Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tipos de lesões no tornozelo?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 15 abril, 2025

6 min. de leitura

Lesões no tornozelo são mais comuns em esportes de alto impacto que exigem mudanças de direção

O tornozelo é a articulação que conecta os ossos da perna com o pé, considerada uma das mais importantes do nosso corpo por permitir uma grande variedade de movimentos. Os ossos, ligamentos, tendões e músculos que compõem essa estrutura proporcionam flexibilidade, mobilidade, estabilidade e ainda suportam o peso do corpo.

A tíbia e a fíbula, ossos da canela, são a base da articulação e se conectam com o tálus, osso do pé localizado na parte inferior do tornozelo. Outra estrutura importante do tornozelo é o tendão de Aquiles, ou tendão calcâneo, maior e mais forte tendão do corpo humano, que conecta os músculos da perna ao pé.

Como o tornozelo suporta grandes cargas mecânicas e uma variedade de movimentos, podem ocorrer diferentes tipos de lesões no tornozelo, com características e gravidades distintas, como veremos a seguir.

Como saber se a lesão no tornozelo é grave?

Embora só uma avaliação clínica, complementada com exames de imagem e feita por um especialista, possa determinar com exatidão a gravidade de uma lesão no tornozelo, alguns critérios podem indicar que a lesão é mais grave.

Casos que apresentam dor intensa, incapacitante e persistente, além de inchaço significativo, hematomas e dificuldade para apoiar o pé no chão são indicativos de que algo mais sério pode ter ocorrido, como uma fratura, ruptura de ligamentos ou lesão tendinosa. Além disso, a instabilidade da articulação, ou seja, a sensação de falta de controle do apoio do próprio tornozelo sobre o chão é outro sinal de que o tipo de lesão no tornozelo é mais grave.

Quero agendar com um ortopedista!

Quais são os tipos de lesões no tornozelo?

Existem diversos tipos de lesões que podem acometer o tornozelo, podendo ser divididas em lesões traumáticas e não traumáticas.

Lesões traumáticas

As lesões traumáticas são aquelas secundárias a algum tipo de trauma, que normalmente acontecem após acidentes, quedas ou traumas diretos durante uma prática esportiva, por exemplo. As mais comuns estão listadas abaixo:

Entorses

Tipo de lesão no tornozelo mais comum, que ocorre quando os ligamentos que sustentam a articulação são estirados ou rompidos devido a movimentos bruscos, com torções e pisadas em falso.

As lesões ligamentares por entorses podem apresentar diferentes graus de gravidade, desde as mais simples que melhoram rapidamente sem grandes intervenções, até lesões mais complexas que podem exigir tratamento cirúrgico e uma recuperação mais demorada.

Fraturas

As fraturas nos ossos do tornozelo (tíbia, fíbula e tálus) ocorrem geralmente após entorses ou traumas diretos. Esse é um tipo de lesão mais grave, que frequentemente necessita de tratamento cirúrgico.

Lesões osteocondrais

Lesões da cartilagem do tornozelo potencialmente graves, que podem ocorrer após entorses e precisam ser avaliadas e tratadas adequadamente.

Lesões no tendão de Aquiles

Impactos súbitos no pé podem originar lesões no tendão de Aquiles, um tipo de lesão comum, que pode acometer desde pacientes jovens e ativos, até idosos. Esse tipo de lesão no tornozelo é grave porque o tendão de Aquiles é considerado o tendão mais forte do corpo humano, essencial para o funcionamento da mecânica da marcha. Por esse motivo, o tratamento cirúrgico pode ser necessário em grande parte dos casos.

Lesões não traumáticas

As lesões não traumáticas são lesões crônicas, que ocorrem devido ao desgaste ou sobrecarga de alguma estrutura do tornozelo. É o caso de:

Tendinites

O tendão é uma estrutura fibrosa que conecta músculos e ossos, além de auxiliar no equilíbrio e na movimentação. Inflamações e rupturas parciais ou totais dos tendões do tornozelo, principalmente no tendão calcâneo, podem comprometer as funções da articulação.

Além do tendão de Aquiles, existem vários outros no pé e tornozelo. Os tendões fibulares, tendão tibial posterior e anterior são alguns dos tendões que podem ter lesões por inflamação após esforço repetitivo ou mesmo rupturas decorrentes de desgaste prévio.

Lesão ligamentar não tratada

Quando não tratada, uma lesão ligamentar pode evoluir para uma instabilidade crônica do tornozelo e deixá-lo frouxo. Esse quadro causa insegurança e dificuldade para caminhar devido à falta de estabilidade no tornozelo. No longo prazo, a instabilidade crônica pode causar o aparecimento de osteófitos na parte da frente do tornozelo (impacto anterior) ou mesmo causar desgaste articular e provocar um quadro de artrose.

Síndrome do impacto anterior

O crescimento desses pequenos ossos pode levar a um quadro chamado de síndrome do impacto anterior, ou seja, o impacto desses ossos com as estruturas localizadas na frente do tornozelo.

Lesões por esforço repetitivo

Pacientes que se submetem a impactos de repetição sem ter um preparo físico adequado ou com aumento súbito na intensidade dos treinos, podem desenvolver diversos tipos de lesões no tornozelo, sendo uma delas a fratura por estresse, na qual ocorrem fraturas ou fissuras ósseas secundárias ao estresse repetitivo sobre o tornozelo.

Quero agendar com um ortopedista!

Como tratar as lesões no tornozelo?

O tratamento dos tipos de lesões no tornozelo depende do tipo e da gravidade da lesão. Lesões mais leves em geral podem ser tratados clinicamente com medidas como repouso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e exercícios de reabilitação.

Em casos mais graves, como fraturas ou rupturas totais de ligamentos e tendões, o tratamento pode exigir imobilização, fisioterapia para recuperar a mobilidade e fortalecer a musculatura ou até mesmo cirurgia, dependendo da extensão da lesão.

É fundamental seguir as orientações de um ortopedista especialista em pé e tornozelo, que poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso após uma avaliação individual do paciente.

Em que casos o tratamento cirúrgico pode ser indicado?

A cirurgia para tratar lesões no tornozelo pode ser indicada a depender do tipo de lesão, e quando as terapias conservadoras não são suficientes para amenizar os sintomas e garantir a recuperação adequada da função e estabilidade da articulação. Algumas das situações mais comuns que podem exigir tratamento cirúrgico são:

  • Fraturas ósseas articulares com deslocamento;
  • Ruptura total de ligamentos da sindesmose;
  • Instabilidade crônica do tornozelo;
  • Rupturas do tendão de Aquiles.

Qual profissional realiza cirurgia no tornozelo?

A cirurgia no tornozelo pode ser realizada pelo ortopedista especialista em pé e tornozelo, profissional com formação específica e experiência no tratamento de lesões e condições que afetam essa importante articulação.

Para saber mais sobre os tipos de lesões no tornozelo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.

Fontes:

Dr. Guilherme Honda

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.