Fale conosco pelo WhatsApp

Deformidades nos dedos: causas e tratamentos

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 7 julho, 2023

Alterações no formato dos dedos podem ser causadas por diversos fatores e tratados de forma conservadora ou cirúrgica

Deformidades nos dedos são alterações no formato e na disposição dos dedos do pé que podem ocorrer por diversas causas, como doenças sistêmicas, alterações anatômicas congênitas ou hereditárias e hábitos de vida. Elas podem se manifestar juntamente a outros sintomas, como dores, calos, limitação de movimentos e desconforto ao usar calçados.

Muitas vezes, as deformidades nos dedos estão associadas a problemas que, se não tratados adequadamente, podem se agravar e impactar de forma muito significativa a qualidade de vida do paciente, limitando até mesmo atividades diárias mais simples.

O que pode causar as deformidades nos dedos?

As deformidades nos dedos, de modo geral, se manifestam como sintomas de doenças e outros problemas que atingem as estruturas do pé. As principais causas de desenvolvimento de deformidades nos dedos são:

  • Uso inadequado de calçados, como salto alto e de bico fino;
  • Doenças que afetam a musculatura dos pés;
  • Lesões na estrutura do pé, como a da placa plantar;
  • Sequelas de fraturas;
  • Deformidades congênitas, como a braquimetatarsia;
  • Lesões de ligamentos e tendões;
  • Síndrome do túnel do tarso;
  • Compressões nervosas e doenças de origem neurológica;
  • Diabetes (quando causa alterações como a neuropatia periférica);
  • Hanseníase;
  • Alterações congênitas ou hereditárias.

Tipos de deformidades nos dedos

De acordo com a forma com que as deformidades nos dedos se manifestam, elas podem ser classificadas em três tipos principais: em malho, em martelo e em garra. Conheça-os a seguir:

Dedo em malho

O dedo em malho é um tipo de deformidade que ocorre quando um ou mais dedos apresenta uma curvatura excessiva para baixo, na articulação interfalangeana distal, ou seja, bem na ponta do dedo. Essa deformidade é mais comumente causada pela lesão do tendão extensor.

Dedo em martelo

A deformidade no dedo em martelo ocorre primariamente na articulação interfalangeana proximal, localizada no meio do dedo. Isso provoca uma visível curvatura para baixo no dedo. Esse tipo de deformidade no dedo ocorre comumente devido ao uso de calçados inadequados ou em dedos muito longos.

Dedo em garra

O dedo em garra é um tipo de deformidade no dedo que ocorre quando a articulação que liga o dedo ao pé (metatarso falangeana) está estendida (levantada), enquanto as demais articulações estão fletidas (abaixadas), deixando o dedo com um aspecto de garra. Além da deformação, a pessoa com dedos em garra pode ter dor plantar e calosidades. Esse tipo de deformidade é comum em pacientes com alterações neurológicas (Charcot Marie Tooth, neuropatia periférica por diabetes) e em pacientes com lesão da placa plantar.

Como é o tratamento das deformidades nos dedos?

Para se estabelecer o melhor tratamento, deve-se considerar principalmente o tipo de deformidade nos dedos, a gravidade da deformidade, o grau de rigidez do dedo e as características individuais de cada paciente. Para tratamento de deformidades leves, podem ser adotados métodos como o ajuste de calçados para que a pessoa consiga realizar atividades diárias com menos desconforto.

Já as deformidades nos dedos mais graves devem ser tratadas levando-se em consideração a melhora ou o controle de seus fatores causadores. Em casos nos quais medidas conservadoras não são capazes de controlar os sintomas, podem ser indicadas cirurgias para realinhamento dos dedos.

A maioria dos casos pode ser corrigida a partir de métodos percutâneos, que são pouco invasivos. Um dos principais procedimentos utilizados para a correção da deformidade dos dedos são as osteotomias das falanges, feitas para corrigir os pontos de deformidade do osso. Porém, alguns casos podem necessitar de cirurgia aberta. A depender da causa e gravidade da deformidade, também podem ser necessários outros procedimentos associados, como as tenotomias (liberação de tendões), liberação de cápsula, reparo da placa plantar e transferências de tendões.

Quando procurar um ortopedista especialista em pé?

Ao notar qualquer sinal de deformidade nos dedos, é importante procurar um médico ortopedista especialista em pé para que seja realizado o diagnóstico adequado e iniciado o tratamento. Como já mencionado, esse tipo de alteração pode ser sintoma de uma série de doenças, algumas que, se não tratadas corretamente, podem se agravar e prejudicar até mesmo atividades mais cotidianas.

Entre em contato com o Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta.

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.