Conheça os benefícios que o procedimento de substituição articular fornece a pacientes que sofrem com artrose no tornozelo
A artroplastia total do tornozelo, também chamada de prótese de tornozelo, é um procedimento cirúrgico utilizado por cirurgiões ortopédicos especializados em pés e tornozelos para tratamento de artroses graves. O objetivo é aliviar as dores do paciente e manter a mobilidade da área afetada.
A técnica permite a substituição da articulação com dano na cartilagem articular do tornozelo por uma prótese formada por componentes metálicos que se articulam entre si.
Saiba se esse procedimento é indicado para seu caso!
Indicações para artroplastia do tornozelo
A artroplastia do tornozelo é, basicamente, indicada para quadros graves de artrose, que causam dor, desconforto e limitação de movimentos. Nesses pacientes, observa-se desgaste severo da cartilagem articular do tornozelo.
Alguns sintomas característicos da artrose do tornozelo, que fazem esses pacientes se beneficiarem das vantagens da artroplastia do tornozelo, são:
- Dor aguda no centro do tornozelo que piora com a carga do corpo;
- Inchaço constante ou após esforços físicos;
- Diminuição de mobilidade, ou seja, redução do movimento do tornozelo;
- Deformidades oriundas de erosão articular — neste caso, a pessoa pisa de maneira desalinhada.
Como a artroplastia total do tornozelo é realizada?
Como mencionado anteriormente, componentes metálicos são implantados na articulação do tornozelo.
Na cirurgia, é realizada a ressecção óssea da cartilagem juntamente à parte óssea que está comprometida, tanto da tíbia quanto do tálus (ossos que compõem a articulação do tornozelo).
No lugar desses ossos, os componentes metálicos são introduzidos, sendo um na tíbia e outro no tálus. Há também um componente de polietileno que é inserido para intermediar a articulação entre esses componentes.
Realize a prótese de tornozelo com um especialista!
Vantagens da artroplastia do tornozelo
Comparada à artrodese do tornozelo, outra intervenção cirúrgica para o mesmo problema, há uma grande vantagem da artroplastia do tornozelo: apesar de eficiente, o procedimento da artrodese tira completamente a mobilidade da articulação do tornozelo do paciente, diferentemente de quando é usada a prótese do tornozelo.
As vantagens da artroplastia do tornozelo contribuem diretamente para o bem-estar dos pacientes, que têm sua qualidade de vida afetada durante o período de convívio com a artrose. Algumas dessas vantagens são:
Alívio da dor
Há alívio substancial das dores e desconfortos oriundos da artrose do tornozelo.
Preservação da mobilidade
A cirurgia é capaz de manter a mobilidade do tornozelo do paciente.
Preservação das articulações
A prótese preserva a saúde das articulações adjacentes, diminuindo os riscos de desenvolvimento de outros tipos de artroses nas demais articulações do pé.
Melhor qualidade de vida
A pessoa que opta por desfrutar das vantagens da artroplastia do tornozelo tem de volta a sua qualidade de vida, podendo caminhar inclusive em terrenos de aclive ou escadas, locais que exigem mais mobilidade do tornozelo.
Longa durabilidade
No passado, o maior problema da artroplastia era sua durabilidade, já que a sobrevida das próteses não era muito grande. Atualmente, com próteses mais modernas, há uma ótima durabilidade — cerca de 85% das próteses duram mais do que 9 anos.
Como é a recuperação após a cirurgia?
Como em todo processo pós-cirúrgico, existem cuidados a serem seguidos à risca para que as vantagens da artroplastia do tornozelo sejam usufruídas, como:
- Não apoiar o tornozelo operado no chão por 4 semanas;
- Evitar carregar peso;
- Utilizar bota imobilizadora por 2 meses, para permitir a integração dos implantes com o osso;
- Realizar fisioterapia para ganho de força, treino de marcha e manutenção da mobilidade.
Para saber mais sobre as vantagens da artroplastia do tornozelo, entre em contato e agende uma consulta com o ortopedista Dr. Guilherme Honda.
O Dr. Guilherme Honda realizou um fellowship de 1 ano no Hospital for Special Surgery (Nova York), o mais renomado hospital ortopédico dos Estados Unidos. Durante esse ano de treinamento, ele se aprofundou no tema, participando de 130 procedimentos cirúrgicos de artroplastia total do tornozelo e desenvolvendo diversas pesquisas científicas sobre o tema. Atualmente, é o ortopedista brasileiro com o maior número de publicações científicas a respeito das próteses de tornozelo, tendo inclusive recebido o prêmio de melhor trabalho científico internacional no Congresso Americano de Ortopedia do Pé e Tornozelo realizado em Boston, em 2018, por seu trabalho avaliando a mecânica das artroplastias do tornozelo. Por esses motivos, o ortopedista Dr. Guilherme Honda é atualmente considerado referência absoluta no assunto, estando sempre presente em congressos e cursos, ministrando aulas e cursos sobre o tema para outros ortopedistas.
Fonte:
Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot and Ankle International 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot and Ankle Surgery 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.
Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Cadaveric Gait Simulation of the Effect of Subtalar Arthrodesis on Total Ankle Replacement Kinematics. Foot Ankle International 2022.
Honda Saito, Guilherme. Sagittal Tibiotalar Alignment May Not Affect Functional Outcomes in Fixed-Bearing Total Ankle Replacement: A Retrospective Cohort Study. HSS J. 2020.
Honda Saito, Guilherme. Knee Kinetics and Kinematics in Patients With Ankle Arthroplasty and Ankle Arthrodesis. HSS J. 2022.