Tratamentos conservadores podem ser uma opção para controle dos sintomas, mas a cirurgia é o único modo de corrigir definitivamente as deformidades
As deformidades nos dedos podem ser definidas como alterações no formato e na disposição dos dedos do pé, que trazem prejuízos estéticos e funcionais para o paciente. Essa condição pode prejudicar as atividades de rotina ao provocar atritos dos dedos com os calçados e com o chão, além de sobreposição dos dedos uns aos outros. Como consequência, a pessoa pode sentir dores, dificuldade de apoiar o pé no solo e ter limitações de marcha, por exemplo.
Por esses motivos, iremos tratar ao longo deste artigo sobre como corrigir as deformidades dos dedos, assim como as causas que contribuem para o desenvolvimento do problema.
Encontra-se com essa condição? Consulte-se com um ortopedista!
Causas comuns das deformidades dos dedos
Algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver deformidades nos dedos, sendo que essa é uma das principais causas. Além disso, o uso de calçados inadequados, como os de salto alto, de bico fino ou muito apertados, pode causar uma sobrecarga excessiva e, a longo prazo, contribuir para a formação de deformidades nos dedos.
Outras causas comuns de deformidades são:
- Alterações anatômicas que levem à sobrecarga mecânica na região da “almofada” do pé, levando a quadros de metatarsalgia;
- Lesões nas placas plantares, estrutura que fica localizada embaixo da articulação na base dos dedos;
- Joanete, que pode levar a uma sobrecarga aumentada na região da “almofada” dos pés, predispondo à formação de deformidades nos dedos;
- Alterações neurológicas em decorrência de doenças como a neuropatia diabética;
- Sequelas de fraturas e acidentes graves;
- Malformações ósseas, seja das falanges ou dos metatarsos.
É possível corrigir as deformidades dos dedos?
Sim, é possível! Existem procedimentos eficazes para corrigir as deformidades dos dedos, mas é importante ressaltar que, uma vez que a deformidade se estabelece, o único tipo de tratamento capaz de corrigir as deformidades dos dedos de forma definitiva é o cirúrgico.
Como corrigir as deformidades dos dedos?
O tratamento conservador tem pouca eficácia para corrigir as deformidades dos dedos, mas pode ser uma boa opção para os casos mais leves ou quando o paciente tem poucos sintomas causados pela deformidade. O ajuste de calçados é o principal tipo de tratamento conservador, e pode trazer alívio significativo aos sintomas que a deformidade provoca, tais como dores, calosidades e limitações de movimentos.
Quando a correção cirúrgica é recomendada?
A correção da deformidade dos dedos de modo cirúrgico é considerada quando os tratamentos conservadores não são bem-sucedidos para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Na maior parte dos casos, a cirurgia percutânea, método pouco invasivo, é a melhor opção para corrigir as deformidades dos dedos. Para realinhar os dedos dos pés, são realizados pequenos furos na pele através dos quais são feitas osteotomias das falanges e/ou dos metatarsos, a depender do tipo de deformidade que o paciente apresenta. Liberações de tendões, cápsulas ou ligamentos também podem ser necessárias a depender do caso.
Além de ser bastante eficaz para corrigir as deformidades dos dedos, a cirurgia percutânea ainda proporciona uma reabilitação rápida. O paciente é autorizado a apoiar o pé no chão com o uso de um calçado rígido ortopédico logo após a realização do procedimento, o que facilita a recuperação.
Vale ressaltar que apesar de se tratar de um procedimento eficaz e com baixo risco, complicações podem ocorrer, tais como recidiva da deformidade dos dedos, correção insuficiente da deformidade, não consolidações ósseas ou infecções. Por esse motivo, esse tipo de procedimento é recomendado para pessoas sintomáticas, que se encontram limitadas ou com dor devido à deformidade, e não por motivos meramente estéticos.
Qual médico procurar?
Caso note deformidades nos dedos dos pés, é recomendável procurar um ortopedista especialista em pé com experiência no tratamento, e, se necessário, procedimentos para correção dessas deformidades.
O diagnóstico, seguido do tratamento adequado, é fundamental para o bem-estar do paciente, pois as deformidades podem ser consequência de outras doenças mais graves.
O Dr. Guilherme Honda é ortopedista especialista em pé e tornozelo, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), um profissional com ampla experiência e diversos artigos científicos e premiações em sua área de atuação.
Para saber mais sobre como corrigir as deformidades dos dedos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fonte: