Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia percutânea do pé: quais as indicações?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Método cirúrgico minimamente invasivo facilita o período pós-operatório e é capaz de tratar diversas enfermidades dos pés

Diversas doenças que atingem um ou ambos os pés precisam de tratamento cirúrgico. De forma geral, as cirurgias nos pés são conhecidas por terem um período longo e difícil de recuperação, que exige muitos cuidados e períodos prolongados de restrição de apoio do pé no chão.

No entanto, existe um método que tem sido cada vez mais utilizado para algumas condições por proporcionar ótimos resultados e maior facilidade pós-operatória: a cirurgia percutânea do pé.

O que é cirurgia percutânea do pé?

A cirurgia percutânea do pé é uma técnica considerada minimamente invasiva que tem se tornado cada vez mais comum no tratamento de diversas enfermidades e deformidades que atingem os pés. Diversos estudos científicos, desde então, têm provado sua eficácia e benefícios.

Diferentemente das cirurgias abertas tradicionais, a cirurgia percutânea do pé é realizada através de pequenas incisões, de cerca de meio centímetro, por onde passam os instrumentos necessários para que seja realizada a correção óssea. O principal benefício é um pós-operatório em que é permitido o apoio precoce do pé, com baixo risco de complicações e cicatrizes muito pequenas.

Entre em contato agora mesmo com o Dr Guilherme Honda!

Como esse método é realizado?

A principal finalidade da cirurgia percutânea do pé é realizar as correções necessárias para tratar a deformidade do pé sem a necessidade de realizar grandes cortes. Para isso, são realizadas pequenas incisões na região a ser tratada.

Por meio dessas incisões, que não costumam ser maiores do que meio centímetro, são passados instrumentos, chamados de fresas, que são capazes de realizar cortes ósseos, corrigindo-se deformidades estruturais do pé. Na maioria dos casos, o procedimento pode ser realizado com anestesia local ou raquianestesia.

Indicações da cirurgia percutânea do pé

Como mencionado, diversos problemas relacionados a alterações e deformidades podem ser tratados por meio da cirurgia percutânea do pé. As principais indicações da cirurgia percutânea do pé são:

Joanete (hálux valgo)

Hálux valgo, também conhecido como joanete, é uma deformidade na articulação da base do hálux (conhecido como dedão), que faz com que ele se desvie em direção aos outros dedos, além de formar uma proeminência óssea dolorosa na parte interna do pé.  A cirurgia é eficiente no tratamento desse tipo de deformidade.

Nesses casos, através da cirurgia percutânea do pé é possível realizar as correções ósseas necessárias para correção da deformidade. Em geral o paciente pode apoiar os pés no chão no mesmo dia da cirurgia, com uso de uma sandália especial. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta do hospital no mesmo dia.

Entre em contato agora mesmo com o Dr Guilherme Honda!

Dedos em garra

Os dedos em garra são deformidades causadas por diversos fatores, podendo ocorrer por sequela de traumas, causas genéticas, lesões de estruturas estabilizadoras dos dedos, uso de calçados inadequados ou doenças neurológicas. Por meio da cirurgia percutânea do pé, é possível realizar o realinhamento ósseo de modo a ajustar o posicionamento dos dedos.

Metatarsalgia

A cirurgia percutânea do pé é uma das principais opções de tratamento para metatarsalgia, condição caracterizada por dor intensa na região plantar da parte da frente do pé (conhecida também como almofada do pé), onde se encontram as cabeças dos metatarsos. Muitas vezes é possível notar a presença de calosidades nessa região do pé em pessoas com essa condição.

No procedimento, são realizados os cortes ósseos necessários para aliviar a sobrecarga na área, diminuindo os sintomas dolorosos. A cirurgia costuma ser rápida e quando bem indicada é uma forma eficiente de tratar a metatarsalgia.

Deformidades nos dedos

Nas deformidades nos dedos, além dos dedos em garra, outras deformidades, como os dedos em malho e os dedos em martelo também podem ser tratadas por meio da cirurgia percutânea do pé. Assim, é possível obter o reposicionamento correto dos dedos através dos cortes ósseos apropriados.

Vantagens da cirurgia percutânea do pé

Os principais motivos que têm levado à realização cada vez mais frequente das cirurgias percutâneas do pé são suas vantagens em relação às cirurgias abertas tradicionais. São elas:

  • Incisões menores, levando a cicatrizes mínimas ou imperceptíveis;
  • Carga precoce, muitas vezes possibilitando o paciente a pisar com o pé operado no mesmo dia da cirurgia;
  • Baixo risco de complicações como cicatrização inadequada ou sangramentos;
  • Maior preservação das estruturas de partes moles ao redor do osso operado.

É importante salientar que, apesar de o pós-operatório da cirurgia percutânea do pé permitir a carga mais precoce, facilitando o período pós operatório, é fundamental que o paciente respeite as orientações médicas e o período de repouso, permitindo assim uma boa recuperação e minimizando o risco de complicações.

As recomendações podem variar de acordo com o problema tratado pela cirurgia. De modo geral, podem incluir o uso de calçados especiais, repouso relativo, seguimento médico periódico e troca de curativos.

Entre em contato com o ortopedista especialista em pé e tornozelo Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta.

Entre em contato agora mesmo com o Dr Guilherme Honda!

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Schipper ON et al. Percutaneous Techniques in Orthopedic Foot and Ankle Surgery. Orthop Clin North Am. 2020

Perera A. Advances in Minimally Invasive Surgery of the Foot and Ankle-Percutaneous, Arthroscopic, and Endoscopic Operative Techniques. Foot Ankle Clin. 2016

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.