Fale conosco pelo WhatsApp

Como diferenciar o joanete do hálux rígido?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 3 julho, 2024

Embora sejam problemas com causas e tratamentos totalmente distintos, similaridade de alguns sintomas pode confundir as pessoas

O joanete é um dos problemas mais conhecidos que afetam a anatomia do pé. Trata-se de uma alteração na estrutura óssea que causa uma deformidade do hálux, o dedão do pé, causando o aparecimento de uma protuberância óssea na região de dentro do pé, na base do hálux.

Outra patologia que acomete o pé e provoca o crescimento de uma proeminência óssea na base do dedão é o hálux rígido, motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem diferenciar o joanete do hálux rígido.

Apesar de serem doenças totalmente distintas, com causas e tratamentos diferentes, são problemas que são frequentemente confundidos pelas pessoas, justamente porque ambos se manifestam na região da base do dedão com uma proeminência óssea aparente neste local.

Conheça mais sobre as causas e sintomas de cada uma das condições e saiba como diferenciar o joanete do hálux rígido. Acompanhe!

Quero agendar uma consulta com ortopedista!

O que é e quais são as características do joanete?

O joanete, também chamado de hálux valgo, tem como principal característica a formação de uma proeminência óssea na parte de dentro do pé, na base do dedão. Essa deformidade estrutural é responsável por provocar o desvio do primeiro metatarso e dos ossos do hálux em direção aos outros dedos do pé.

Sintomas e causas

Uma das principais causas do joanete é o uso de calçados inadequados, como os de bico fino, de salto alto ou muito apertados. Por essa razão, a incidência do joanete é muito maior nas mulheres do que nos homens, principalmente aquelas com mais de 40 anos.

Outras causas e fatores de risco conhecidos para o problema são:

  • Histórico familiar de joanete (fatores genéticos);
  • Hiperfrouxidão dos ligamentos do pé;
  • Doenças neuromusculares;
  • Doenças reumatológicas, tais como artrite reumatoide, gota e artrite psoriática.

A proeminência óssea na cabeça do primeiro metatarso provoca atrito com os calçados mais apertados, o que desencadeia um processo inflamatório, causando dor. Se a condição não for devidamente tratada, pode ocorrer progressão da deformidade e agravamento dos sintomas.

Além da dor, o joanete pode causar outros sintomas, como:

  • Desconforto ao andar e ao utilizar sapatos mais apertados;
  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Formação de calos;
  • Hipersensibilidade;
  • Desalinhamento do hálux em direção aos outros dedos do pé.

Trate a joanete ou o hálux rígido com um ortopedista especializado!

O que é e quais são as características do hálux rígido

O hálux rígido é uma doença que acomete a articulação metatarsofalângica do hálux. A patologia causa um crescimento ósseo (osteófitos) ao redor da articulação, o que acaba levando ao desenvolvimento da saliência óssea que se confunde com o joanete. Em casos mais graves, a doença pode levar à destruição da cartilagem articular.

Sintomas e causas

Essa condição também causa dor, mas é possível diferenciar o joanete do hálux rígido por alguns dos sintomas, como a diminuição de mobilidade do dedão. A formação de osteófitos ao redor da articulação e consequente destruição da cartilagem articular provoca rigidez articular, inflamação e inchaço.

O hálux rígido pode ser causado por diferentes fatores, entre eles predisposição genética, alterações anatômicas nos ossos do pé, lesões traumáticas ou sobrecargas mecânicas de repetição e alterações biomecânicas.

Como diferenciar o joanete do hálux rígido?

As duas patologias têm algumas semelhanças, mas quando analisamos a origem da dor, fica mais fácil diferenciar o joanete do hálux rígido. No hálux rígido, existe um comprometimento articular, responsável pela perda de mobilidade e dor ao movimentar o dedão.

Já no joanete, a dor é causada pelo atrito da protuberância óssea com o calçado e pela deformidade do hálux em direção aos outros dedos. Desse modo, em geral não há comprometimento articular e a mobilidade do dedão está preservada, características que diferenciam o joanete do hálux rígido.

Além disso, a protuberância óssea observada no joanete é na parte de dentro do pé, enquanto a protuberância óssea do hálux rígido ocorre no dorso do pé, na parte de cima da articulação.

Como um ortopedista especialista em pé e tornozelo pode ajudar?

A partir do exame físico, o ortopedista especialista em pé é capaz de diferenciar o joanete do hálux rígido. Ao estabelecer o diagnóstico diferencial e descartar outras hipóteses, o médico especialista pode recomendar o tratamento mais adequado para cada condição e aliviar a dor e o desconforto sentidos pelo paciente.

Para saber mais sobre as patologias que acometem o pé e tornozelo, agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.

 

Fontes:

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021.

Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery.

Saito Guilherme Honda et al. Impact of forefoot width variation on clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Eur J Orthop Surg Traumatol. 2023

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.