Fale conosco pelo WhatsApp

Principais sintomas do joanete

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 10 janeiro, 2024

Pacientes podem sentir muita dor e desconforto, principalmente ao utilizar calçados inadequados

O joanete (hálux valgo) é uma proeminência óssea bastante aparente na parte interna do pé, causando um desalinhamento do hálux (dedão) em direção aos outros dedos do pé. A deformidade na estrutura da articulação pode desencadear um processo inflamatório e provocar dor e desconforto ao andar, sendo esses alguns dos principais sintomas do joanete.

O joanete é mais comum em adultos com mais de 40 anos, principalmente mulheres. As causas para esse tipo de deformidade são o uso de calçados inadequados (de bico fino e salto alto), traumas nos pés, predisposição genética, doenças congênitas nos pés e flexibilidade excessiva dos ligamentos.

Conheça mais sobre os principais sintomas do joanete e as opções de tratamento disponíveis.

Entre em contato e agende sua consulta para tratar o Joanete

Quais são os principais sintomas do joanete

O hálux valgo pode ser assintomático em alguns casos, mas os principais sintomas do joanete são dor e desconforto, que podem variar de intensidade de acordo com o tipo de calçado utilizado. O atrito da deformidade óssea com o calçado ainda pode provocar:

  • Dor localizada na proeminência óssea da articulação;
  • Desconforto ao andar ou ao utilizar calçados fechados;
  • Hipersensibilidade;
  • Inchaço local;
  • Vermelhidão;
  • Calos interdigitais (entre os dedos);
  • Deformidades nos dedos laterais dos pés;
  • Formação de cistos ou bursites;
  • Em casos mais extremos, podem nascer feridas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico, feito pelo médico ortopedista ao observar a deformidade e analisar os principais sintomas do joanete relatados pelo paciente. Os exames complementares de imagem podem ser necessários para avaliar o grau da deformidade e descartar outras doenças associadas.

O joanete pode ser confundido com o hálux rígido, outro tipo de doença que causa protuberância óssea na base do dedão, mas que é caracterizada pela degeneração da articulação do dedão do pé.

A realização de uma radiografia com carga (quando o paciente pisa no chão exercendo peso sobre o pé afetado), ressonância magnética ou tomografia computadorizada pode fornecer o diagnóstico diferencial e avaliar a presença ou não do hálux rígido.

Entre em contato e agende sua consulta para tratar o Joanete

Opções de tratamento: qual profissional procurar?

O tratamento é orientado pelos principais sintomas do joanete apresentados pelo paciente. Nos casos em que não há muitas queixas, ou quando existem apenas queixas específicas ao utilizar certos tipos de sapatos, o tratamento envolve ajustar o uso de calçados para aqueles que não apertam o pé e não tenham saltos, para diminuir a progressão do joanete.

Para pacientes que apresentam muitos sintomas ou sentem dor e desconforto ao utilizarem diferentes tipos de calçados, por sua vez, o tratamento cirúrgico pode ser considerado. Vale dizer que as opções conservadoras só aliviam os principais sintomas do joanete e diminuem a velocidade de progressão da deformidade do hálux valgo. O único tratamento capaz de corrigir a deformidade é o cirúrgico.

O procedimento pode ser feito de maneira percutânea, uma técnica minimamente invasiva na qual o cirurgião faz pequenos furos na pele para inserir os instrumentos e corrigir o joanete. Nesse caso, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e pode pisar com o pé operado utilizando uma sandália especial.

Porém, a escolha dessa técnica depende de uma avaliação criteriosa do médico ortopedista, que considera a gravidade dos principais sintomas do joanete, o grau de deformidade óssea e outras particularidades do paciente.

O ortopedista especialista em pé e tornozelo é o profissional mais indicado para diagnosticar, prevenir e tratar corretamente as principais enfermidades e alterações que acometem essa região dos membros inferiores.

O Dr. Guilherme Honda, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, é um profissional com bastante experiência no tratamento do joanete, inclusive com a publicação de diversos artigos científicos sobre o tema nas mais renomadas revistas internacionais.

Entre em contato e agende sua consulta para tratar o Joanete

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Guilherme Honda.

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.

Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.