A artroplastia total no tornozelo visa aliviar a dor e restaurar a função em pacientes com artrose grave. Saiba quando a artroplastia total no tornozelo é indicada.
A artroplastia total no tornozelo é um procedimento cirúrgico desenvolvido para restaurar a função e aliviar a dor em pacientes que sofrem de doenças degenerativas ou traumas graves nessa articulação. Durante a cirurgia, é feita a substituição das superfícies desgastadas da articulação do tornozelo por componentes metálicos.
Essa intervenção permite que o paciente obtenha alívio das dores, mantendo a mobilidade do tornozelo. Ao longo do artigo discorreremos sobre quando a artroplastia total no tornozelo é indicada, como ela é feita, cuidados e mais. Confira na sequência.
Quando a artroplastia total do tornozelo é indicada
A indicação para a artroplastia total no tornozelo ocorre em casos de artrose grave do tornozelo, cujas dores não podem ser bem controladas a partir do tratamento conservador. Pacientes com essa patologia sentem muita dor e limitação dos movimentos.
Ao considerar a realização da artroplastia total no tornozelo é necessário ter ciência de que a prótese apresenta uma durabilidade. Dessa forma, eventualmente podem ser necessárias revisões para troca de componentes da prótese ou realização de outros procedimentos. A sobrevida média da prótese de tornozelo gira em torno de 80-85% após 9 anos.
Por este motivo, a indicação para a artroplastia total no tornozelo é evitada em pacientes muito jovens. Pacientes mais velhos terão menor chance de necessidade de múltiplas revisões da prótese, além de sobrecarregarem menos os componentes da prótese devido ao menor nível de demanda física.
Existem também situações específicas em que a realização da artroplastia total do tornozelo deve ser evitada, como pacientes com diabetes descontrolada, doenças vasculares graves, quadros prévios de osteomielite do tornozelo (infecção óssea), necrose óssea grave, doenças neuromusculares, entre outros.
Como a artroplastia total no tornozelo é feita
Quando a artroplastia total no tornozelo é indicada o paciente pode esperar passar por uma cirurgia complexa, que normalmente envolve:
- Anestesia: na maior parte dos casos, é realizada a raquianestesia. Em alguns casos específicos, pode ser necessária anestesia geral;
- Assepsia: limpeza e esterilização do membro a ser operado;
- Incisão: o cirurgião faz uma incisão na parte da frente do tornozelo, expondo a articulação afetada;
- Remoção do tecido danificado: o cirurgião remove qualquer tecido danificado, como fragmentos ósseos soltos ou tecidos inflamados;
- Preparação dos ossos: as superfícies dos ossos no tornozelo são preparadas para receber os implantes. Para isso é necessária a realização do ajuste do alinhamento da prótese e a direção dos cortes ósseos para acomodar os componentes metálicos, além da escolha do tamanho ideal do implante;
- Implante e ajustes dos componentes metálicos: o cirurgião insere os implantes na articulação e realiza ajustes finais para garantir que os implantes se encaixem corretamente e proporcionem uma boa função articular;
- Fechamento da incisão e curativo: a incisão é fechada com suturas por camadas, e um curativo reforçado é aplicado;
- Bloqueio anestésico: na maioria dos casos, após a cirurgia é realizado um bloqueio anestésico do membro operado. Com isso, o paciente tem alívio significativo nas dores no período pós-operatório inicial.
Cuidados após o procedimento
Quando ocorre a indicação para a artroplastia total no tornozelo, o profissional já deve informar alguns dos principais cuidados após a intervenção. Vale ressaltar que é fundamental que o paciente siga as orientações.
Dentre as recomendações, é necessário repouso relativo por parte do paciente, não apoiar o pé operado no chão pelo período de 1 mês, e uso de bota imobilizadora por 2 meses.
A fisioterapia desempenha um papel crucial na recuperação da artroplastia total no tornozelo. Ela consiste em exercícios para ganho de mobilidade, força muscular e equilíbrio.
Lembre-se de que o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa, e a aderência rigorosa às orientações médicas é fundamental para alcançar os melhores resultados.
Qual profissional procurar?
Nos casos quando a artroplastia total no tornozelo é indicada, é fundamental procurar um ortopedista especialista em tornozelo, com experiência na realização desse complexo procedimento. Este especialista tem o treinamento e a experiência necessários para avaliar sua condição, discutir as opções de tratamento disponíveis e realizar o procedimento se indicado.
O Dr. Guilherme Honda é referência em artroplastias totais do tornozelo, tendo já ministrado dezenas de aulas e cursos para ortopedistas de todo Brasil. O especialista também já publicou diversos artigos científicos sobre o tema nas mais importantes revistas científicas internacionais, sendo atualmente o ortopedista brasileiro com maior número de publicações internacionais sobre o tema.
Entre em contato e agende uma consulta para avaliar se seu caso possui indicação para realização da artroplastia total do tornozelo.
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot Ankle International 2018. doi:10.1177/1071100718764107.
Saito, Guilherme Honda et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot Ankle Surgery. 2018. doi:10.1097/BTF.0000000000000198.
Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.
Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.