Diversos fatores são importantes na decisão da realização da artroplastia total do tornozelo, sendo a idade um dos principais
A artroplastia total do tornozelo é um procedimento cirúrgico indicado para tratar casos graves de artrose. Essa doença degenerativa ocorre devido ao desgaste da cartilagem articular, que causa atrito ósseo e muita dor ao paciente. Como consequência, as pessoas podem ter limitação para caminhar e executar atividades diárias, chegando até a perder a mobilidade da articulação com o tempo.
A viabilidade do procedimento depende da avaliação de uma série de fatores. Por isso neste artigo iremos abordar se a idade influencia na realização da prótese de tornozelo. Acompanhe!
Realize com o Dr. Guilherme Honda a Artroplastia Total do Tornozelo!
Entenda o que é e para que serve a prótese de tornozelo
A artroplastia total do tornozelo é uma cirurgia que consiste na substituição da articulação lesada do tornozelo por uma prótese, constituída por componentes metálicos que se articulam entre si. Desse modo, a prótese do tornozelo é capaz de aliviar a dor ao eliminar o atrito ósseo, mantendo a mobilidade do tornozelo.
A colocação da prótese no tornozelo é uma alternativa eficaz para tratar casos de artrose, evitando-se assim a artrodese, a chamada fusão óssea, na qual o paciente acaba perdendo a mobilidade articular.
Quando ela é indicada?
Basicamente, a artroplastia total do tornozelo é indicada para casos graves de artrose, que causam dor, desconforto e limitação de movimentos, prejudicando seriamente a qualidade de vida dos pacientes.
A idade influencia na realização da prótese de tornozelo?
Sim, a idade influencia na realização da prótese de tornozelo por alguns motivos. O primeiro deles é que pacientes mais jovens, por serem mais ativos, tendem a sobrecarregar excessivamente a prótese, o que pode diminuir sua durabilidade.
Os materiais da prótese podem sofrer desgaste e exigir sua substituição ao longo do tempo. Os estudos científicos demonstram que a durabilidade da prótese de tornozelo é de aproximadamente 80% em 10 anos. Ou seja, após 10 anos da colocação da primeira prótese, cerca de 80% dos pacientes ainda estarão com a mesma prótese funcionante.
Como existe uma limitação do número de vezes em que a prótese pode ser trocada, a idade influencia na realização da prótese de tornozelo. Pacientes muito jovens teriam que realizar várias revisões, o que não é possível. Em casos em que a troca da prótese não é mais possível, é necessária a conversão do procedimento para uma artrodese. No entanto, trata-se de uma artrodese mais complexa do que aquela realizada primariamente.
Para entender melhor por que a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, toda vez que se realiza uma artroplastia total é necessário retirar um pouco de osso para a colocação dos componentes metálicos. Esse estoque ósseo pode se esgotar, limitando a possibilidade de trocas da prótese para aproximadamente 2 vezes, podendo variar a depender do caso.
Por esse motivo, em pacientes mais novos, especialmente abaixo dos 40 anos, deve-se ponderar se a prótese é de fato o procedimento mais indicado para o paciente em questão. Deve-se ressaltar que a idade em si não é uma contraindicação absoluta para a realização da prótese, porém é um fator importante a ser considerado juntamente com outros critérios a serem avaliados na decisão do melhor procedimento.
Saiba se a prótese de tornozelo é indicada para seu caso!
Qual a idade mínima recomendada?
Apesar de se saber que a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, não existe uma idade mínima estabelecida. Cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando não apenas a idade, mas também outros fatores que influenciam a realização da artroplastia:
- Nível de atividade do paciente;
- Grau de mobilidade articular;
- Expectativas do paciente;
- Presença de infecções prévias;
- Causa da artrose;
- Características anatômicas;
- Deformidades ósseas;
- Peso;
- Qualidade óssea, entre outros.
Importância da avaliação pré-operatória
Na avaliação pré-operatória realizada pelo ortopedista especializado em pé e tornozelo, são analisados individualmente todos os fatores que influenciam a viabilidade do procedimento. Esses fatores são avaliados na história clínica, no exame físico e através de exames de imagem. O conjunto de todos esses fatores será levado em consideração na hora da decisão conjunta entre médico e paciente.
Recuperação pós-cirurgia
No primeiro mês, o paciente não deve apoiar o pé operado no chão. Após esse período, a carga é gradualmente aumentada com o auxílio de muletas e uma bota imobilizadora. Cerca de um mês e meio após a cirurgia, é permitido o apoio total sem muletas, mas ainda com o uso da bota imobilizadora. Após 2 meses da cirurgia, a bota imobilizadora já não é mais necessária e o paciente é liberado para utilizar tênis de solado firme.
A recuperação envolve também a realização de fisioterapia a partir da terceira semana, prática importante para manter a mobilidade do tornozelo e recuperar a força muscular. Para se atingir o máximo de função, com recuperação total da força muscular e mobilidade, são necessários ao menos 6 meses de reabilitação.
Para saber mais sobre como a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, entre em contato e agende uma consulta com o ortopedista Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
- Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot and Ankle International 2018.
- Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot and Ankle Surgery 2018.
- Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.
- Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.
- Honda Saito, Guilherme et al. Cadaveric Gait Simulation of the Effect of Subtalar Arthrodesis on Total Ankle Replacement Kinematics. Foot Ankle International 2022.
- Honda Saito, Guilherme. Sagittal Tibiotalar Alignment May Not Affect Functional Outcomes in Fixed-Bearing Total Ankle Replacement: A Retrospective Cohort Study. HSS J. 2020.
- Honda Saito, Guilherme. Knee Kinetics and Kinematics in Patients With Ankle Arthroplasty and Ankle Arthrodesis. HSS J. 2022.