Fale conosco pelo WhatsApp

Pós-operatório da Cirurgia de Joanete

Embora as técnicas atuais de cirurgia de joanete possibilitem uma recuperação pós-operatória rápida e tranquila, alguns cuidados são essenciais para garantir o sucesso do tratamento e reduzir a chance de que ocorram complicações. Os principais riscos associados a este procedimento são a possibilidade de infecção no local operado ou sangramento, apesar de muito baixos.

A maioria dos pacientes já consegue colocar o pé no chão pouco tempo após a cirurgia, mas com uso de calçados específicos de solado rígido. É preciso ter cuidado para evitar colocar muito peso sobre o pé nos primeiros dias, sendo recomendado manter a região elevada. A retomada da caminhada e dos exercícios deve ser gradual, sempre respeitando a orientação médica.

Geralmente utilizam-se bloqueios anestésicos pós-operatórios, o que faz com que a maioria dos pacientes apresentem um grau muito baixo de dor pós-operatória (ao contrário do que ocorria certas vezes no passado). Além disso, o ortopedista prescreve medicamentos analgésicos para reduzir os possíveis desconfortos pós-operatórios.

Sessões de fisioterapia também podem ser recomendadas em alguns casos para ajudar no processo de reabilitação. Após o período inicial de recuperação, é recomendado que o paciente utilize calçados de bico largo ou abertos, até cicatrização completa da cirurgia.

Escolhendo-se o procedimento cirúrgico mais adequado para cada tipo de joanete, realizando-se a cirurgia de forma tecnicamente adequada, e respeitando-se as recomendações médicas, o risco de nova ocorrência da joanete é extremamente baixo.

Para saber mais a respeito da cirurgia de joanete, tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento e descobrir se ele é indicado para você, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.

Fontes:

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Spec. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.

Saito Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.