Entenda como a deformidade no hálux pode ser causada por fatores externos ou condições intrínsecas do paciente
Também chamado de hálux valgo, o joanete é uma deformidade óssea que ocorre na articulação da base do dedão (hálux). Ela se caracteriza por uma protuberância lateral e desvio do eixo do dedo em relação aos outros dedos do pé. A condição pode causar sintomas como dor, desconforto e dificuldade para utilizar alguns tipos de calçado.
O joanete pode ocorrer em qualquer indivíduo, mas é mais comum em mulheres, sendo que os diversos fatores causadores da alteração podem estar por trás dessa estatística. Além disso, entender as causas do joanete é fundamental para conhecer a origem do problema e estabelecer, junto ao médico ortopedista, o tratamento mais adequado para a condição.
Trate a joanete agora mesmo com o Dr. Guilherme Honda!
Principais causas do joanete
As causas do joanete podem estar relacionadas a diversos fatores, que podem ser externos, isto é, situações específicas sobre os pés que levam ao desenvolvimento da deformidade; ou intrínsecos do próprio indivíduo, como as alterações genéticas e anatômicas.
Entre os principais fatores externos que podem ser causas do joanete, podemos destacar o uso de calçados das seguintes maneiras:
- Uso de calçados inadequados, ou seja, que não se ajustam corretamente aos pés ou são muito apertados;
- Uso constante de calçados de bico fino;
- Uso intenso de saltos altos.
Já entre as causas do joanete relacionadas a fatores intrínsecos do paciente, podemos mencionar:
- Herança genética;
- Problemas anatômicos congênitos dos pés;
- Artrites, gota e outras doenças inflamatórias;
- Distúrbios neuromusculares;
- Hiperfrouxidão ligamentar;
- Lesões ligamentares.
Não é incomum que uma combinação de causas do joanete ocorra em pacientes diagnosticados com a condição. Um exemplo são pessoas que já têm predisposição genética para o problema e utilizam calçados inadequados constantemente, o que aumenta as chances de desenvolver o hálux valgo.
Como evitar o joanete
Muitas causas do joanete são evitáveis ou tratáveis. Isso quer dizer que existem meios para prevenir o aparecimento da condição. Entre as ações que podem ser tomadas, podemos mencionar:
- Usar calçados adequados, isto é, que se ajustam corretamente aos pés;
- Evitar o uso de calçados de salto alto ou de bico fino por longos períodos;
- Evitar atividades que sobrecarregam os pés, uma vez que podem causar o hálux valgo em si ou doenças que podem ser causas do joanete;
- Fazer acompanhamento médico da saúde dos pés, principalmente se houver algum fator de risco que pode ser causa do joanete.
Trate a joanete agora mesmo com o Dr. Guilherme Honda!
Opções de tratamento para joanete
Independentemente das causas do joanete, o único tratamento capaz de corrigir a deformidade de forma definitiva é a cirurgia. No entanto, dependendo do caso, podem ser realizadas estratégias conservadoras para aliviar os sintomas da condição.
Dor, desconforto ao andar e ao utilizar determinados tipos de calçados, inchaço e vermelhidão são exemplos de sintomas que podem acompanhar a deformidade característica do joanete. Esses sintomas podem ser tratados de forma conservadora por meio do uso de calçados adequados (com solado firme e a parte da frente mais larga), órteses, fisioterapia e/ou medicamentos.
A cirurgia é indicada quando há a necessidade de correção da deformidade. O procedimento mais realizado nesses casos é a cirurgia percutânea, que realiza o realinhamento ósseo, a remoção as proeminências e o ajuste do posicionamento dos dedos.
Esse tipo de cirurgia é minimamente invasivo e proporciona uma recuperação rápida e com menos riscos. Ainda assim, no pós-operatório, é importante que o paciente se atente a cuidados como o uso de sandália especial, sessões de fisioterapia e uso de medicamentos para aliviar possíveis desconfortos. A atenção a esses cuidados é fundamental para evitar complicações e a recidiva do joanete.
Qual profissional procurar para o tratamento?
Independentemente das causas do joanete, a condição precisa ser tratada com a atenção de um médico ortopedista especialista em pé e tornozelo. Esse profissional é preparado para dar atenção detalhada às condições que afetam os pés e indicar o tratamento mais adequado.
O Dr. Guilherme Honda Saito é médico ortopedista em pé e tornozelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo. Em seus anos de atuação, tem aprofundado seus conhecimentos na realização de tratamentos como a cirurgia para correção de joanete e outras condições.
Seu atendimento é focado em entender as principais necessidades do paciente para encaminhá-lo para o tratamento mais adequado ao seu caso. Caso precise de ajuda com os sintomas e as causas do joanete, entre em contato para agendar já uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Trate a joanete agora mesmo com o Dr. Guilherme Honda!
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.
Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.
Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.