Existem atualmente diversas técnicas cirúrgicas que permitem a correção do desvio e alívio da dor associada ao joanete. Em todas as metodologias, o objetivo do tratamento é proporcionar o realinhamento ósseo e dos tecidos, mas a maneira mais adequada de fazer isso varia de acordo com as características da deformação e do paciente, devendo ser sempre uma intervenção individualizada e personalizada.
Com base nos exames de imagem solicitados no período pré-operatório, o especialista em cirurgia ortopédica irá identificar o melhor método de cirurgia de joanete a ser aplicado no caso. A grande maioria dos casos de joanete pode ser corrigida a partir da cirurgia percutânea (minimamente invasiva).
Nesse método, realizam-se furos na pele, por onde se inserem pequenas brocas capazes de realizar os cortes necessários para correção completa da deformidade. Esse método possui a vantagem de ser menos invasivo, deixando menos cicatrizes e permitindo uma reabilitação muito mais rápida do paciente.
Durante a cirurgia de correção de joanete, uma combinação de procedimentos pode ser necessária para correção completa da deformidade, sendo os principais:
- Osteotomia: realinhamento ósseo através de cortes, que são fixados com a inserção de um parafuso dentro do osso, de modo a mantê-lo na posição correta;
- Exostectomia: remoção da proeminência óssea da base do dedão através da raspagem do osso;
- Balanceamento de partes moles: realiza-se a liberação ou tensionamento de tendões, cápsulas ou ligamentos, de modo a manter os dedos na posição correta.