Fale conosco pelo WhatsApp

Lesões causadas pelo uso de salto alto

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 9 dezembro, 2022

Uso excessivo desse tipo de calçado pode levar a diversos tipos de lesão

O salto alto é um item indispensável para a maioria das mulheres. Seja para compor um visual de trabalho, de uma festa ou para momentos casuais do dia a dia, a variedade de sandálias e sapatos de salto alto é imensa, agradando a todo tipo de preferência.

Apesar de muito se destacar sobre a elegância, a versatilidade e a imponência desse tipo de calçado, é importante que falemos sobre os riscos e lesões causadas pelo uso de salto alto, e sobre os limites para que esse tipo de calçado não se torne um vilão para os pés.

O que o uso excessivo do salto alto pode causar?

Apesar de ser um item muito apreciado pelas mulheres e pela moda, o uso excessivo de salto alto pode levar a lesões, principalmente nos tornozelos e nos pés, que têm estruturas propícias para que o impacto e o peso do corpo sejam suportados.

As lesões causadas pelo uso de salto alto ocorrem porque o calçado eleva os calcanhares. Isso faz com que a área de pressão nos pés seja alterada, e, por consequência, o peso suportado pela parte dianteira do pé aumenta, levando à possibilidade de sobrecargas e alterações mecânicas.

Riscos causados pelo salto alto

O risco de lesões causadas pelo uso de salto alto é maior principalmente quando seu uso é excessivo e inadequado. Diversos tipos de lesões podem ocorrer, de forma isolada ou combinada, necessitando de tratamento cuidadoso para que o quadro não se agrave.

Veja a seguir as principais lesões causadas pelo uso de salto alto:

Problemas nas articulações

Das lesões causadas pelo uso de salto alto, os problemas nas articulações são algumas das mais sérias. As articulações dos pés e dos tornozelos suportam os impactos do peso corporal, porém, com o uso de salto alto, essa carga aumenta de forma considerável, impactando diretamente nessas articulações.

Por isso, podem ocorrer desgastes e inflamações nas mais diversas articulações dos pés. Quando utilizado ao extremo, pode levar até mesmo a quadros de artrose dessas articulações.

Além dos pés e tornozelos, o uso excessivo de salto alto pode também levar a lesões nas articulações dos joelhos, quadris e coluna. Devido a alteração na mecânica da marcha com o uso de saltos altos, pode ocorrer sobrecarga dessas articulações.

Encurtamento do tendão de Aquiles

O uso excessivo de salto alto pode fazer com que o tendão de Aquiles — estrutura na parte posterior do pé que liga os ossos do calcanhar aos músculos da panturrilha —, sofra um encurtamento. Essa condição causa incômodo na utilização de calçados baixos, podendo levar a quadros de inflamação e desgaste desse tendão.

Joanete

Caracterizado por uma deformidade visível na articulação do dedão, o joanete é uma das lesões causadas pelo uso de salto alto, principalmente se o calçado for fechado e de bico fino.

A força incidente sobre os dedos é a principal razão para que a deformidade surja. Quando o calçado é fechado e de bico fino, o dedão é empurrado em direção aos outros dedos, o que com o uso contínuo favorece o aparecimento e agravamento do joanete.

Pelos mesmos motivos, a deformidade pode surgir no dedo mínimo. Nesse caso, chamamos o problema de bunionete. Ambos os casos podem atingir graus severos de deformidade, eventualmente necessitando até mesmo de cirurgia.

Fratura por estresse

Ao contrário de uma fratura repentina por um trauma, as fraturas por estresse surgem com a sobrecarga excessiva e repetitiva sobre um determinado osso.  O uso excessivo de salto alto é um exemplo de sobrecarga que pode causar fratura por estresse nos ossos do pé.

Os ossos do metatarso são os que mais sofrem fraturas por estresse pelo uso de saltos altos. São lesões que causam muita dor e desconforto, mesmo para apoiar os pés no chão. Em alguns casos, o tratamento é de difícil e demorada recuperação.

Calos e bolhas

Calos e bolhas são lesões causadas pelo uso de salto alto recorrente. As bolhas aparecem por causa da fricção entre o calçado e o pé, e são muito comuns em quem usa sapatos fechados e apertados por muito tempo.

Da mesma forma, os calos também são comuns e surgem como resposta do corpo para a fricção intensa e prolongada da pele. São comuns em quem usa salto alto pela sobrecarga mecânica que esses calçados causam na parte da frente do pé.

Como evitar lesões ao usar salto alto

Não é necessário abandonar esse tipo de calçado para evitar as lesões causadas pelo uso de salto alto, uma vez que é possível adotar uma série de atitudes, como:

  • Evitar o uso excessivo dos saltos altos, optando por calçados sem salto sempre que possível;
  • Optar por saltos menores e de plataformas mais grossas;
  • Preferir sapatos mais acolchoados e menos apertados;
  • Usar o número correto;
  • Utilizar calçados que sejam confortáveis nos pés;
  • Fazer alongamentos periodicamente;
  • Em casos que o uso de saltos altos for inevitável (uma reunião importante por exemplo), levar consigo outro calçado confortável, e assim que possível trocar o calçado.

É importante nunca ultrapassar os limites dos pés. Caso perceba que o uso de salto alto está afetando a qualidade de vida, causando dores, desconforto ou outros sintomas, suspenda o uso e procure um médico ortopedista especialista.

Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.