Entenda quanto tempo leva e os principais cuidados que devem ser tomados na recuperação da cirurgia de joanete
Hálux valgo, também chamado joanete é uma deformidade da estrutura óssea do pé que é bastante visível na base do dedão (hálux) que, além de deixar a região com uma protuberância, desvia seu eixo em relação aos outros dedos. Diversos fatores podem causar o problema, como uso de calçados inadequados, herança genética, doenças congênitas ou hiperfrouxidão ligamentar.
Apesar de existirem estratégias conservadoras que aliviam os sintomas de dor e desconforto do joanete, somente o tratamento cirúrgico é capaz de corrigir a deformidade óssea. O procedimento em geral é seguro e eficaz, podendo na maioria dos casos ser realizado por um método minimamente invasivo chamado cirurgia percutânea, em que toda a correção é feita através de pequenos furos na pele.
Para que os resultados desejados sejam alcançados, é fundamental seguir todas as recomendações durante a recuperação da cirurgia de joanete. Muitos pacientes se questionam sobre os cuidados e por quanto tempo eles devem ser seguidos. Entenda mais a seguir.
Quando a cirurgia de joanete é necessária?
A cirurgia de joanete tem como finalidade reposicionar os ossos para corrigir a alteração estrutural do hálux valgo, minimizando a deformidade visível e o desconforto causado por ela. A cirurgia nunca é obrigatória, porém é a única forma de corrigir a deformidade óssea.
Isso quer dizer que, inicialmente, podem ser adotadas estratégias para minimizar sintomas dolorosos e desconfortáveis causados pelo joanete por meio do ajuste de calçados — que devem ser mais firmes e amplos —, uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias e adequação de atividades físicas.
No entanto, em muitos casos, apenas estratégias conservadoras não são suficientes para minimizar o desconforto causado pela alteração. Nesses casos, a cirurgia pode ser considerada como meio de devolver a qualidade de vida ao paciente.
Realize a cirurgia de joanete com um ortopedista especialista!
Joanete: como é realizada a cirurgia?
Como mencionado anteriormente, a maioria das cirurgias de joanete pode ser realizada pelo método percutâneo, através de pequenos furos na pele. Com o paciente sob raquianestesia ou anestesia local, são feitas pequenas incisões na pele. Através delas, são inseridos pequenos instrumentos chamados fresas para que o cirurgião realize os cortes e correções nas estruturas ósseas e tendíneas.
Finalizado o procedimento — que é, na maioria das vezes, relativamente rápido —, e com as incisões devidamente fechadas com pontos, o paciente já precisa iniciar os cuidados da recuperação da cirurgia de joanete, já que na maioria dos casos ele pode receber alta do hospital e apoiar os pés no chão no mesmo dia.
Quanto tempo leva a recuperação da cirurgia de joanete?
Uma das principais dúvidas dos pacientes é sobre o tempo de recuperação da cirurgia de joanete. Isso porque esse período envolve uma série de cuidados e restrições que devem ser seguidos para que os resultados desejados sejam atingidos. Além disso, as pessoas desejam saber quando podem retornar às suas atividades.
Logo após a cirurgia percutânea, o paciente já é autorizado a apoiar os pés no chão com o uso de sandálias ortopédicas específicas para esse fim. Isso facilita a realização de pequenos deslocamentos, como para ir ao banheiro ou se locomover pela casa. Essa sandália deve ser mantida por pelo menos 6 semanas após a cirurgia. Nesse período, o paciente deve realizar repouso relativo, evitando atividades que demandem deslocamentos excessivos ou qualquer tipo de impacto. Essa restrição nas primeiras semanas é necessária para permitir a consolidação dos cortes ósseos realizados durante a cirurgia.
Tenha um pós-operatório tranquilo. Realize a cirurgia com o Dr. Guilherme Honda!
A partir da 6ª semana após a cirurgia, o paciente em geral é autorizado a utilizar calçados convencionais de solado rígido, e já pode realizar atividades cotidianas de baixo impacto. Durante todo o período de recuperação, o paciente é acompanhado no consultório periodicamente. A liberação total para as atividades, incluindo as de impacto, costuma levar de 3 a 4 meses a partir da cirurgia, período no qual se observa a consolidação total dos ossos nas radiografias.
Vale ressaltar que o tempo de recuperação da cirurgia de joanete pode variar para cada paciente, de acordo com o tipo de cirurgia realizada, a velocidade de recuperação do organismo de cada pessoa e a demanda funcional do paciente.
Cuidados no pós-operatório
Para entender melhor sobre o tempo de recuperação da cirurgia de joanete, precisamos conhecer os principais cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. Esses cuidados se iniciam logo após a cirurgia, já que o paciente na maioria das vezes pode voltar para casa e pisar no chão no mesmo dia do procedimento.
Nesse sentido, os principais cuidados na recuperação da cirurgia de joanete são:
- Manter os pés para cima nos primeiros dias após a cirurgia;
- Fazer acompanhamento semanal com o cirurgião no primeiro mês para analisar o alinhamento do pé e refazer os curativos, mantendo a correção óssea;
- Usar sandália ortopédica especial e manter repouso relativo (pisando no chão apenas para realizar atividades simples do cotidiano) por um período de cerca de um mês e meio;
- Após um mês e meio, passar a utilizar um calçado firme com características específicas para atividades cotidianas até haver a consolidação óssea completa;
- Aguardar a consolidação óssea total e liberação médica para realização de atividades de impacto.
A realização de atividades de impacto só pode ser retomada a partir da liberação médica. Em alguns casos, já é possível a partir de três meses após a cirurgia. Além disso, durante o período de recuperação da cirurgia de joanete, podem ser realizadas sessões de fisioterapia que podem auxiliar e acelerar o processo.
Entre em contato com o Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta.
Fontes: