Fale conosco pelo WhatsApp

Pé reumatoide: sintomas e tratamentos

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 10 abril, 2023

Conheça a condição associada à artrite reumatoide, que pode causar deformidades e dores limitantes ao paciente

O pé reumatoide é uma das condições que pode acometer a complexa estrutura dos pés, que inclui inúmeros ossos e articulações, bem como tendões, nervos e ligamentos.

O comprometimento da qualidade de vida do paciente em decorrência do quadro de pé reumatoide e o agravamento da condição na ausência de tratamento adequado deve motivar a busca imediata de auxílio médico. Conheça a seguir as características e sintomas dessa patologia.

Quero tratar o pé reumatoide!

O que é pé reumatoide?

O pé é uma das estruturas corporais que mais sofrem sobrecarga mecânica ao longo dos anos, razão pela qual existem diferentes patologias que podem se manifestar.

O pé reumatoide é causado justamente por um quadro crônico de inflamação nas articulações decorrente da artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença do sistema imune que desencadeia um processo inflamatório crônico nas articulações, levando à lesão das cartilagens articulares e desenvolvimento de deformidades. O pé é uma das partes do corpo mais acometidas pela doença, levando ao quadro do pé reumatoide.

No pé reumatoide, ocorrem alterações degenerativas das cartilagens articulares, condição que pode acometer diferentes articulações, como os dedos, a Lisfranc, calcâneo e tornozelo.

Diagnóstico e tratamento especializado com o Dr. Guilherme Honda.

Quais as causas do pé reumatoide?

A causa do desenvolvimento do quadro da artrite reumatoide e do pé reumatoide não é conhecida, mas acredita-se que pode estar associada a fatores genéticos e à exposição a fatores ambientais. A artrite reumatoide acomete mais mulheres do que homens.

Artrite reumatoide

O pé reumatoide é uma condição majoritariamente associada à artrite reumatoide, doença autoimune de caráter crônico e que, atualmente, não tem cura, apenas tratamentos para conter o avanço da condição e manifestação dos sintomas.

A artrite ocorre devido a uma resposta imunológica indevida na qual as células de defesa do organismo atacam as articulações, causando a degradação progressiva dos tecidos cartilaginosos.

Além dos pés e tornozelos, a artrite reumatoide pode acometer também o tecido conjuntivo de múltiplas articulações, como das mãos, cotovelos, joelhos, ombros e coluna.

Diferentemente do que ocorre na artrose, na qual os sintomas são localizados em uma articulação, os casos de artrite reumatoide são poliarticulares, ou seja, afetam múltiplas articulações simultaneamente.

Principais sintomas

Na maioria dos casos, os quadros de pé reumatoide acometem as articulações dos dois pés, manifestando sintomas, como:

  • Dor exacerbada nos pés, especialmente durante atividades;
  • Perda da mobilidade e flexibilidade das articulações, com rigidez local;
  • Inchaços nas regiões acometidas;
  • Vermelhidão;
  • Calor local;
  • Deformidade visível do pé e do tornozelo, com formação de calos.

Esses sintomas também podem se manifestar simultaneamente em outras articulações do corpo. A avaliação médica é indispensável para confirmação do diagnóstico e início do tratamento.

Reconhece esses sintomas? Entre em contato!

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico do pé reumatoide, assim como da artrite reumatoide, é feito com base no conjunto da história clínica, do exame físico e de exames laboratoriais e de imagem.

Tratamento para pé reumatoide

O tratamento da artrite reumatoide deve ser conduzido inicialmente pelo reumatologista, especialista responsável por medidas que diminuam a inflamação local e controlem a doença.

Uma vez que se identifiquem deformidades ou dores características do pé reumatoide, o acompanhamento pelo ortopedista especialista em pé e tornozelo se torna fundamental. A definição do tratamento para o pé reumatoide vai depender da articulação acometida e nível de comprometimento articular. Em geral, em casos menos graves, podem ser prescritas abordagens mais conservadoras, como ajuste de calçados, adequação de atividades físicas, uso de medicações ou infiltrações.

Casos cirúrgicos para o pé reumatoide

Quando o quadro de pé reumatoide é mais grave, como em maiores deformidades articulares que comprometam a mobilidade do paciente e afetem diretamente sua qualidade de vida, sem que haja a possibilidade de controle dos sintomas por meio do tratamento conservador, é recomendada a abordagem cirúrgica.

Quando são acometidas as articulações do tornozelo, pode ser realizada a artrodese ou artroplastia total do tornozelo.

Em casos em que o hálux (dedão), a articulação de Lisfranc ou articulações da parte de trás do pé sejam acometidas, frequentemente é indicada a artrodese articular, ou seja, a fusão desses ossos.

Caso seja necessário recorrer à cirurgia para correção do pé reumatoide, é essencial que o paciente tenha o acompanhamento do reumatologista no pré e no pós-operatório.

Pacientes com artrite reumatoide têm alterações na imunidade e utilizam medicações que interferem na cicatrização cirúrgica, aumentando o risco de infecções, o que demanda cuidados adicionais na recuperação.

Quanto antes se diagnostica e se inicia o tratamento, maiores são as chances de se controlar a doença e de se manter o pé com boa função. Por isso, é fundamental que seja realizado o mais cedo possível o acompanhamento do quadro pelo ortopedista especialista em pé e tornozelo e pelo reumatologista.

Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Dr. Guilherme Honda

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.