A artroscopia no tornozelo é uma cirurgia minimamente invasiva que pode ser utilizada para diagnosticar ou tratar uma lesão na articulação
A artroscopia no tornozelo é um procedimento de caráter diagnóstico e terapêutico que permite a visualização direta da articulação e de suas estruturas, permitindo maior clareza para identificar alterações e realizar correções. Para isso, são feitas 2 mini incisões na região, por onde são inseridos uma microcâmera e demais instrumentos necessários para o tratamento.
Minimamente invasiva, a artroscopia no tornozelo é uma abordagem que pode ser indicada para o tratamento e avaliação de diversas condições que acometem esta região do corpo — tais como lesões traumáticas ou inflamações dos tecidos. O nome desta abordagem faz referência ao dispositivo usado no procedimento: o artroscópio, uma haste metálica com câmera na ponta, possibilitando a observação das estruturas internas do tornozelo.
Entenda o que é uma artroscopia
Conforme foi citado, a artroscopia é uma intervenção pouco invasiva que tem o objetivo de permitir a visualização das estruturas internas de uma determinada articulação. Isso é feito sem a necessidade de uma grande incisão na região, sendo um procedimento menos agressivo para o organismo e trazendo inúmeros benefícios quando comparado a uma intervenção aberta, já que elimina a necessidade de um corte extenso na pele.
Por muito tempo, a artroscopia tem sido amplamente utilizada para tratamento e diagnóstico de lesões de joelho, e seu uso no tornozelo é considerado relativamente recente. Em ambos os casos o procedimento é feito sempre com auxílio de um aparelho chamado artroscópio, que conta com uma câmera capaz de captar imagens do interior da articulação e transmitir para um monitor de vídeo — permitindo que o especialista veja as estruturas em alta definição.
Quais são as vantagens deste tipo de procedimento?
Por ser realizada a partir de pequenas incisões, a artroscopia faz com que o paciente sinta menos dor no período pós-operatório, além de ficar menos suscetível a complicações relacionadas à cicatrização — tais como infecção dos pontos. Como consequência, o indivíduo que passou pelo procedimento consegue retornar mais rapidamente às suas atividades rotineiras.
Quero realizar minha cirurgia!
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Clinical outcomes of isolated acute instability of the syndesmosis treated with arthroscopy and percutaneous suture-button fixation. Arch Orthop Trauma Surg. 2021. doi: 10.1007/s00402-021-03813-3.
Shimozono Y, Seow D, Kennedy JG, Stone JW. Ankle Arthroscopic Surgery. Sports Med Arthrosc Rev. 2018. doi: 10.1097/JSA.0000000000000222.