Este tipo de lesão é comumente causada por entorses no tornozelo e pode ter gravidades e tratamentos diferentes
O tornozelo é uma região que suporta muito peso e confere mobilidade ao corpo, destacando-se por ser uma área repleta de ligamentos, estruturas que servem de pontes entre os ossos e as articulações. Em muitas situações, esses ligamentos ficam sujeitos a sofrer desde pequenas lesões até rompimentos totais de maior gravidade. É o que chamamos de lesão ligamentar no tornozelo.
Quero tratar a lesão ligamentar!
O que é lesão ligamentar no tornozelo?
Há vários ligamentos que unem os ossos do tornozelo e pé, criando uma articulação estável— muito importante para a manutenção da qualidade e segurança do movimento. A lesão ligamentar no tornozelo ocorre quando, por algum motivo, um ou mais ligamentos dessa região sofre lesão ou rompimento.
A principal causa para uma lesão ligamentar no tornozelo é o entorse, também chamado de torção. Ele pode ocorrer em qualquer situação em que o pé sofre um movimento abrupto para dentro ou para fora, causando um estiramento forçado dos ligamentos.
Em um evento como esse, um ou mais ligamentos podem se lesionar. A gravidade das lesões também pode variar. Enquanto alguns traumas podem resultar apenas em um estiramento, com tratamento e recuperação relativamente rápidos, outros podem ocasionar uma ruptura parcial ou total dos ligamentos, necessitando de tratamentos mais complexos, até cirúrgicos em última instância.
Os principais ligamentos do tornozelo são o talofibular, calcaneofibular, ligamentos da sindesmose e deltoide. Lesões isoladas nos ligamentos talofibulares costumam derivar de entorses mais leves. Já lesões associadas nos ligamentos calcaneofibulares, ligamento deltoide e ligamentos da sindesmose tendem a ser consequência de entorses de maior energia. As lesões dos ligamentos da sindesmose podem inclusive demandar intervenção cirúrgica em casos de instabilidade.
Ainda assim, a gravidade das lesões não depende apenas do tipo de ligamento. Os entorses podem ocorrer em diversas situações, tanto em uma simples atividade cotidiana como durante uma prática intensa de esportes. O grau de energia do entorse e o mecanismo da lesão também são fatores que contribuem para a gravidade da lesão ligamentar no tornozelo.
Principais sintomas
Os sintomas de uma lesão ligamentar no tornozelo, de modo geral, são:
- Inchaço no tornozelo;
- Dor, que pode até impedir a pessoa de apoiar o pé no chão;
- Dificuldade para caminhar;
- Dificuldade para se movimentar o tornozelo;
- Hematomas;
- Aumento leve de temperatura local.
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com a gravidade da lesão. A dor em eventos de maior gravidade tende a ser mais intensa e impedir a realização de atividades. Em situações mais leves, porém, este desconforto é localizado, não impedindo a realização de atividades cotidianas.
Reconhece algum desses sintomas? Entre em contato!
Tratamento para lesão ligamentar do tornozelo
O tratamento adequado para a lesão ligamentar no tornozelo depende principalmente da gravidade da lesão. A maioria absoluta das lesões podem ser tratadas de maneira conservadora, inclusive lesões ligamentares graves.
Repouso, gelo e medicações anti-inflamatórias são as medidas iniciais básicas para o tratamento dessas lesões. Manter o tornozelo afetado elevado também pode aliviar os sintomas inicialmente. Entorses leves tendem a se recuperar em poucos dias apenas com essas medidas.
Casos de maior de gravidade, com ruptura ligamentar total, necessitam de tratamento especializado, que pode incluir exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade e autopercepção de equilíbrio. Além disso, um período de imobilização e uma reabilitação supervisionada por um fisioterapeuta podem ser necessários.
Tratamento cirúrgico
Lesões muito graves, como as rupturas dos ligamentos da sindesmose causando instabilidade entre os ossos da perna, eventualmente precisam ser tratadas cirurgicamente. Esse procedimento em geral pode ser realizado por meio de um procedimento chamado artroscopia. Com o auxílio de uma pequena câmera de vídeo inserida no tornozelo através de dois pequenos furos, é realizada a limpeza do tornozelo, posicionamento dos ossos e fixação dos mesmos.
A recuperação cirúrgica envolve um período de repouso e um período de reabilitação através de fisioterapia. Em geral, o paciente retorna às atividades cotidianas após 2 a 3 meses. O retorno para atividades esportivas pode levar mais tempo, em torno de 5 meses.
Trate com o Dr. Guilherme Honda a lesão ligamentar no tornozelo
Como prevenir a lesão ligamentar no tornozelo?
Com a evolução do conhecimento, hoje é possível prevenir diversos tipos de lesão do tornozelo através de exercícios específicos. Esportistas e pessoas que têm ocupações de alto impacto, precisam tomar alguns cuidados para evitar a lesão ligamentar no tornozelo.
Exercícios podem ser prescritos pelo médico ou por um fisioterapeuta para fortalecer a estabilidade do tornozelo e de todo o corpo, melhorar os reflexos e a autopercepção corporal. Manter hábitos saudáveis de vida, fazendo sempre atividades físicas de rotina com supervisão adequada, também são um meio adequado de diminuir os riscos de uma lesão ligamentar no tornozelo.
O Dr. Guilherme Honda tem ampla experiência no tratamento das lesões ligamentares do tornozelo, já tendo publicado diversos artigos sobre o tema em importantes revistas científicas, que estão listados abaixo.
Para saber mais sobre lesões ligamentares, agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
- Saito, Guilherme Honda et al. Clinical outcomes of isolated acute instability of the syndesmosis treated with arthroscopy and percutaneous suture-button fixation. Archieves of Orthopaedic Trauma Surgery. 2021.
- Saito, Guilherme Honda et al. Treatment of Distal Tibiofibular Syndesmosis Injury Associated with Ankle Fractures with Suture Button. Revista Brasileira de Ortopedia. 2022.