Fale conosco pelo WhatsApp

O que fazer para aliviar a dor no joanete?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 22 novembro, 2022

O joanete pode causar dores e incômodos que afetam a qualidade de vida do paciente. Saiba como aliviar a dor.

O hálux valgo ou joanete é um dos problemas ortopédicos mais comuns que acometem os pés. É mais frequente em mulheres, sendo que em torno de 90% dos casos o hálux valgo ocorre em pessoas do sexo feminino. Também é mais frequente em adultos e idosos, que costumam procurar o ortopedista para aliviar a dor no joanete.

Causado por um desalinhamento da estrutura óssea do pé, o joanete é uma saliência óssea que se forma na região de dentro do pé, próximo a base do dedão, podendo causar dor e dificuldade para utilização de calçados fechados. Alguns dos principais fatores para formação do joanete são: predisposição genética, uso constante de calçados inadequados, hiperfrouxidão ligamentar, traumas e artrite reumatoide.

Quero aliviar a dor do joanete!

Sintomas do joanete

Os sintomas do joanete variam de paciente para paciente, inclusive na intensidade. Contudo, os sinais e sintomas mais comuns são:

  • Saliência óssea na parte de dentro do pé, próximo a base do dedão
  • Desvio do dedão em direção aos demais dedos;
  • Dor na região da saliência óssea, especialmente durante atrito em calçados fechados;
  • Vermelhidão e inchaço na região da saliência óssea;
  • Deformidade dos dedos laterais;
  • Calosidades e dor na “almofada” da frente do pé.

Está com algum desses sintomas? Agende sua consulta!

Como aliviar a dor no joanete?

Somente quem sofre com esse problema sabe o quanto ele pode prejudicar as tarefas mais simples do dia a dia, o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, há algumas medidas que ajudam a aliviar a dor no joanete:

Use sapatos confortáveis

Uma das principais causas do joanete é o uso de sapatos de bico fino ou salto alto. Dessa forma, para aliviar a dor no joanete, principalmente ao caminhar, é recomendado o uso de sapatos confortáveis, com uma biqueira larga ou aberta, que dê mais espaço para os dedos.

Faça compressas geladas

Compressas frias sobre o joanete aliviam a dor e o inchaço na região. Essa medida é especialmente útil naqueles dias em que a pessoa ficou o dia inteiro de pé com calçados fechados, e por isso o joanete está especialmente inflamado. A aplicação dura cerca de 10 a 15 minutos e pode ser feita até 3 vezes ao dia. Mas atenção para não colocar o gelo diretamente em contato com a pele, uma vez que isso pode causar queimaduras.

Medicamentos receitados pelo médico

O médico poderá receitar remédios, como analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor, o inchaço e a vermelhidão causados pelo joanete. Também podem ser utilizados fármacos como pomadas anti-inflamatórias, que são aplicadas diretamente no joanete.

Considere a cirurgia

Quando todas as opções não forem eficazes para aliviar a dor no joanete e solucionar o problema, a cirurgia pode ser considerada. Existem diversas técnicas cirúrgicas para corrigir a deformidade, que dependem da gravidade do joanete e quadro clínico do paciente. Hoje a maior parte dos casos podem ser tratados através do método percutâneo (minimamente invasivo), onde as saliências e deformidades ósseas são corrigidas através de pequenas brocas inseridas por pequenos furos na pele. Nesse método, o paciente pode sair do hospital no mesmo dia andando com uma sandália específica, e o nível de dor pós-operatória costuma ser baixa.

Por que tratar os joanetes?

Algumas pessoas conseguem conviver bem com o joanete, apesar da dor e do incômodo, e por isso não buscam ajuda especializada para tratar o problema. Contudo, se não tratada, a deformidade do joanete pode evoluir, causando piora progressiva dos sintomas.

Portanto, para aliviar a dor no joanete e corrigir essa condição, é essencial procurar ajuda profissional de um ortopedista especializado. O Dr. Guilherme Honda possui diversos artigos científicos publicados nas principais revistas internacionais sobre o tratamento do joanete, já tendo tratado centenas de pacientes com essa condição e sendo considerado referência no assunto.

Entre em contato com o ortopedista Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot and Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.

Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.

Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.

Saito, Guilherme Honda et al. Intraoperative Technical Tips to Improve Fusion Between the First and Second Metatarsals in the Original Lapidus Procedure. Foot Ankle Spec. August 2022. doi:10.1177/19386400221118884

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.