A artroscopia de tornozelo deve ser sempre realizada por um cirurgião ortopedista, preferencialmente que seja especializado na articulação operada. É responsabilidade desse profissional solicitar todos os exames pré-operatórios para garantir a segurança do paciente durante o procedimento, identificando também a melhor metodologia para sua execução e discutindo com o anestesista o melhor método anestésico a ser utilizado.
Em geral, procedimentos realizados no tornozelo são realizados com anestesia peridural ou raquidiana. Com o paciente devidamente anestesiado, é feita uma pequena incisão no local da articulação, por onde será inserido o artroscópio. Este equipamento permite que o médico obtenha imagens do interior da articulação e as estruturas que compõem o tornozelo, de modo a ter uma visão clara do problema e dos reparos necessários.
Dependendo do tratamento a ser realizado, o cirurgião insere outros instrumentos cirúrgicos a partir de outra pequena incisão na região, realizando a correção do problema. O procedimento pode durar de 30 minutos a 2 horas, em média, dependendo do objetivo da artroscopia e da alteração que está sendo tratada ou analisada. Ao final da cirurgia, os instrumentos são retirados e as incisões são fechadas.
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Clinical outcomes of isolated acute instability of the syndesmosis treated with arthroscopy and percutaneous suture-button fixation. Arch Orthop Trauma Surg. 2021. doi: 10.1007/s00402-021-03813-3.
Shimozono Y, Seow D, Kennedy JG, Stone JW. Ankle Arthroscopic Surgery. Sports Med Arthrosc Rev. 2018. doi: 10.1097/JSA.0000000000000222.