Fale conosco pelo WhatsApp

Tendinite no pé: causas e tratamentos

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 16 fevereiro, 2023

Inflamação dolorosa nos tendões do pé pode ser tratada por métodos conservadores, fisioterapia ou cirurgia

Os tendões são tecidos fibrosos que fazem ligação entre ossos e músculos. Nos pés e tornozelos, atuam para possibilitar movimentos e manter a estabilidade. Quando, por algum motivo, um ou mais tendões estão inflamados, a condição é chamada de tendinite no pé, ou tenossinovite. É um problema muito comum em pessoas que realizam atividades de impacto, ou que possuem características anatômicas ou musculares que favoreçam o aparecimento da inflamação.

Diversos métodos de tratamento podem ser adotados para diminuir a inflamação, dependendo da gravidade da tendinite, do tendão atingido e das características do paciente. Tratamentos conservadores, fisioterapia e cirurgia podem ser indicados, de acordo com esses fatores. Veja a seguir mais detalhes sobre a tendinite no pé e seus tratamentos.

O que pode causar tendinite no pé?

Diversas causas podem levar ao aparecimento de algum tipo de tendinite no pé. O principal fator desencadeante é o excesso de sobrecarga ou esforço, por sua vez causados por atividades de muito impacto, como esportes e exercícios físicos.

Além da sobrecarga, outras causas podem estar relacionadas ao desenvolvimento da tendinite no pé, como:

  • Fraqueza muscular no pé, que faz com que os tendões inflamem com esforço menor;
  • Deformidades dos pés;
  • Movimentos incorretos ou postura inadequada em atividades de impacto;
  • Alterações anatômicas no pé;
  • Desbalanço muscular;
  • Uso de calçados inadequados ou piso inapropriado para prática esportiva inapropriado;
  • Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide ou as espondiloartrites;
  • Sobrecarga por esforços repetitivos;
  • Fatores genéticos.

Quais os tendões mais afetados pela tendinite?

A tendinite no pé pode ocorrer em qualquer um dos tendões do pé, às vezes em mais de um ao mesmo tempo. Os principais tendões que podem ser afetados pela inflamação são:

  • Tendão de Aquiles, que conecta o calcanhar ao músculo da panturrilha;
  • Tendão tibial posterior, que se localiza na parte interna do pé e tornozelo e possibilita os movimentos do pé para dentro e para baixo;
  • Tendões fibulares (curto e longo), que se localizam na parte de fora do pé e tornozelo, e ajudam na movimentação para fora do pé e na estabilização do tornozelo.

Sintomas da tendinite no pé

O sintoma mais comum da tendinite no pé é a dor. Ela se manifesta de acordo com o tendão afetado e com o esforço sobre ele. Pessoas com tendinite de Aquiles, por exemplo, tendem a sentir dor no calcanhar. Já nas pessoas com tendinites fibulares, a dor pode se manifestar principalmente na parte de fora do pé e tornozelo.

Em casos de menor gravidade, a dor aparece de forma aguda ao realizar alguma atividade de alto esforço ou impacto. Já nos casos de maior gravidade, a dor pode aparecer mesmo na realização das atividades mais simples, ou até mesmo ser persistente durante o repouso.

Além da dor, alguns casos de tendinite no pé podem se apresentar com inchaço. Pessoas com a inflamação mais grave podem ter muita dificuldade para realizar movimentos simples dos pés.

Como tratar a tendinite no pé?

A escolha do tratamento ideal para a tendinite no pé deve ser feita de acordo com o tendão afetado e sua gravidade. Para isso, o médico ortopedista deve avaliar a descrição dos sintomas feita pelo paciente, a origem, a localização e intensidade da dor. Um exame físico deve avaliar presença de inchaço e capacidade de mobilidade do pé.

Na maioria dos casos, o médico ortopedista pode solicitar exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e descartar outras doenças. Juntando todas as informações obtidas no exame e na história clínica, é possível estabelecer a extensão do problema  e definir o melhor tratamento.

Tratamento conservador e fisioterapia

Tratamentos conservadores podem ser adotados como estratégias para diminuir a inflamação dos tendões. Para isso, em alguns casos pode ser recomendado repouso e  medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos, de acordo com o perfil do paciente. Órteses imobilizadoras também podem ser prescritas em casos selecionados. Entretanto, além do controle da inflamação, é importante tratar a tendinite no pé de acordo com sua causa.

Pessoas que tiveram tendinite por causa de esforços físicos ou atividades de impacto devem evitá-las e reeducar a utilização dos pés nessas atividades até que a recuperação esteja completa, com os tendões suportando as atividades sem sofrerem qualquer tipo de sobrecarga ou lesão.

A fisioterapia também pode ser uma aliada no tratamento da tendinite no pé, principalmente nos casos em que a inflamação se originou por causa do enfraquecimento muscular e dos tendões, pois os exercícios programados atuarão no fortalecimento dessas estruturas.

Cirurgia para tendinite no pé

A cirurgia é uma opção de tratamento para os casos mais graves de tendinite no pé, quando há lesão nos tendões, ou para os casos em que os sintomas são muito incômodos e não cessaram com tratamentos conservadores. Também pode ser indicada de acordo com o  tipo de atividade que a pessoa realiza.

O tipo de cirurgia a ser realizado dependerá do tendão afetado e da extensão da lesão. De maneira geral é realizado o reparo do tendão e remoção de todo tecido tendíneo de má qualidade. Em casos em que há degeneração severa do tendão, pode ser necessária a substituição do tendão por enxerto tendíneo de outra localidade. Em casos em que o desgaste do tendão ocorre devido a alguma deformidade do pé, essa deformidade também pode necessitar de correção.

Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

SAITO, Guilherme Honda. Minimally Invasive Tenodesis For Peroneus Longus Tendon Rupture. World Journal of Orthopaedics. 2020.

SAITO, Guilherme Honda. Minimally Invasive Approach for the Reconstruction of the Peroneal Brevis Tendon Using Semitendinosus Autograft. Technique in Foot and Ankle Surgery. 2019.

SAITO, Guilherme Honda. Reconstruction of the Peroneus Brevis Tendon Tears with Semitendinosus Tendon Autograft. Case Report Orthopaedics. 2020.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.