Fale conosco pelo WhatsApp

Médico ortopedista especialista em joanete

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O joanete é uma deformidade que pode ser causar muita dor e comprometer a qualidade de vida do paciente, demandando acompanhamento especializado

O joanete é um desvio dos dedos do pé causado pelo desalinhamento dos ossos e das articulações, fazendo com que o indivíduo sinta muitas dores ao caminhar e tenha sua qualidade de vida seriamente prejudicada. A avaliação de um médico ortopedista especialista em joanete é fundamental para sejam identificadas as maneiras mais adequadas de tratar a alteração e aliviar os desconfortos sentidos pelo paciente.

A intervenção cirúrgica pode ser uma das metodologias terapêuticas indicadas pelo médico ortopedista especialista em joanete, sendo recomendada nos casos em que os medicamentos já não são mais capazes de aliviar os desconfortos do paciente ou quando há alguma complicação de saúde associada à deformidade. O acompanhamento de um profissional é essencial para a correta condução do caso.

Saiba mais sobre o joanete

A deformidade do joanete pode ser causada por múltiplos fatores que contribuem para a piora do problema. Entre eles, estão os fatores congênitos e genéticos, o uso de calçados inadequados e a instabilidade biomecânica dos pés, além de fatores traumáticos e metabólicos.

Algumas das principais causas conhecidas do joanete são:

  • Flexibilidade excessiva dos ligamentos;
  • Alterações da estrutura óssea;
  • Pés planos;
  • Doenças osteoarticulares, como artrite reumatoide ou gota;
  • Influência genética;
  • Calçados inadequados.

O problema ocorre com maior frequência no dedão, que se desvia para o interior do pé, mas há casos em que o dedo mindinho também é afetado (nesse caso, a deformidade é chamada de bunionete ou joanete de Sastre). Os sintomas variam conforme o grau da deformidade e incluem, principalmente, dor, alteração no formato do pé e dificuldade para usar calçados fechados.

Quando procurar um médico ortopedista especialista em joanete?

A recomendação geral é sempre procurar um médico especializado ao primeiro sinal de dor ou alteração no formato dos pés, cabendo ao profissional a tarefa de avaliar os sintomas e fazer o diagnóstico adequado. Quando executado precoce e corretamente, o tratamento ajuda no controle da evolução da deformidade, muitas vezes até prevenindo a necessidade de uma cirurgia de joanete.

O tratamento da alteração deve ser sempre individualizado, sendo definido em conjunto pelo médico ortopedista especialista em joanete e pelo paciente de acordo com a gravidade do desvio apresentado, o nível de desconforto e as necessidades do paciente. A metodologia terapêutica será escolhida com base naquilo que é capaz de trazer mais conforto e qualidade de vida ao indivíduo.

Dr. Guilherme Honda: ortopedista de pé e tornozelo

Formado e especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Dr. Guilherme Honda é um ortopedista que aprofundou seu conhecimento nas condições médicas que afetam especificamente a região dos pés e tornozelos. O profissional, portanto, dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento de alterações que acometem esta área do corpo tão requisitada por todas as atividades do cotidiano.

O médico ortopedista especialista em joanete se responsabiliza por avaliar os sintomas e as alterações relatados pelo paciente, solicitar exames mais precisos, diagnosticar o problema e identificar o tratamento mais adequado para o quadro. O Dr. Guilherme já publicou diversos artigos científicos nas mais importantes revistas internacionais a respeito do tratamento dos joanetes. Para saber mais a respeito do trabalho deste profissional, entre em contato e agende uma consulta!

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021

Honda Saito, Guilherme et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021

Honda Saito, Guilherme et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot Ankle Surgery

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.