Problemas anatômicos, lesões, sobrecarga e uso de calçados inadequados podem ser apontados como as principais causas
O pé é uma estrutura complexa, formada por ossos, ligamentos, músculos e tendões que interagem entre si e que são fundamentais para dar sustentação, equilíbrio e mobilidade ao corpo.
Esse conjunto é responsável por suportar todo o peso corporal e permitir uma variedade de movimentos essenciais para qualquer tarefa, estando sujeito a altas cargas e impactos. Por conta dessas características, diversas patologias podem causar dor na sola dos pés.
Possíveis causas da dor na sola dos pés
Sentir dor na sola dos pés é relativamente comum, mas é importante investigar os motivos por trás do incômodo para garantir a eficácia do tratamento e preservar a qualidade de vida do paciente. Dessa forma, podemos citar como principais causas os seguintes fatores:
Fascite plantar
A fascite plantar está relacionada à maioria dos casos de dor na sola dos pés e calcanhar. Essa condição é caracterizada pela inflamação da fáscia plantar, tecido fibroso que recobre a musculatura da região plantar do pé, estendendo-se do calcanhar até a base dos dedos. Por estar sujeita a muita tração e impacto, podem ocorrer pequenas lesões e inflamações que causam dor na sola dos pés.
Alguns casos de fascite plantar podem provocar o aparecimento do esporão de calcâneo, um crescimento ósseo que acomete o osso do calcanhar e pode ser visualizado em exames de imagem. Apesar do aspecto por vezes preocupante, o esporão não é a causa da dor, apenas uma das consequências da inflamação crônica da fáscia plantar.
Metatarsalgia
A metatarsalgia é caracterizada pela dor na região plantar da frente do pé, uma região conhecida popularmente como almofada dos pés. Esse quadro é bastante comum, principalmente em mulheres que usam saltos altos com frequência, por conta da sobrecarga gerada neste local.
A metatarsalgia também pode ocorrer devido a fatores anatômicos ou pelo tipo de atividade que a pessoa exerce, quando a mesma causa impacto nessa região do pé.
Neuroma de Morton
Nódulo benigno que se forma devido ao espessamento dos nervos dos dedos dos pés, principalmente entre o terceiro e quarto dedo. A sobrecarga mecânica de longa data na parte da frente do pé é a principal causa do neuroma de Morton, condição que provoca dor, sensação de choque ou queimação na sola do pé ou nos dedos. Frequentemente está associado a quadros de metatarsalgia.
Pé chato ou pé cavo
O arco plantar é a curvatura fisiológica do pé, uma característica que ajuda na distribuição correta do peso corporal e na absorção de impactos. Tanto o pé chato como o pé cavo são alterações anatômicas no arco plantar que podem causar sobrecargas mecânicas e contribuir para o quadro de dor na sola dos pés.
O pé cavo, em especial, pode causar ainda calosidades, dor na borda lateral do pé e na região sob a cabeça do primeiro metatarso (base do dedão).
Sesamoidite
A dor sob a cabeça do primeiro metatarso pode levar a um quadro chamado sesamoidite, que é a inflamação dos ossos sesamoides do hálux, que se encontram na almofada do pé na base do dedão. O excesso de sobrecarga mecânica nessa região provoca inflamação e, consequentemente, dor na sola dos pés.
Entorse do pé
Tipo de lesão comum, principalmente em atletas de esportes de alto impacto. Ao sofrer um entorse, os ligamentos do pé podem se estirar ou romper, causando dor na sola dos pés e dificuldade de marcha. Uma lesão especialmente grave que exige atenção no tratamento são as lesões da Lisfranc, articulação do pé que pode ser comprometida após entorses.
Uso de calçados inadequados
O uso excessivo de calçados inadequados — desde os muito flexíveis, até os de salto alto ou os que não oferecem suporte ao pé — é um fator de risco para diversas patologias que acometem o pé e o tornozelo e causam dor na sola dos pés.
Como prevenir a dor na sola dos pés?
Prevenir a dor na sola dos pés não é uma tarefa difícil, mas exige disciplina e alguns cuidados básicos, entre eles:
- Utilizar calçados que acomodem bem o pé e não sobrecarreguem a região plantar. Opte por aqueles com solado rígido, confortáveis e com um bom suporte;
- Fazer alongamentos e exercícios para fortalecer a musculatura e melhorar a flexibilidade das articulações do pé e tornozelo;
- Escolher calçados apropriados para a prática de atividade física, que deve preferencialmente ser realizada com orientação de um profissional;
- Adequar as atividades, pois certos exercícios físicos podem sobrecarregar muito os pés, especialmente em pessoas com predisposição para os problemas citados.
Outra dica fundamental é não negligenciar a dor quando senti-la e procurar auxílio médico especializado para não agravar o quadro.
Como tratar e aliviar a dor na sola dos pés?
O tratamento para aliviar a dor na sola dos pés depende da condição que está causando o problema. Por esse motivo, é imprescindível realizar um diagnóstico preciso com um especialista em pé e tornozelo para identificar a doença subjacente e iniciar a terapia recomendada de acordo com o caso.
De modo geral, o ajuste de calçados, bem como realização de fisioterapia e exercícios específicos para alongar e fortalecer a musculatura dos membros inferiores são métodos muito eficazes para melhorar a dor e os outros sintomas. A cirurgia é reservada para casos mais graves e que não foram resolvidos com o tratamento conservador.
Quando procurar um médico?
Caso a dor na sola dos pés seja persistente, é recomendado procurar um médico para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso do quadro.
O Dr. Guilherme Honda é ortopedista especialista em pé e tornozelo, com grande experiência no tratamento das mais variadas condições que podem acometer essa região.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
Dr. Guilherme Honda