Cirurgia de alta complexidade demanda um tempo de recuperação longo, mas é capaz de restaurar a capacidade funcional do tornozelo e manter sua mobilidade
A artroplastia total do tornozelo é um tratamento cirúrgico indicado para casos graves de osteoartrose, ou seja, pacientes que tiveram, por algum motivo, uma degeneração da cartilagem articular do tornozelo.
Basicamente, a técnica consiste na substituição da articulação doente por uma prótese metálica capaz de restaurar a capacidade funcional do tornozelo e manter sua mobilidade.
Por ser uma cirurgia de alta complexidade deve ser conduzida por um ortopedista especialista na técnica, sendo comum surgirem muitas dúvidas sobre o procedimento, entre elas, qual o tempo de recuperação da prótese de tornozelo, assunto que trataremos a seguir.
Quando é necessária uma prótese de tornozelo?
A artroplastia total do tornozelo é recomendada para pacientes que apresentam um quadro grave de artrose no tornozelo, ou seja, que apresentam desgaste da superfície articular. Como consequência, o atrito ósseo causa sintomas como:
- Dor no apoio do pé no solo ou à movimentação do tornozelo;
- Inchaço;
- Dificuldade para caminhar ou praticar atividades esportivas;
- Diminuição da mobilidade;
- Deformidade do tornozelo.
Quando os tratamentos conservadores não demonstram os resultados esperados para alívio dos sintomas e retomada da qualidade de vida, a prótese de tornozelo é uma opção para pacientes que desejam manter a mobilidade do tornozelo.
Saiba se a prótese de tornozelo é indicada para seu caso!
Como a artroplastia total do tornozelo funciona?
Apesar do tempo de recuperação da prótese de tornozelo ser relativamente longo, a cirurgia é capaz de aliviar significativamente os sintomas do paciente. O objetivo da cirurgia é remover as áreas de cartilagem desgastadas e substituí-las por componentes metálicos. A prótese é formada por três componentes, sendo um na tíbia, outro no tálus e um de polietileno, que faz a articulação entre os outros dois componentes metálicos.
A cirurgia é muito bem estabelecida mundialmente e apresenta grande eficácia na manutenção da mobilidade do tornozelo e alívio da dor, já que não há mais atrito ósseo.
Qual é o tempo de recuperação da prótese de tornozelo?
O tempo de recuperação da prótese de tornozelo deve ser rigorosamente respeitado, pois trata-se de uma cirurgia complexa. Inicialmente, deve-se usar uma bota imobilizadora e o paciente é instruído a não apoiar o pé operado no chão por 4 semanas. Após esse período, o paciente pode iniciar o apoio do pé no chão com o auxílio de muletas e bota imobilizadora.
Na sexta semana após a cirurgia, o uso de muletas não é mais obrigatório, enquanto o uso do imobilizador é liberado após 8 semanas da cirurgia. A partir de então, a bota imobilizadora pode ser substituída por um tênis rígido para garantir alguma estabilidade ao tornozelo, que deve ser utilizado por mais um mês.
O tempo de recuperação da prótese de tornozelo ainda envolve sessões de fisioterapia para ganho de força muscular e manutenção da mobilidade. A recomendação é de que os exercícios se iniciem por volta de 2 a 3 semanas após a cirurgia e continuem por pelo menos 4 meses.
A melhora é sentida gradualmente, sendo que no terceiro mês em geral é possível exercer atividades diárias, mas ainda com algumas limitações de marcha. Depois de 6 meses, em geral o paciente apresenta ótima função para atividades diárias e um bom padrão de marcha. Mas podemos dizer que o tempo de recuperação da prótese de tornozelo é de até um ano, pois a melhora continua sendo gradual durante todo esse período.
Cuidados após a artroplastia total do tornozelo
É essencial que o paciente siga todas as instruções pós-operatórias, cumprindo a reabilitação conforme orientado para evitar qualquer tipo de complicação após a cirurgia de prótese de tornozelo.
Quem é o especialista em artroplastia total do tornozelo?
A artroplastia total do tornozelo é um procedimento bastante específico e complexo, com muitos detalhes que são extremamente importantes para um bom resultado e para uma vida útil maior da prótese. Por esses motivos, o procedimento deve ser realizado somente por ortopedistas especialistas em pé e tornozelo que tiveram um treinamento específico para a realização da artroplastia total do tornozelo.
O Dr. Guilherme Honda realizou um fellowship de um ano no Hospital for Special Surgery, em Nova York, o principal hospital ortopédico dos EUA e um dos hospitais onde mais se realiza próteses de tornozelo no mundo. Além disso, é o ortopedista brasileiro com maior número de publicações científicas em revistas internacionais sobre o tema, tendo inclusive recebido prêmios em congressos pelo seu trabalho realizado com as próteses de tornozelo.
Para saber mais sobre o tempo de recuperação da prótese de tornozelo e outras informações sobre o procedimento, agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot and Ankle International 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot and Ankle Surgery 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.
Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.
Honda Saito, Guilherme et al. Cadaveric Gait Simulation of the Effect of Subtalar Arthrodesis on Total Ankle Replacement Kinematics. Foot Ankle International 2022.
Honda Saito, Guilherme. Sagittal Tibiotalar Alignment May Not Affect Functional Outcomes in Fixed-Bearing Total Ankle Replacement: A Retrospective Cohort Study. HSS J. 2020.
Honda Saito, Guilherme. Knee Kinetics and Kinematics in Patients With Ankle Arthroplasty and Ankle Arthrodesis. HSS J. 2022.