Com a evolução da tecnologia e design da prótese de tornozelo ao longo das décadas, atualmente esse procedimento pode ser realizado com segurança, e com expectativa de ótima durabilidade.
A artrose no tornozelo é uma doença degenerativa, causada pelo atrito entre os ossos na articulação devido ao desgaste da cartilagem. Essa condição causa muitas dores e dificuldade de movimentação. Em alguns casos ela pode ser tratada cirurgicamente por meio da artroplastia total de tornozelo, que consiste na substituição de parte dos ossos desgastados por uma prótese metálica.
A prótese colocada na artroplastia total do tornozelo possibilita que o paciente tenha mobilidade na articulação, fazendo com que ele recupere a qualidade de vida. Entretanto, os materiais da prótese de tornozelo podem sofrer desgaste com o tempo, eventualmente levando a necessidade de substituição. Entenda, nesta publicação, quanto tempo dura uma prótese de tornozelo e quais cuidados devem ser tomados para aumentar sua durabilidade.
Para quem é indicada a prótese de tornozelo?
A prótese no tornozelo é um dispositivo metálico articulado que substitui a parte desgastada da articulação em consequência da artrose. É indicada aos pacientes com manifestação grave da artrose, em que os tratamentos conservadores não são capazes de melhorar os sintomas adequadamente.
Por ser uma cirurgia que modifica a estrutura da articulação, é preciso levar em consideração outros fatores para indicar sua realização, como a idade do paciente, gravidade da doença, estado geral de saúde e o tempo de duração de uma prótese no tornozelo.
Qual a duração de uma prótese de tornozelo?
Cada paciente pode lidar com a prótese de tornozelo de formas diferentes. Por isso, para responder à pergunta “quanto tempo dura uma prótese de tornozelo?” é preciso levar em consideração alguns fatores, como:
- Idade do paciente;
- Tipo de atividade que a pessoa realiza (trabalho, esportes, entre outros);
- Condições do tornozelo no momento da cirurgia;
- Doenças associadas, entre outros.
A indicação adequada pelo médico especialista, ao se escolher pacientes com perfil adequado para realização da artroplastia total do tornozelo, irá determinar quanto tempo dura uma prótese de tornozelo. É também fundamental que o paciente tome todos os cuidados necessários para se preservar a prótese ao máximo, além da realização de avaliações periódicas para se prevenir eventuais problemas com a prótese.
Estudos demonstram que cerca de 85% dos pacientes que se submetem à artroplastia total do tornozelo ainda estão com a prótese em bom estado depois de 9 anos da cirurgia. Isso mostra que o tempo de duração de uma prótese no tornozelo pode ser relativamente longo, mas, como dito, depende de características individuais do paciente
Como é a recuperação dos pacientes submetidos à técnica?
Outra questão muito importante para se entender quanto tempo dura uma prótese de tornozelo é o período de recuperação. Isso porque, quando as recomendações são seguidas adequadamente desde o pós-operatório, a prótese pode se manter com qualidade por um período maior, desde que as outras condições do paciente também sejam favoráveis.
No primeiro mês após a artroplastia total do tornozelo, é importante que o paciente fique sem apoiar o pé no chão. Após um mês, é iniciada a introdução de carga, com o paciente podendo apoiar o pé no chão com o auxílio de muletas. Depois de um mês e meio, dependendo da evolução da recuperação, já é possível pisar sem muletas.
Após 2 meses de cirurgia, já é possível retirar a bota imobilizadora e o paciente pode caminhar usando um tênis rígido. Durante esse período, o paciente deve realizar sessões de fisioterapia, visando a recuperação da força muscular e ganho de movimento do tornozelo. A recuperação total da cirurgia, com recuperação plena das funções, pode levar até 6 meses.
Cuidados com a prótese de tornozelo
É muito comum que os pacientes, ao se depararem com a indicação de artroplastia, cheguem ao médico com a pergunta “quanto tempo dura uma prótese no tornozelo?”. Como vimos, diversos fatores ligados ao paciente podem ter influência nesse período.
Entretanto, ao se pensar em quanto tempo dura uma prótese de tornozelo, é importante ter em mente também que alguns cuidados precisam ser tomados para evitar o desgaste precoce da prótese. São cuidados que envolvem diretamente a movimentação e o impacto sofridos pela articulação do tornozelo.
Por isso, é importante evitar a prática de esportes de alto impacto para essa articulação, como futebol, vôlei, basquete e corridas. Em compensação, é possível continuar praticando esportes que representem menor impacto, como ciclismo, caminhada e natação. A grande maioria dos exercícios de academia também podem ser realizados com segurança e sem prejuízo a prótese.
Também é fundamental que o procedimento seja realizado por um ortopedista especializado, acostumado com a realização desse tipo de procedimento, por se tratar de uma cirurgia detalhista e de alta complexidade. Pequenos detalhes na colocação da prótese podem comprometer significativamente sua durabilidade.
O Dr. Guilherme Honda é considerado referência no assunto, sendo o ortopedista brasileiro com o maior número de publicações nas mais importantes revistas científicas internacionais sobre o tema. Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!
Fontes:
SAITO, Guilherme Honda et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot Ankle International 2018. doi:10.1177/1071100718764107.
SAITO, Guilherme Honda et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techniques in Foot Ankle Surgery. 2018. doi:10.1097/BTF.0000000000000198.