Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da tendinite de Aquiles

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 17 maio, 2024

Independentemente das causas da tendinite de Aquiles, a inflamação deste tendão pode causar dor e limitação para realização de atividades diárias

A tendinite de Aquiles é o termo utilizado para definir a inflamação desse tendão, que pode ter sido causada após a prática de atividades mais intensas que o forçaram e ocasionaram uma inflamação temporária. Já a tendinopatia é uma condição na qual ocorre a degeneração do tendão com o desgaste de suas fibras, um problema crônico que pode surgir no médio e longo prazo, causando bastante dor e limitação ao paciente. Nesse artigo, nos referiremos a ambas as patologias como tendinite de Aquiles, como forma de simplificação do entendimento.

Quero tratar a tendinite de aquiles!

O tendão de Aquiles conecta os músculos da perna ao pé, sendo o tendão mais forte do corpo, capaz de suportar grandes cargas de peso. Por esse motivo, essa patologia é muito comum em pessoas que exercem sobrecarga com atividades de impacto, como os casos de corredores e esportistas em geral.

Essa é a principal causa da tendinite de Aquiles, mas não é a única, já que diversos fatores podem ser responsáveis pelo processo de inflamação e degeneração do tendão de Aquiles.

Quais são as causas da tendinite de Aquiles?

Como dito acima, a principal causa da tendinite de Aquiles é a sobrecarga mecânica no tendão que não está preparado para suportar um tipo excessivo de carga.

A etiologia da tendinopatia de Aquiles não é muito bem definida, mas uma conjunção de fatores pode favorecer o aparecimento desse quadro, entre eles:

  • Desgaste natural por conta da idade;
  • Sobrepeso e obesidade que causam sobrecarga no tendão;
  • Fatores genéticos;
  • Deformidades do pé;
  • Encurtamento da cadeia posterior do corpo;
  • Uso de algumas medicações que podem aumentar a degeneração do tendão de Aquiles;
  • Uso de calçados inadequados durante a prática esportiva;
  • Aplicação de técnicas incorretas durante atividades físicas;
  • Treino em pisos irregulares;
  • Problemas vasculares;
  • Colesterol alto.

Atente-se as causas da tendinite de Aquiles. Entre em contato!

Como evitar a dor no tendão de Aquiles?

Ao conhecer as causas da tendinite de Aquiles, é possível perceber que algumas delas estão relacionadas a fatores externos — aqueles que podemos controlar. Nesse sentido, é importante cultivar bons hábitos para evitar doenças relacionadas ao quadro de tendinite, manter um peso adequado e realizar atividade física de modo correto.

Para evitar a dor no tendão de Aquiles, é fundamental ter um regime de treino adequado com acompanhamento profissional para não exercer um esforço maior do que o tendão pode suportar, especialmente entre os atletas amadores.

Isso inclui utilizar calçados adequados para a prática esportiva, praticar exercícios específicos para fortalecimento do tendão e realizar o alongamento correto da cadeia posterior, formada pelo tendão de Aquiles, panturrilha, músculos posteriores da coxa e lombar.

Quais as opções de tratamento?

Independentemente das causas da tendinite de Aquiles, a grande maioria dos casos pode ser tratada de maneira conservadora com exercícios específicos para aliviar a dor e melhorar o quadro de desgaste das fibras, exercícios chamados de fortalecimento excêntrico do tríceps sural.

O tratamento pode ser complementado com fisioterapia, ajuste de calçados e de atividades, uso de medicamentos anti-inflamatórios e eventualmente com terapia de ondas de choque.

É importante mencionar que não existem evidências científicas robustas sobre a utilização de injeções de plasma rico em plaquetas (PRP) ou de outras substâncias no tendão como forma de tratamento. Inclusive, a injeção de corticoides no tendão é contra-indicada, justamente por aumentar o risco de ruptura do tendão.

Em alguns casos em que há falha do tratamento conservador, a depender da gravidade, da causa da tendinopatia de Aquiles e de outros fatores analisados individualmente, a cirurgia pode ser indicada.

Qual profissional procurar para o tratamento?

O ortopedista especialista em pé e tornozelo é o profissional com profundo conhecimento das causas da tendinite de Aquiles, sendo o mais indicado para avaliação diagnóstica e realização do tratamento adequado.

Entre em contato e agende a sua consulta com o Dr. Guilherme Honda.

 

Fonte:

Dr. Guilherme Honda Saito

Honda Saito, Guilherme et al. Open Re-rupture of the Achilles Tendon Following Minimally Invasive Repair: A Case Report. Journal of Foot and Ankle Surgery 2018

Magnan B et al. The pathogenesis of Achilles tendinopathy: a systematic review. Foot Ankle Surg. 2014 Sep;20(3):154-9. doi: 10.1016/j.fas.2014.02.010. Epub 2014 Mar 12. PMID: 25103700.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.