Deformidade na estrutura dos ossos do pé pode causar inflamação, dor e desconforto
O hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é uma deformidade do pé caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos, acompanhado pela formação de uma saliência óssea na parte interna do pé, próxima à base do dedo. Essa alteração estrutural pode gerar atrito com o calçado, levando a sintomas como inflamação local, dor e desconforto progressivo.
O joanete pode dificultar atividades cotidianas e até mesmo tornar desconfortável o uso de calçados fechados. Além do impacto funcional, a deformidade costuma gerar incômodo estético para muitos pacientes.
Trata-se de uma condição mais frequente em mulheres, especialmente a partir dos 40 anos. Diversas causas podem levar ao aparecimento do joanete, sendo, portanto, importante buscar um médico ortopedista especialista em pé e tornozelo para que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento adequados.
Causas comuns do joanete
Há diversas causas possíveis para o surgimento de joanete. As origens podem ser tanto externas, como traumas nos pés ou uso de calçados inadequados, como intrínsecas à pessoa, como fatores genéticos ou a hiperfrouxidão ligamentar.
Dentre as principais causas do joanete, podemos citar:
- Predisposição genética;
- Uso de calçados inadequados, especialmente sapatos muito apertados, de bico fino e saltos altos, que forçam o desalinhamento da estrutura óssea do pé;
- Doenças congênitas nos pés;
- Doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, artrite psoriática e gota;
- Distúrbios neuromusculares, como AVC e paralisia cerebral;
- Frouxidão excessiva dos ligamentos;
- Lesões ligamentares do hálux (pós-traumático).
Quais são os sintomas do joanete?
A principal característica do joanete é a deformidade visível no alinhamento do dedão, acompanhada por uma proeminência óssea na parte interna do pé. Embora alguns casos sejam assintomáticos, a progressão da deformidade e o atrito com calçados podem levar ao aparecimento de sintomas com diferentes graus de intensidade, como:
- Dor localizada na proeminência óssea;
- Dor e desconforto ao utilizar calçados, especialmente fechados ou apertados;
- Desconforto ao andar;
- Hipersensibilidade sobre a proeminência óssea;
- Inchaço, calos e vermelhidão;
- Dor na “almofada” do pé;
- Deformidade dos dedos laterais;
- Desvio do hálux em direção aos dedos laterais, causando atrito e dor.
Alivie os sintomas da joanete agora mesmo com um especialista!
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico do joanete é clínico e realizado pelo ortopedista com base na análise dos sintomas e na avaliação da estrutura óssea, do grau de deformidade, da mobilidade articular e do possível comprometimento de outras estruturas do pé.
Exames de imagem, como radiografias com carga, são importantes para determinar a gravidade da patologia ou auxiliar no diagnóstico diferencial de doenças com manifestações semelhantes, como o hálux rígido. Exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ser necessários em alguns casos para descartar lesões associadas e avaliar a qualidade da cartilagem articular.
Tratamentos para joanete
Após confirmado o diagnóstico, o tratamento para joanete dependerá de uma série de fatores. É importante conhecer a causa do joanete, a gravidade do desvio e levar em consideração as características anatômicas do paciente. Dessa forma, o médico especialista pode optar pelo tratamento mais adequado ao perfil do paciente.
Tratamento conservador do joanete
O tratamento conservador do hálux valgo visa diminuir a progressão da deformação e o desconforto do paciente, ao propiciar alívio dos sintomas com a diminuição da inflamação no local.
O principal tratamento conservador é o uso de calçados adequados. Estes devem possuir a parte da frente mais larga ou aberta, não ter saltos e preferencialmente apresentar solado firme.
Almofadas, órteses, palmilhas e espaçadores não têm o poder de reverter a deformidade, ainda que erroneamente divulgados como tratamentos curativos. A realidade é que não existe tratamento conservador capaz de corrigir a deformidade do hálux valgo.
Encontra-se com essa condição? Trate a joanete com um especialista!
Tratamento cirúrgico do joanete
A cirurgia de joanete é a única forma eficaz de corrigir definitivamente a deformidade do hálux valgo.
Na maioria dos casos, o tratamento pode ser realizado por meio da cirurgia percutânea do joanete, técnica minimamente invasiva que utiliza pequenos orifícios na pele para introdução de instrumentos delicados, permitindo a realização dos cortes ósseos necessários à correção do joanete.
O pós-operatório costuma ser bem tolerado, com pouca dor, e o paciente pode receber alta no mesmo dia, na maioria dos casos, já podendo apoiar o pé operado no chão com o auxílio de uma sandália ortopédica específica.
Complicações do joanete
Como em qualquer cirurgia, há riscos envolvidos. Complicações decorrentes da cirurgia podem ocorrer, embora as taxas sejam baixas. As principais complicações incluem dor ou deformidade residual, recidiva da deformidade e necessidade de nova abordagem para retirada do parafuso. Porém, como já dito, essas complicações são incomuns.
Como prevenir o aparecimento do joanete?
É possível reduzir o risco de desenvolvimento do joanete ao evitar fatores que favorecem a deformidade, especialmente o uso de calçados inadequados. Para isso, recomenda-se:
- Usar calçados que se ajustem corretamente aos pés;
- Evitar o uso de calçados muito apertados, de salto alto ou bico fino por longos períodos.
Qual o profissional indicado para o tratamento do joanete?
O ortopedista especialista em joanete, com experiência no diagnóstico e no tratamento da condição, é o profissional mais indicado para conduzir o caso. Embora o diagnóstico possa parecer evidente, é fundamental diferenciar o hálux valgo de outras condições que afetam a mesma região, como o hálux rígido, que exige abordagens terapêuticas distintas.
Além disso, a indicação do tratamento cirúrgico requer cautela e precisão, já que a escolha incorreta do procedimento ou técnica inadequada pode levar à recidiva da deformidade, à correção inadequada ou a outras complicações.
Conheça o Dr. Guilherme Honda: especialista em joanete
Formado e especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Dr. Guilherme Honda é um ortopedista que aprofundou seu conhecimento nas condições médicas que afetam especificamente a região dos pés e tornozelos. Com ampla experiência no tratamento do joanete, o Dr. Guilherme Honda já publicou diversos artigos científicos sobre o assunto nas mais renomadas revistas internacionais.
Para saber mais a respeito do trabalho deste profissional, entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.
Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.
Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.