Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, a artroscopia de tornozelo geralmente tem um pós-operatório relativamente tranquilo, em que o paciente apresenta uma recuperação mais acelerada. Embora sejam esperados alguns desconfortos, como dor leve e inchaço na região operada, esses incômodos são administráveis por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
O período de repouso necessário varia conforme cada caso, mas o uso de muletas geralmente é necessário para aliviar a carga do corpo sobre o tornozelo operado nas primeiras semanas após a cirurgia. Além disso, o paciente poderá ter que passar por sessões de fisioterapia, que ajudarão na sua recuperação e retorno às atividades habituais. Deve-se aguardar liberação médica para a volta às atividades físicas.
Para saber mais sobre a artroscopia de tornozelo e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Clinical outcomes of isolated acute instability of the syndesmosis treated with arthroscopy and percutaneous suture-button fixation. Arch Orthop Trauma Surg. 2021. doi: 10.1007/s00402-021-03813-3.
Shimozono Y, Seow D, Kennedy JG, Stone JW. Ankle Arthroscopic Surgery. Sports Med Arthrosc Rev. 2018. doi: 10.1097/JSA.0000000000000222.