Fale conosco pelo WhatsApp

A idade influencia na realização da prótese de tornozelo?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 5 agosto, 2024

Diversos fatores são importantes na decisão da realização da artroplastia total do tornozelo, sendo a idade um dos principais

A artroplastia total do tornozelo é um procedimento cirúrgico indicado para tratar casos graves de artrose. Essa doença degenerativa ocorre devido ao desgaste da cartilagem articular, que causa atrito ósseo e muita dor ao paciente. Como consequência, as pessoas podem ter limitação para caminhar e executar atividades diárias, chegando até a perder a mobilidade da articulação com o tempo.

A viabilidade do procedimento depende da avaliação de uma série de fatores. Por isso neste artigo iremos abordar se a idade influencia na realização da prótese de tornozelo. Acompanhe!

Realize com o Dr. Guilherme Honda a Artroplastia Total do Tornozelo!

Entenda o que é e para que serve a prótese de tornozelo

A artroplastia total do tornozelo é uma cirurgia que consiste na substituição da articulação lesada do tornozelo por uma prótese, constituída por componentes metálicos que se articulam entre si. Desse modo, a prótese do tornozelo é capaz de aliviar a dor ao eliminar o atrito ósseo, mantendo a mobilidade do tornozelo.

A colocação da prótese no tornozelo é uma alternativa eficaz para tratar casos de artrose, evitando-se assim a artrodese, a chamada fusão óssea, na qual o paciente acaba perdendo a mobilidade articular.

Quando ela é indicada?

Basicamente, a artroplastia total do tornozelo é indicada para casos graves de artrose, que causam dor, desconforto e limitação de movimentos, prejudicando seriamente a qualidade de vida dos pacientes.

A idade influencia na realização da prótese de tornozelo?

Sim, a idade influencia na realização da prótese de tornozelo por alguns motivos. O primeiro deles é que pacientes mais jovens, por serem mais ativos, tendem a sobrecarregar excessivamente a prótese, o que pode diminuir sua durabilidade.

Os materiais da prótese podem sofrer desgaste e exigir sua substituição ao longo do tempo. Os estudos científicos demonstram que a durabilidade da prótese de tornozelo é de aproximadamente 80% em 10 anos. Ou seja, após 10 anos da colocação da primeira prótese, cerca de 80% dos pacientes ainda estarão com a mesma prótese funcionante.

Como existe uma limitação do número de vezes em que a prótese pode ser trocada, a idade influencia na realização da prótese de tornozelo. Pacientes muito jovens teriam que realizar várias revisões, o que não é possível. Em casos em que a troca da prótese não é mais possível, é necessária a conversão do procedimento para uma artrodese. No entanto, trata-se de uma artrodese mais complexa do que aquela realizada primariamente.

Para entender melhor por que a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, toda vez que se realiza uma artroplastia total é necessário retirar um pouco de osso para a colocação dos componentes metálicos. Esse estoque ósseo pode se esgotar, limitando a possibilidade de trocas da prótese para aproximadamente 2 vezes, podendo variar a depender do caso.

Por esse motivo, em pacientes mais novos, especialmente abaixo dos 40 anos, deve-se ponderar se a prótese é de fato o procedimento mais indicado para o paciente em questão. Deve-se ressaltar que a idade em si não é uma contraindicação absoluta para a realização da prótese, porém é um fator importante a ser considerado juntamente com outros critérios a serem avaliados na decisão do melhor procedimento.

Saiba se a prótese de tornozelo é indicada para seu caso!

Qual a idade mínima recomendada?

Apesar de se saber que a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, não existe uma idade mínima estabelecida. Cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando não apenas a idade, mas também outros fatores que influenciam a realização da artroplastia:

  • Nível de atividade do paciente;
  • Grau de mobilidade articular;
  • Expectativas do paciente;
  • Presença de infecções prévias;
  • Causa da artrose;
  • Características anatômicas;
  • Deformidades ósseas;
  • Peso;
  • Qualidade óssea, entre outros.

Importância da avaliação pré-operatória

Na avaliação pré-operatória realizada pelo ortopedista especializado em pé e tornozelo, são analisados individualmente todos os fatores que influenciam a viabilidade do procedimento. Esses fatores são avaliados na história clínica, no exame físico e através de exames de imagem. O conjunto de todos esses fatores será levado em consideração na hora da decisão conjunta entre médico e paciente.

Recuperação pós-cirurgia

No primeiro mês, o paciente não deve apoiar o pé operado no chão. Após esse período, a carga é gradualmente aumentada com o auxílio de muletas e uma bota imobilizadora. Cerca de um mês e meio após a cirurgia, é permitido o apoio total sem muletas, mas ainda com o uso da bota imobilizadora. Após 2 meses da cirurgia, a bota imobilizadora já não é mais necessária e o paciente é liberado para utilizar tênis de solado firme.

A recuperação envolve também a realização de fisioterapia a partir da terceira semana, prática importante para manter a mobilidade do tornozelo e recuperar a força muscular. Para se atingir o máximo de função, com recuperação total da força muscular e mobilidade, são necessários ao menos 6 meses de reabilitação.

Para saber mais sobre como a idade influencia na realização da prótese de tornozelo, entre em contato e agende uma consulta com o ortopedista Dr. Guilherme Honda.

 

Fontes:

  • Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot and Ankle International 2018.
  • Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot and Ankle Surgery 2018.
  • Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.
  • Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.
  • Honda Saito, Guilherme et al. Cadaveric Gait Simulation of the Effect of Subtalar Arthrodesis on Total Ankle Replacement Kinematics. Foot Ankle International 2022.
  • Honda Saito, Guilherme. Sagittal Tibiotalar Alignment May Not Affect Functional Outcomes in Fixed-Bearing Total Ankle Replacement: A Retrospective Cohort Study. HSS J. 2020.
  • Honda Saito, Guilherme. Knee Kinetics and Kinematics in Patients With Ankle Arthroplasty and Ankle Arthrodesis. HSS J. 2022.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.