Entenda o que faz o ortopedista, quais doenças ele trata e quando você deve buscar a ajuda médica desse profissional.
Uma dúvida muito comum entre os pacientes é quando se deve procurar um ortopedista. Isso acontece devido à diversidade de médicos e profissionais da área de saúde com atuação parecida e, muitas vezes, convergentes, como é o caso do ortopedista, reumatologista, vascular, fisiatra, neurologista, entre outros.
Além disso, por acharem que a dor apresentada trata-se de algo simples e sem gravidade, muitos pacientes decidem esperar para procurar o profissional e adotam medidas caseiras para aliviar os sintomas. Mas nem sempre essa é a melhor recomendação.
A seguir, você conferirá o que faz um ortopedista, quais doenças ele trata e quando deve procurar a ajuda desse profissional especialista.
O que faz um médico ortopedista?
O ortopedista é o médico especialista na saúde do sistema locomotor humano. Ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas e enfermidades deste sistema, como disfunções e lesões que atingem ossos, músculos, tendões, ligamentos, nervos e articulações.
Todo ortopedista na residência médica obrigatoriamente recebe treinamento cirúrgico e, portanto, se enquadra como cirurgião. Atende pacientes de todas as faixas etárias e pode atuar em conjunto com outros profissionais da saúde, como o fisioterapeuta.
Além disso, o ortopedista pode se especializar em uma determinada parte do corpo, como coluna, joelho, ombro, quadril, mãos, pés e tornozelos, entre outras.
O dia a dia de um ortopedista é caracterizado pelas seguintes atividades:
- Realização de consultas com coleta da história clínica e exame físico;
- Solicitação de exames;
- Diagnósticos;
- Elaboração e acompanhamento de tratamentos;
- Prescrição de medicamentos;
- Recomendação de medidas preventivas;
- Encaminhamento a outros especialistas;
- Realização de cirurgias;
- Realização de trabalhos científicos
- Realização de aulas e palestras em cursos e congressos.
Quais doenças são tratadas por um ortopedista?
São diversos os problemas e enfermidades que afetam o sistema locomotor humano e, portanto, são tratados pelo ortopedista. Entre essas doenças, destacam-se as mencionadas abaixo.
- Fraturas: fratura de ossos é um dos principais problemas atendidos pelo ortopedista.
- Ruptura de ligamentos: o rompimento das estruturas que unem os ossos causa muita dor e dificuldade ao realizar movimentos. A depender do caso, a cirurgia pode ser recomendada.
- Artrose: doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, podendo prejudicar os movimentos do paciente e causar dor severa. Pode estar associada a traumas, doenças inflamatórias, idade e fatores genéticos.
- Tendinite: é uma inflamação dos tendões que unem os ossos e os músculos. Pode estar associada a sobrecarga mecânica, fatores genéticos, idade e esforços repetitivos.
- Bursite: Caracterizada pela inflamação das bursas, pequenas bolsas que amenizam o impacto entre as articulações. Assim como a tendinite, pode estar associada a sobrecarga mecânica e esforços repetitivos.
Além dessas, há outras doenças que levam o paciente a procurar um ortopedista, como:
- Entorses;
- Fasceíte plantar;
- Joanete;
- Pé cavo;
- Pé chato;
- Deformidades dos dedos;
- Alterações na pisada;
- Ruptura de tendões;
- Neuroma de Morton.
Quando devo procurar um ortopedista de pé e tornozelo?
É bastante comum que os pacientes apresentem dúvidas sobre quando procurar um ortopedista. Elas geralmente surgem porque as pessoas não sabem ao certo o que faz esse profissional e quais os problemas de saúde ele atende.
Todas as enfermidades citadas acima são condições nas quais o paciente pode procurar um ortopedista, assim como qualquer problema relacionado à locomoção e movimentação, seja congênito, traumático ou que se desenvolva ao longo da vida.
Além disso, o paciente pode procurar um ortopedista após sofrer qualquer trauma, queda ou ao apresentar os seguintes sintomas:
- Dores frequentes em ossos, músculos ou articulações;
- Dores que se manifestam ao realizar movimento específico;
- Dores constantes na coluna;
- Dificuldade de locomoção;
- Limitações nos movimentos;
- Redução da flexibilidade;
- Rigidez matinal;
- Deformidades;
- Formigamentos;
- Sensação de calor nas articulações;
- Inchaço nos membros do corpo;
- Preventivamente a fim de evitar lesões.
Para procurar um ortopedista, não é necessário que o paciente se consulte primeiro com o clínico geral nem com o ortopedista generalista, podendo buscar diretamente o atendimento com o ortopedista especialista.
Entre em contato com o Ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!
Fontes: