Fale conosco pelo WhatsApp

É possível operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 1 agosto, 2024

5 min. de leitura

Cirurgia é tratamento eficaz na correção da deformidade óssea causada pelo joanete

O joanete, conhecido também como hálux valgo, é uma deformidade na estrutura óssea do pé caracterizada pelo desenvolvimento de uma proeminência óssea na parte de dentro do pé, na base do hálux (dedão). Essa deformidade estrutural provoca o desvio do hálux em direção aos outros dedos do pé, o que causa dor e desconforto físico e estético na região.

A condição frequentemente pode afetar os dois pés e comprometer seriamente a qualidade de vida do indivíduo. Nesses casos, muitas pessoas se perguntam se é possível operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo, uma vez que a cirurgia é o único tratamento definitivo para se corrigir a deformidade óssea.

Quero tratar a joanete!

O que causa o joanete?

O desenvolvimento da deformidade óssea do pé observada no joanete é associado a diversos fatores de risco intrínsecos do paciente, tais como:

  • Predisposição genética
  • Artrite reumatoide, gota e outras doenças reumatológicas;
  • Distúrbios neuromusculares;
  • Hiperfrouxidão ligamentar.

Além disso, existem fatores extrínsecos que exercem papel importante no desenvolvimento da deformidade, em especial o uso crônico de calçados inadequados, como os de salto alto, de bico fino ou calçados muito apertados. Ao longo dos anos, esse hábito pode levar à progressão da deformidade óssea do pé.

Tratamento cirúrgico do joanete: como é feito?

Atualmente, a maior parte dos casos de joanete pode ser tratada por meio da cirurgia percutânea. Essa técnica minimamente invasiva é feita por meio de pequenos furos no pé, por onde são inseridos os instrumentos necessários para realinhar os ossos e remover o joanete, reajustando o posicionamento dos dedos do pé.

Encontra-se com essa condição? Trate a joanete com um especialista!

É possível operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo?

No passado, quando as cirurgias eram feitas exclusivamente pelo método tradicional aberto, operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo era uma situação rara. Isso porque a recuperação da cirurgia de joanete aberta exige que o paciente fique algumas semanas sem apoiar o pé no chão, sendo bastante limitante no caso da cirurgia bilateral, já que o paciente precisaria utilizar cadeira de rodas durante esse período.

Atualmente, com o advento da cirurgia percutânea, a pessoa pode apoiar o pé no chão logo após o procedimento, desde que use uma sandália rígida ortopédica. Por essa razão, é possível operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo, uma vez que o paciente consegue caminhar e fazer as atividades básicas sem ficar tão dependente do auxílio de outras pessoas.

Outra vantagem que a cirurgia percutânea traz é a recuperação, uma vez que o grau de dor e desconforto pós-operatório costuma ser baixo na maioria dos casos.

Vantagens de operar ambos os pés simultaneamente

Operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo não só é possível como também traz algumas vantagens para o paciente, como:

  • Internação e anestesia únicas;
  • Período único de recuperação, com menor tempo de afastamento das atividades diárias;
  • Economia de tempo;
  • Menor custo.

Em apenas um procedimento cirúrgico, o paciente consegue resolver o joanete dos dois pés e passa pelo período de recuperação apenas uma vez.

O que levar em consideração para a decisão?

A decisão de operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo é baseada no grau da deformidade dos pés e no quanto essa alteração interfere na qualidade de vida do paciente.

A cirurgia bilateral é recomendada apenas em casos nos quais os dois pés causam sintomas que atrapalham a rotina do indivíduo, como dor, inchaço, desconforto ao utilizar calçados fechados e formação de calos.

Alivie os sintomas da joanete agora mesmo com um especialista!

Como é a recuperação pós-cirúrgica?

Nas primeiras semanas recomenda-se repouso, realizando-se apenas os deslocamentos necessários, preferencialmente dentro de casa e sem exageros.

Durante um mês e meio após a cirurgia, o paciente deve fazer uso de uma sandália especial ortopédica, que permite apoiar os pés no chão logo após operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo.

Após esse período, são liberadas caminhadas e atividades mais leves, inclusive academia, contanto que não causem impacto excessivo no pé. O paciente pode utilizar calçados convencionais de solado rígido, mantendo assim certo grau de proteção à cirurgia.

A recuperação completa leva em torno de três a quatro meses, quando em geral há a consolidação completa do tecido. Após esse período, confirmando-se a consolidação total do osso, o paciente é liberado para suas atividades normais, inclusive de impacto.

Se restou alguma dúvida sobre a possibilidade de se operar o joanete dos 2 pés ao mesmo tempo, entre em contato e agende uma consulta com o ortopedista especialista em pé e tornozelo Dr. Guilherme Honda.

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.

Honda Saito, Guilherme et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.

Honda Saito, Guilherme et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.

Honda Saito, Guilherme et al. Intraoperative Technical Tips to Improve Fusion Between the First and Second Metatarsals in the Original Lapidus Procedure. Foot and Ankle Specialist. 2023

Honda Saito, Guilherme. Impact of forefoot width variation on clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. European Journal Orthop Surgery Traumatology. 2023 Oct;33(7):2853-2858. doi: 10.1007/s00590-023-03506-0.

Honda Saito, Guilherme et al. Is there a tolerance for extension of the first metatarsal after the Lapidus procedure? A clinical, functional, and hindfoot radiographic analysis. Int Orthop. 2024.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.