Degeneração da articulação do dedão do pé pode exigir cirurgia de fusão óssea para restaurar a qualidade de vida do paciente
O hálux rígido é uma patologia que acomete a maior articulação do dedão do pé, a articulação metatarsofalângica do hálux. Inicialmente, a degeneração da cartilagem pode causar dor na região durante movimentos com o pé e atividades mais intensas, mas o desconforto pode piorar à medida que a condição progride. Como consequência, a pessoa pode apresentar rigidez articular com dificuldades para movimentar o dedo devido ao aparecimento de osteófitos ao redor da articulação.
Em casos mais graves, a cirurgia de artrodese pode ser indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente com hálux rígido. Nesse sentido, surge uma dúvida muito comum sobre a recuperação do procedimento: é possível realizar atividade física após artrodese do hálux? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Quais as causas do hálux rígido?
O hálux rígido pode ser causado por diferentes fatores, que não estão necessariamente ligados ao processo de envelhecimento. As principais causas que levam à degeneração da cartilagem articular do hálux são:
- Fatores genéticos;
- Traumas de impacto;
- Microtraumas de repetição;
- Uso de calçados inadequados, como os de salto alto ou muito apertados;
- Alterações anatômicas da estrutura óssea do pé;
- Sem causa definida.
Quando a artrodese do hálux rígido é indicada?
O tratamento cirúrgico do hálux rígido pode ser indicado quando as terapias conservadoras não são eficazes para aliviar a dor. A artrodese, em especial, é uma cirurgia indicada e muito bem estabelecida para casos mais graves, em que há rigidez articular associada à artrose grave na articulação.
A cirurgia consiste na fusão óssea da articulação metatarsofalangeana do hálux por meio de placa e parafusos para impedir o atrito ósseo. Com isso, a articulação se torna rígida, fazendo com que o paciente perca a mobilidade dessa articulação. Por outro lado, há alívio significativo da dor.
Apesar disso, é possível retomar a prática de atividade física após a artrodese do hálux com os devidos cuidados.
Quanto tempo de repouso após uma artrodese do hálux?
O retorno à atividade física após a artrodese do hálux deve ser gradual e respeitar o período de recuperação. O paciente deve utilizar uma sandália ortopédica por até 6 semanas, sendo permitida a progressão de carga gradual com o acessório após a 2ª semana de pós-operatório. A função do paciente vai sendo retomada gradualmente ao longo do período de reabilitação, mas o tempo total de recuperação leva de 3 a 6 meses, a depender do caso.
É possível realizar atividade física após artrodese do hálux?
Como dito anteriormente, é possível voltar a praticar atividade física após artrodese do hálux, desde que o paciente siga todas as orientações e faça o acompanhamento médico regular pós-operatório.
O retorno é gradual e começa com as atividades físicas de baixo impacto, como musculação, caminhadas, hidroginástica, ciclismo e natação. Já as atividades físicas após artrodese do hálux mais intensas são liberadas após a consolidação da artrodese, que pode acontecer cerca de 3 a 6 meses após a cirurgia.
Atividades não liberadas após a artrodese do hálux
Quando a cirurgia é bem executada e a recuperação evolui conforme o esperado, a maioria das pessoas consegue praticar atividade física após artrodese do hálux, até mesmo esportes como corrida, tênis, caminhadas e treinos funcionais.
No geral, pacientes com artrodese do hálux não apresentam restrições absolutas para a prática esportiva e podem participar de diversas modalidades. No entanto, a perda de mobilidade do hálux pode comprometer certos movimentos, impactando o desempenho em algumas atividades. Por exemplo, em esportes como vôlei, a impulsão nos saltos pode ser prejudicada devido à limitação da dorsiflexão do hálux. Na yoga, algumas posturas que exigem flexibilidade e apoio sobre o hálux podem se tornar mais desafiadoras. Para mulheres, uma consideração relevante é o uso de saltos altos, que se torna inviável devido à restrição de mobilidade na articulação do hálux.
Importância de seguir as recomendações médicas
Para um retorno seguro às atividades físicas após artrodese do hálux é imprescindível seguir todas as recomendações passadas pelo ortopedista, entre elas:
- Evitar esforço excessivo nos primeiros meses;
- Retornar gradualmente às atividades para não sobrecarregar o pé operado;
- Utilizar calçados de suporte adequado.
Para entender mais sobre o processo de retorno às atividades físicas após artrodese do hálux, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fonte:
Dr. Guilherme Honda