia é um procedimento rápido e seguro, que consiste na fixação da fratura por meio de um parafuso intramedular. Em alguns casos pode ser necessário o uso de enxerto ósseo. Dessa forma, o processo de cicatrização é acelerado e os riscos de não-consolidação diminuem consideravelmente. A recuperação completa leva cerca de 3 meses.

Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Treatment of Zone 1 Fractures of the Proximal Fifth Metatarsal With CAM-Walker Boot vs Hard-Soled Shoes. Foot and Ankle International 2020.

Smith TO et al. Interventions for treating proximal fifth metatarsal fractures in adults: A meta-analysis of the current evidence-base. Foot Ankle Surg. 2011.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.