Fale conosco pelo WhatsApp

Qual o tratamento para o esporão?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 21 outubro, 2022

Condição que atinge grande parcela da população, o tratamento para o esporão é feito com alongamento e uso de calçados adequados.

O calcâneo, que é o maior osso do pé, localizado no calcanhar, pode sofrer com o aumento de um pequeno segmento ósseo. A esse crescimento dá-se o nome de esporão, um problema que atinge pessoas de todas as idades, desde atletas até idosos, e pode causar dores crônicas.

Continue a leitura e entenda o que é essa condição, os principais sintomas e quais as formas de tratamento para o esporão.

O que é o esporão?

O esporão é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo no calcâneo, o maior osso do pé. O crescimento anormal desse osso, em geral, é associado a uma inflamação crônica local, mais comumente a fascite plantar. Vale ressaltar que essa inflamação é a real fonte de dor, sendo o esporão apenas uma anormalidade óssea que se observa nesses casos, mas não a causa da dor propriamente dita.

Localizado na região do calcanhar, o esporão em geral não pode ser observado a olho nu, e por isso são necessários exames de imagem para um correto diagnóstico e para se determinar a melhor estratégia de tratamento para o esporão.

Entre os principais sintomas de esporão secundário a fascite plantar, encontram-se os seguintes:

  • Dor na sola do pé;
  • Dor intensa no calcanhar, similar a uma pontada ou uma facada, especialmente durante os primeiros passos do dia ou após longos períodos de repouso;
  • Dor que melhora ao repousar, mas piora ao realizar atividades como caminhar ou subir escadas;
  • Inflamação na região;
  • Piora da dor ao se andar descalço ou com sandálias finas.

Entre as principais causas do esporão estão a falta de alongamento, a realização de atividades de alto impacto, uso de calçados inadequados e sobrepeso.

O uso de calçados inadequados, com sola maleável e que não amortecem as colisões com o solo durante o caminhar, também pode prejudicar o tratamento do esporão. Andar frequentemente descalço, especialmente pela manhã, também pode atrapalhar a recuperação.

O esporão raramente atinge crianças e adolescentes, sendo mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Contudo, é bastante comum em esportistas, como jogadores de futebol, devido à pressão intensa gerada nos pés pela prática das atividades.

Qual o tratamento para o esporão?

Existem diferentes tipos de tratamento para o esporão, recomendados de acordo com a gravidade dos sintomas e condições de saúde do paciente.

Na maioria dos casos, não se trata de uma condição grave, sendo indicadas medidas caseiras para o alívio dos sintomas e o tratamento do esporão. Confira algumas das opções de tratamento:

  • Repouso, mantendo os pés elevados;
  • Massagem local;
  • Alongamentos;
  • Órteses noturnas;
  • Compressa de gelo.

Para casos mais graves e quando os outros tratamentos para o esporão não apresentam resultados, podem ser recomendados outros procedimentos, como terapias com ondas de choque ou infiltração local. Raramente a cirurgia é necessária.

Confira a seguir algumas das principais opções de tratamento para o esporão:

Medicamentos

O médico pode receitar medicamentos anti-inflamatórios, tanto em comprimidos quanto em forma de pomada, para a redução da inflamação e alívio da dor. A automedicação nunca é recomendada, pelo risco que traz de acordo com as condições de saúde do paciente.

Alongamentos e fisioterapia

O acompanhamento por um profissional de fisioterapia e a realização de exercícios de alongamento podem ser recomendados pelo médico e são eficientes opções de tratamento para o esporão. Para casos de dor crônica, em que os sintomas persistem por mais de seis meses, podem ser aplicadas ondas de choque no local.

Ajuste de calçados

Calçados com solado excessivamente flexível sobrecarregam a fáscia plantar, piorando as dores do esporão. Por esse motivo, recomenda-se o uso de calçados de solado firme e robusto, que evita o tensionamento excessivo da fáscia plantar, aliviando as dores e evitando a inflamação.

Palmilha ortopédica

Em alguns casos, o esporão pode ser causado por deformidades nos pés ou postura incorreta. Nesses casos, pode ser recomendado o uso de palmilha ortopédica. Essa palmilha tem a função de ajustar a forma da pisada do paciente, distribuindo a pressão exercida no calcanhar para toda a base no pé, de modo a aliviar as dores.

Ondas de choque

Casos de dores refratárias ao tratamento tradicional, onde as dores se tornam persistentes, podem ser elegíveis para o tratamento com ondas de choque.

Entre em contato com o Ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

Dr. Guilherme Honda

Neufeld SK et al. Plantar fasciitis: Evaluation and treatment. J Am Acad Orthop Surg. 2008.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.