Os 2 problemas estão muito correlacionados, e frequentemente ocorrem simultaneamente. Entenda a diferença entre fascite plantar e esporão
Tanto a fascite plantar quanto o esporão são problemas que acometem os pés, principalmente a região do calcanhar. São frequentemente observadas em conjunto, já que são problemas correlacionados. Por esse motivo costumam ser confundidas uma com a outra, ainda que tecnicamente sejam alterações distintas. Mas qual a diferença entre esporão e fascite plantar?
Continue a leitura e entenda o que é fascite plantar e esporão, e saiba como identificar a diferença entre esses dois problemas.
O que é fascite plantar?
A fascite plantar é uma inflamação que atinge a fáscia plantar, um tecido fibroso que recobre a musculatura da sola dos pés, do calcanhar às pontas dos dedos. Essa inflamação é a principal causa de dores no calcanhar e atinge desde atletas até pessoas com um estilo de vida sedentário.
As dores podem ser sentidas especialmente no calcanhar. São relatadas como pontadas, e são mais frequentes e intensas pela manhã, durante os primeiros passos do dia. Também podem ocorrer ao se levantar após longos períodos sentado, ao subir e descer escadas ou ao permanecer muito tempo em pé. Inchaço nos pés e sensação de queimação são sintomas menos frequentes.
O que é esporão?
O esporão de calcâneo, ou simplesmente esporão, é um pequeno crescimento ósseo no calcanhar. Em geral o esporão não causa dor, a não ser que haja inflamação dos tecidos vizinhos (especialmente a fascite plantar). O esporão pode ser visto em radiografias, observando-se uma espécie de espícula óssea na região do calcanhar.
Principais diferenças entre as duas patologias
A dor no calcanhar e sola do pé é uma condição bastante comum na população, além de ser um dos principais motivos da busca pelo atendimento ortopédico. Os sintomas que afetam os pés podem ter diferentes causas, mas a fascite plantar e o esporão são as condições mais frequentes.
Como dito, por serem frequentemente observados em conjunto, a fascite plantar e o esporão são confundidos. Isso ocorre porque a inflamação crônica da fáscia plantar acaba gerando o crescimento ósseo na base do calcanhar (esporão). Dessa forma, a fascite plantar leva ao aparecimento do esporão. Logo, apesar de haver uma diferença técnica entre esporão e fascite plantar, os 2 achados fazem parte da mesma doença.
Vale ressaltar que a dor do calcanhar na maioria dos casos é causada pela inflamação tecidual da fascite plantar. O esporão, apesar de ter uma aparência às vezes assustadora no raio-x, não costuma ser fonte de dor ao paciente, e, portanto, não precisa ser removido.
Onde encontrar um ortopedista especializado em pé e tornozelo?
Muitos pacientes que sofrem com esporão ou fascite plantar preferem ignorar o problema e tentar prosseguir com a rotina, adiando a consulta com o especialista. Contudo, a dor crônica nos pés pode dificultar as atividades do dia a dia e interferir na postura do paciente, principalmente ao caminhar. Com o tempo, a alteração na postura pode prejudicar não só os pés, mas todo o corpo do paciente, como joelho, quadril e coluna, causando outros problemas.
A avaliação de um ortopedista especializado em pé e tornozelo é fundamental no diagnóstico correto da patologia. Outras doenças podem acometer a mesma região dos pés, sendo importante a avaliação do especialista para a realização do diagnóstico e tratamento corretos.
Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!
Fontes
DiGiovanni BF et al. Tissue specific plantar fascia stretching enhances outcomes chronic heel pain. J Bone Jt Surg. 2003.
Neufeld SK, Cerrato R. Plantar fasciitis: Evaluation and treatment. J Am Acad Orthop Surg. 2008;16(6):338-346. doi:10.5435/00124635-200806000-00006