Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de Joanete

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia de joanete é capaz de corrigir a deformidade do dedo e remover a proeminência óssea da base do dedão, promovendo conforto e alívio da dor, além da melhora estética.

A cirurgia de joanete é uma intervenção que promove a correção de uma deformidade chamada hálux valgo, caracterizada pela presença de uma proeminência óssea na base do dedão do pé. Esta é uma alteração que pode ser muito dolorida, especialmente ao caminhar ou usar calçados fechados, podendo ser acompanhada por inflamações localizadas e formação de calosidades.

A realização da cirurgia de joanete é indicada para oferecer qualidade de vida e conforto às pessoas que sofrem com esta patologia, permitindo o reposicionamento do osso do pé para minimizar a protuberância apresentada e corrigir o posicionamento do dedão (hálux). Apesar de muito eficiente e segura, esta intervenção nem sempre é necessária, e a decisão de se submeter ao tratamento cirúrgico deve ser feita pelo paciente em conjunto com um ortopedista especializado.

Entenda o que é joanete

De maneira simplificada, o joanete é causado por um desalinhamento da estrutura óssea do pé, causando um desvio do dedão (hálux) para o interior do pé e o aparecimento de uma proeminência óssea na parte de dentro do pé, na base do dedão. Embora o mais comum seja que esta deformidade ocorra no dedão, existem alguns casos em que o problema afeta o dedo mindinho, circunstância na qual a doença é chamada de bunionette ou joanete de Sastre. Existem diversas causas conhecidas para este problema, tais como fatores traumáticos, biomecânicos, comportamentais, metabólicos e congênitos.

O joanete é uma alteração comumente associada ao uso de sapatos de bico fino ou de salto, que sabidamente podem agravar significativamente o problema. A instabilidade biomecânica é apontada como outra causa importante da deformidade, estando associada a pés planos e consequente flexibilidade excessiva dos ligamentos e das estruturas ósseas.

Outras condições que favorecem o desenvolvimento do joanete são problemas de saúde de ordem osteoarticular, tais como artrite reumatoide (doença inflamatória que afeta as articulações, causando inchaço e dor) ou gota — caracterizada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Estudos demonstram que a genética também tem influência importante no desenvolvimento da deformidade.

Os sintomas do joanete podem variar de acordo com o grau de desvio apresentado no dedo, mas os mais comuns incluem:

  • Inchaço na articulação do dedo afetado;
  • Alteração no formato do pé, com formação de protuberância na lateral;
  • Desvio do dedão (hálux) para dentro do pé;
  • Deformidade dos demais dedos do pé;
  • Dificuldade para usar calçados fechados ou apertados;
  • Dor no dedo e desconforto;
  • Pele seca e vermelhidão na região da proeminência óssea.

Fontes:

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Spec. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.

Saito Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.