Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para joanete

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 19 maio, 2022

Conheça as principais alternativas para aliviar as dores causadas por esse problema nos pés.

 Existem algumas alternativas de tratamento para joanete: desde conservadoras até cirúrgicas. As opções conservadoras têm como objetivo atenuar os sintomas desse problema, que pode ser muito doloroso. Pacientes que apresentam essa deformidade entendem como ela pode ser incômoda, inclusive esteticamente.

O tratamento para joanete tem como principal objetivo corrigir esse desvio, conhecido na Ortopedia como hálux valgo. O problema se configura como uma deformidade dos ossos do pé, causando desvio do hálux (dedão) para o interior do pé e o aparecimento de uma proeminência óssea da borda interna do pé, que pode ser muito incômoda.

Principais causas

A maior busca por tratamento para joanete se dá em mulheres a partir dos 20 anos, que são as pacientes mais atingidas pela deformidade. Isso acontece por causa do frequente uso de salto alto, principalmente o de bico fino, que é apontado como um dos principais agravadores causadores de joanete.

Outro ponto pertinente em relação à causa de joanete é a genética, já que pacientes com familiares que apresentam histórico dessa doença tendem a apresentá-la também. Pessoas que têm predisposição genética ao problema devem, como um preventivo, evitar o uso de calçados apertados ou uso diário de salto alto.

Também são mais propensas ao desenvolvimento da patologia pessoas que apresentam hiperfrouxidão ligamentar ou algumas doenças inflamatórias, como artrite reumatoide ou gota.

Sintomas de joanete

Antes de buscar um tratamento para joanete, é importante estar atento aos principais sintomas que a deformidade traz. Dentre eles, podemos citar:

  • Dificuldade para utilizar calçados fechados, especialmente de bico fino;
  • Dores ao caminhar;
  • Desvio do dedo afetado sobre os outros;
  • Mudança no formato do pé, com a formação de uma protuberância na parte de dentro do pé;
  • Inchaço e inflamação sobre a protuberância óssea;
  • Em casos mais avançados, deformidade dos dedos menores.

Como é o tratamento para joanete?

O tratamento para joanete tem o objetivo de fazer com que o dedo regresse à sua posição natural, além de aliviar os sintomas de dor e desconforto. Infelizmente, a única maneira de se obter a correção da deformidade já estabelecida é através da cirurgia. O uso de talas ou espaçadores dos dedos não é capaz de corrigir, ou prevenir a deformidade.

A principal medida de tratamento conservador para joanete é evitar o uso de calçados de bico fino, em especial saltos altos. Esse tipo de calçado, além de causar dor devido ao atrito com o joanete, pode levar ao agravamento mais rápido da deformidade quando utilizado com frequência.

As demais medidas conservadoras visam somente o alívio dos sintomas, porém não irão prevenir ou curar a deformidade. A aplicação de pomadas anti-inflamatórias, por exemplo, pode causar alívio das dores.

Alternativas caseiras

Uma alternativa caseira de tratamento para joanete é repousar os pés em uma bacia com água morna. Esta opção pode oferecer certo alívio da dor e do desconforto, especialmente ao final do dia, após passar longos períodos de pé com calçados fechados.

Outro tratamento alternativo é a realização de massagens na região. Esta opção pode favorecer a circulação sanguínea, aliviando a dor e o inchaço. Além disso, manter o pé elevado pode ajudar na diminuição do inchaço, aliviando parcialmente as dores.

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia de Joanete é o único tratamento capaz de corrigir definitivamente a deformidade do pé.  A cirurgia é indicada para pacientes que apresentem incômodos frequentes devido a joanete, causando limitações para suas atividades diárias ou dificuldade para utilizar calçados fechados. O tratamento cirúrgico para joanete evoluiu muito nos últimos anos, sendo que atualmente é muito incomum observarmos o retorno da joanete após a cirurgia. Além disso, a evolução nas técnicas anestésicas permitiram que a maior parte dos pacientes não apresentem dores significativas no pós-operatório.

Em geral, a cirurgia é feita com aplicação de raquianestesia ou anestesia local. Durante o procedimento, através de um ou mais cortes ósseos, o cirurgião reposiciona o dedo para sua posição original, corrigindo o alinhamento do dedo e fazendo também uma raspagem na protuberância óssea do joanete.

Existem dezenas de tipos de procedimentos descritos para correção do hálux valgo (joanete). O procedimento mais apropriado irá depender das características individuais de cada paciente. Por esse motivo, é de extrema importância procurar um profissional especialista em joanete para indicação do tratamento mais adequado. Muitos casos podem ser realizados através da técnica minimamente invasiva (percutânea), onde a correção é feita através de pequenos furinhos na pele. Dessa forma, o paciente não fica com cicatrizes no pé e pode pisar logo após a cirurgia com o uso de um calçado específico. Porém, como dito, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois nem todos os casos podem ser realizados através da técnica percutânea. Nos casos realizados com a técnica tradicional, com a realização de cortes, o paciente deve ficar em média de 1 a 2 semanas sem apoiar o pé no chão, progredindo o apoio no solo gradualmente.

O Dr. Guilherme Honda possui ampla experiência no tratamento do hálux valgo (joanete), tendo publicado artigos científicos sobre o tema nas principais revistas científicas do mundo.

Agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda para saber mais sobre tratamentos para joanete.

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021

Honda Saito, Guilherme et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021

Honda Saito, Guilherme et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot Ankle Surgery

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.