Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas do neuroma de Morton

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 6 maio, 2024

Espessamento dos nervos digitais pode causar fortes dores na parte da frente do pé

O neuroma de Morton é uma doença do pé que acomete principalmente mulheres a partir dos 30 anos, mas a condição também pode se desenvolver em homens, especialmente naqueles mais ativos e que praticam atividades de impacto regularmente.

A principal característica do neuroma de Morton é um espessamento dos nervos digitais, que se localizam entre os dedos dos pés. O problema ocorre devido ao excesso de sobrecarga mecânica na região da almofada do pé, que fica na parte da frente, causando uma fibrose perineural – um espessamento devido ao atrito entre esses nervos na região entre o terceiro e quarto dedo.

O aumento de volume dos nervos forma um nódulo, chamado de Neuroma de Morton. Apesar do nome assustar alguns pacientes, essa é uma alteração benigna que não tem nenhuma relação com câncer. Apesar disso, os sintomas do neuroma de Morton podem ser bastante incômodos e dolorosos, como veremos com mais detalhes a seguir.

Quero tratar o neuroma de Morton!

Principais sintomas do neuroma de Morton

O principal sintoma do neuroma de Morton é uma dor na parte da frente do pé, principalmente entre o terceiro e quarto dedo. Essa dor pode ser sentida como uma sensação de choque ou queimação, podendo irradiar para esses dedos. Em outros casos, a dor pode ser um pouco mais difusa na região da frente do pé, sendo difícil distinguir sua localização exata. Pode também haver dormência dos dedos. Menos comumente, o problema pode acometer a região entre o 2º e 3º dedos, ou ainda mais raramente entre o 4º e o 5º dedos.

Os sintomas do neuroma de Morton são agravados quando a pessoa anda descalça, quando realiza atividades de impacto que exijam o apoio na ponta do pé ou com o uso de sapatos de bico fino ou salto alto. Isso acontece porque o salto alto provoca uma sobrecarga na região do antepé, local onde estão os nervos digitais, enquanto os calçados apertados promovem a compressão do neuroma e pioram o quadro de quem já possui a patologia.

É relativamente comum também a associação do Neuroma de Morton com sinais de sobrecarga mecânica do antepé, como o aparecimento de calos na região da almofada do pé.

Atente-se aos sintomas do Neuroma de Morton. Entre em contato!

Como é feito o diagnóstico do neuroma de Morton?

O diagnóstico do neuroma de Morton é predominantemente clínico, baseado nos relatos do paciente sobre as características da dor, os momentos em que ela ocorre e se ela é agravada ou não com o uso de calçados inadequados.

No exame físico, o ortopedista especialista em pé e tornozelo realiza a palpação do antepé, juntamente com alguns testes diagnósticos específicos, como o teste de Mulder. Esse exame faz uma compressão nas laterais do pé para verificar a presença de dores compatíveis com os sintomas de neuroma de Morton.

Para confirmar o diagnóstico, o médico em geral irá solicitar exames de imagem, tais como a ultrassonografia ou a ressonância magnética, sendo que este último é mais indicado para avaliar a localização exata e a extensão do neuroma de Morton. As radiografias dos pés com carga em geral também são úteis para avaliar a presença de fatores anatômicos que podem contribuir para o aparecimento do neuroma.

Qual profissional procurar nestes casos?

Para aliviar os sintomas do neuroma de Morton e melhorar a qualidade de vida, o paciente deve procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para obter o tratamento adequado.

Na maioria dos casos, o tratamento conservador é eficiente para controlar o problema e pode ser feito com medidas, como:

  • Ajuste de calçados;
  • Confecção de palmilhas sob medida;
  • Exercícios de fisioterapia;
  • Uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios;
  • Infiltrações em casos selecionados.

Quando o tratamento clínico não apresenta resultados satisfatórios, a cirurgia para a remoção do neuroma pode ser indicada, sendo um tratamento bastante eficaz no tratamento dessa patologia.

Dr. Guilherme Honda para o tratamento de neuroma de Morton

O Dr. Guilherme Honda é ortopedista especializado em pé e tornozelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo. Em sua trajetória profissional, já publicou dezenas de artigos científicos em renomadas revistas internacionais, com premiações em congressos especializados da área, inclusive internacionalmente.

O Dr. Guilherme Honda alia uma sólida formação técnica e científica com um atendimento humanizado e individualizado de acordo com as características de cada paciente.

Para mais informações sobre os sintomas do neuroma de Morton, agende a sua consulta com o Dr. Guilherme Honda.

 

Fonte:

Dr. Guilherme Honda Saito

Di Caprio F et al. Morton’s interdigital neuroma of the foot: A literature review. Foot Ankle Surg. 2018 Apr;24(2):92-98. doi: 10.1016/j.fas.2017.01.007.

Valisena, S. et al. Treatment of Morton’s neuroma: A systematic review. Foot and Ankle Surgery 2018.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.