Fale conosco pelo WhatsApp

Pós-operatório da Artroplastia Total do Tornozelo

A recuperação do paciente que passou por uma artroplastia total do tornozelo é relativamente lenta, indicando-se imobilização e evitando-se apoiar o pé operado no chão por um período de  quatro semanas. No entanto, a partir da segunda semana já se iniciam exercícios ativos de mobilização do tornozelo, a fim de se manter a mobilidade conquistada durante o procedimento. A partir da quarta semana, o paciente é autorizado a iniciar o apoio do pé no solo, ainda com auxílio de muletas e uso do imobilizador.

Após cerca de 6 semanas da cirurgia, o paciente é liberado para andar com carga total com imobilizador, que é retirado após 8 semanas da cirurgia. Após esse período, as atividades são liberadas gradualmente, dando preferência para as práticas de baixa demanda e pouco impacto, evitando estresse excessivo sobre a prótese inserida no procedimento. É essencial que o paciente siga atentamente as recomendações do ortopedista nesse período, garantindo uma recuperação satisfatória.

Quanto tempo dura uma prótese de tornozelo?

As próteses de tornozelo mais modernas têm durabilidade média de 85% após 9 anos da sua implantação, de acordo com estudos científicos mais recentes. Isso significa que após 9 anos, apenas 15% dos pacientes precisaram realizar a troca da prótese ou convertê-la para uma artrodese. Porém, é fato que a prótese de tornozelo se desgasta com o tempo. Dessa forma, o paciente que opta por esse tipo de procedimento deve estar preparado para a possibilidade de em algum momento no futuro necessitar de um novo procedimento para a troca do implante.

Para saber mais a respeito da artroplastia total do tornozelo e entender como este procedimento funciona, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.

Fontes:

Saito, Guilherme Honda et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot Ankle International 2018. doi:10.1177/1071100718764107.

Saito, Guilherme Honda et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot Ankle Surgery. 2018. doi:10.1097/BTF.0000000000000198.

Daniels TR et al. Intermediate to Long-Term Outcomes of Total Ankle Replacement with the Scandinavian Total Ankle Replacement (STAR). J Bone Jt Surg Am. 2015. doi:10.2106/jbjs.n.01077.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.