Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de pé chato (pé plano)

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Em alguns casos, o pé chato pode causar dor intensa e disfunções nos membros, demandando a realização de cirurgia corretiva

A cirurgia de pé chato é uma intervenção médica indicada para a correção de uma deformidade caracterizada pela diminuição do arco plantar — uma área localizada na parte de baixo e interna do pé e que possui um formato de curva, resultante da anatomia das estruturas ósseas e musculares da região. Este é um problema que pode trazer diversas consequências ao organismo, afetando articulações e causando dores no corpo.

Também chamada de reconstrução do pé plano, a cirurgia de pé chato normalmente é recomendada quando as abordagens conservadoras não foram capazes de corrigir e controlar a condição. Em geral, o procedimento é executado em um pé de cada vez, e tem o objetivo principal de aliviar a dor, restaurar a função dos pés e evitar mais danos aos membros inferiores e suas estruturas.

Entenda a anatomia do pé

O pé tem como funções principais absorver o impacto do corpo, além de ser responsável pelo equilíbrio, controle da postura e sustentação do corpo. As curvaturas do pé, assim como as observadas na coluna, são fisiológicas e existem justamente para ajudar na absorção adequada dos impactos e para possibilitar a passagem de estruturas importantes — tais como vasos, nervos e tendões.

É normal que toda criança até os 3 anos tenha o pé plano, sem apresentar nenhuma curvatura na planta do pé. A partir desta idade, é esperado que o arco plantar se torne mais evidente e bem definido. Alguns indivíduos, porém, não desenvolvem as curvaturas naturais do pé e acabam permanecendo com ele achatado. Os principais fatores que podem contribuir para este problema são:

  • Fatores genéticos;
  • Deficiência no tendão tibial posterior;
  • Hiperfrouxidão ligamentar;
  • Doenças reumáticas;
  • Lesões traumáticas nos pés;

Sintomas e consequências de pé chato

Em geral, se o pé do indivíduo toca o chão quase inteiramente e não apresenta um arco na parte de dentro, ele é considerado um pé chato ou plano. Esta é uma condição que pode se manifestar em diferentes graus — leve, moderado e grave —, sendo recomendado que o paciente passe por uma avaliação ortopédica para saber exatamente qual seu tipo de pé e se há uma alteração significativa no membro.

A princípio, o pé chato não é uma deformidade capaz de causar prejuízos significativos à qualidade de vida do indivíduo, e não ocasiona dores de maneira direta. Porém, qualquer tipo de alteração nas curvaturas dos pés faz com que o indivíduo naturalmente faça uma série de compensações posturais que afetam diretamente os próprios pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna.

Pessoas com pé chato tendem a ficar com a pisada “para dentro”, o que causa alterações posturais que alteram diretamente o equilíbrio do corpo e podem aumentar a sobrecarga dos membros inferiores. Além disso, a ausência ou diminuição do arco plantar pode reduzir significativamente a capacidade de absorção de impactos ao caminhar ou correr, aumentando o risco de lesões em determinados casos.

Com o tempo, um paciente com pé chato pode desenvolver problemas como tendinite, fascite plantar, dor nos metatarsos, lombalgia, dor no joelho e alterações posturais. O ideal é que os pacientes diagnosticados com pé chato sejam devidamente acompanhados por um ortopedista especializado, que poderá indicar maneiras de prevenir essas consequências por meio de fortalecimento muscular e uso de calçados adequados.

 

Fontes:

Saito, Guilherme Honda, et al. Subluxation of the Middle Facet of the Subtalar Joint as a Marker of Peritalar Subluxation in Adult Acquired Flatfoot Deformity: A Case-Control Study. J Bone and Joint Surgery – Am 2019.

Saito Guilherme Honda et al. Combined weightbearing CT and MRI assessment of flexible progressive collapsing foot deformity. Foot Ankle Surg. 2020.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.