Fale conosco pelo WhatsApp

É possível tratar joanete sem cirurgia?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 3 abril, 2023

Saiba se é possível ou não tratar joanete sem cirurgia, conhecendo quais são as recomendações para terapia conservadora ou para realização de procedimento cirúrgico

É muito comum haver dúvidas sobre a possibilidade de tratar joanete sem cirurgia. Antes disso, entretanto, é preciso entender melhor do que se trata e quais as causas da condição.

O joanete faz parte de uma deformidade estrutural chamada hálux valgo, na qual ocorre um desvio na estrutura óssea do pé, na região do dedão, resultando em uma proeminência do osso na base dele e um desvio do dedão.

Essa saliência óssea pode ser bastante dolorida, especialmente ao realizar atividades físicas ou e usar sapatos fechados. Em alguns casos, o local pode apresentar inflamações recorrentes e formação de calos.

Ainda que o quadro seja mais comum na base do dedão, pode ocorrer também no dedo mindinho, sendo chamado nesses casos de bunionette ou joanete de Sastre.

A seguir, entenda quais são as causas e se é possível tratar joanete sem cirurgia, conhecendo as possíveis abordagens.

Quais as causas do joanete?

O joanete é resultado de um desalinhamento da estrutura óssea do pé, podendo ser causado por diferentes condições e/ou hábitos, como:

  • Tendência genética, sendo comuns os casos de pais ou avós acometidos pela deformidade;
  • Uso recorrente de calçados apertados, especialmente os sapatos de bico fino e salto, que podem agravar o quadro;
  • Doenças inflamatórias nas articulações, como a artrite reumatoide;
  • Doença neuromuscular, como a poliomielite;
  • Pés planos associados a instabilidade biomecânica e flexibilidade excessiva nas articulações.

Ao entender as causas mais comuns do joanete, é possível adotar medidas que minimizem as chances de desenvolver ou agravar a condição, especialmente se houver fator hereditário.

O paciente com joanete pode apresentar diferentes sintomas relacionados à condição, como inchaço na proeminência óssea, dores, alteração no formato do pé, deformidade dos dedos, calosidades e vermelhidão no local afetado.

É possível tratar joanete sem cirurgia?

Uma das principais dúvidas dos pacientes é se é possível tratar joanete sem cirurgia. O tratamento conservador pode ser realizado, visando o alívio das dores. Ao tratar joanete sem cirurgia, o foco é aliviar as dores, inchaços e desconfortos relacionados ao joanete por meio da adequação de calçados para a deformidade (em geral mais firmes e mais amplos na parte da frente), readequação de atividades físicas e medicações analgésicas ou anti-inflamatórias quando indicadas.

Vale ressaltar que essas condutas visam o alívio dos sintomas do paciente, em muitos casos sendo suficientes para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida. No entanto, as medidas conservadoras não são capazes de realizar a correção da deformidade, uma vez que a deformidade do hálux valgo encontra-se na estrutura óssea dos pés. Da mesma forma, órteses, elásticos e espaçadores, que são amplamente vendidos, não são capazes de corrigir a deformidade do joanete.

Assim, apesar de ser possível tratar joanete sem cirurgia, a correção da deformidade de fato só pode ser realizada através dos métodos cirúrgicos.

Minimamente invasiva: cirurgia percutânea do joanete

Para correção estrutural do quadro é necessária a cirurgia de joanete, sendo que essa abordagem é recomendada para casos mais graves ou em casos em que a deformidade óssea resulta em níveis críticos de dor, desconforto e comprometimento da qualidade de vida.

Atualmente, um dos métodos mais utilizados para correção do joanete é a cirurgia percutânea, que consiste em uma técnica minimamente invasiva. Nessa técnica, a correção óssea é feita por meio de incisões mínimas na pele. Com isso, é possível realizar o reposicionamento ósseo do pé, removendo-se a saliência óssea e corrigindo-se o posicionamento do dedão.

A decisão de tratar joanete sem cirurgia ou com cirurgia dependerá principalmente da intensidade e frequência dos sintomas apresentados pelo paciente, e da resposta do seu organismo aos tratamentos conservadores.

Assim, apenas após a avaliação especializada é possível definir qual a melhor abordagem ao caso e quais os prós e contras de cada opção para o tratamento do joanete.

Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Referências:

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021.

Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery.

Saito Guilherme Honda et al. Impact of forefoot width variation on clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Eur J Orthop Surg Traumatol. 2023

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.