Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as indicações da artroscopia do tornozelo?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 13 junho, 2024

Procedimento minimamente invasivo pode ser utilizado como forma de diagnóstico ou tratamento de diversas patologias do tornozelo

A artroscopia do tornozelo é um método minimamente invasivo utilizado para diagnosticar e tratar diversas patologias que acometem essa importante articulação. Por meio da inserção de uma microcâmera e de instrumentos específicos por duas pequenas incisões, é possível visualizar as estruturas internas da articulação e realizar o tratamento necessário.

Quero realizar esse procedimento!

Por ser uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada por oferecer diversos benefícios ao paciente em comparação às cirurgias abertas tradicionais, existem diferentes indicações da artroscopia do tornozelo. Conheça as principais ao longo deste artigo.

Como a artroscopia do tornozelo é realizada?

A artroscopia do tornozelo é uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva e, como tal, deve ser realizada em ambiente hospitalar com o paciente anestesiado.

Por meio de duas pequenas incisões realizadas na região do tornozelo, são inseridos o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos específicos, evitando grandes cortes nos tecidos do paciente. O artroscópio é uma haste metálica com uma câmera na ponta, que transmite imagens do interior da articulação a um monitor. Desse modo, o cirurgião consegue visualizar com precisão o interior do tornozelo e fazer os reparos necessários.

O procedimento pode durar de poucos minutos a diversas horas, dependendo do objetivo e da indicação da artroscopia do tornozelo.

Quais são os benefícios da artroscopia do tornozelo?

A principal vantagem da artroscopia é ser um método minimamente invasivo, o que elimina a necessidade de um corte extenso na pele. Essa característica traz diversos benefícios ao paciente, como:

  • Menor agressão aos tecidos;
  • Menor risco de complicações;
  • Recuperação menos dolorosa e mais rápida;
  • Retorno mais rápido às atividades de rotina;
  • Melhor visualização das alterações internas da articulação pelo cirurgião.

Realize a artroscopia do tornozelo com um ortopedista especializado!

Além dos benefícios citados, podemos dizer que essa é uma técnica bastante versátil, já que uma das indicações da artroscopia do tornozelo é ser utilizada como forma de diagnóstico. Algumas condições são difíceis de serem detectadas somente com o exame físico e exames de imagem, então a visualização das estruturas internas do tornozelo pela artroscopia permite a localização exata da lesão e um diagnóstico mais detalhado.

Quais são as indicações da artroscopia do tornozelo?

Quando as indicações da artroscopia do tornozelo têm objetivo terapêutico, as principais patologias que podem ser tratadas pela técnica são:

Lesões de cartilagem

Uma das indicações da artroscopia do tornozelo é o reparo de lesões osteocondrais, que são danos que acometem a cartilagem de uma articulação e o osso subjacente.

Instabilidade do tornozelo

A artroscopia é um método comprovadamente eficaz para realizar reconstruções ligamentares para tratar a instabilidade crônica do tornozelo, um problema caracterizado por entorses de repetição que enfraquecem os ligamentos responsáveis por dar estabilidade à articulação.

Tratamento eficaz para diversas patologias com a Artroscopia no tornozelo. Agende já!

Lesões da sindesmose

Lesões da sindesmose são causadas por entorses graves do tornozelo, podendo levar a instabilidade da articulação. Esses casos podem ser tratados cirurgicamente de modo minimamente invasivo, sendo possível através da artroscopia realizar o desbridamento ligamentar, a visualização e redução da instabilidade e fixação para estabilização da articulação.

Outras patologias que podem receber indicações da artroscopia do tornozelo são:

  • Impacto anterior do tornozelo
  • Impacto posterior do tornozelo
  • Sinovites
  • Realização de biópsias
  • Remoção de corpos livres
  • Visualização e redução de fraturas

Há riscos na artroscopia do tornozelo?

Apesar de baixos, existem alguns riscos associados como em qualquer procedimento cirúrgico. Entre eles, a possibilidade de infecções, lesões nervosas, reações anestésicas, dor e problemas de cicatrização. Entretanto, essas complicações são minimizadas quando o paciente segue todas as orientações pós-operatórias e a artroscopia é bem indicada e realizada por um cirurgião experiente e capacitado.

Pós-operatório e recuperação

O tempo de recuperação varia de acordo com a condição tratada, mas, por ser um procedimento minimamente invasivo, esse período é frequentemente acelerado. De maneira geral, os cuidados pós-operatórios incluem repouso relativo nas primeiras semanas, uso de muletas para não sobrecarregar o tornozelo e sessões de fisioterapia para ajudar na reabilitação dos movimentos.

Para saber mais sobre as indicações da artroscopia do tornozelo, entre em contato com o ortopedista especialista em pé e tornozelo Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Clinical outcomes of isolated acute instability of the syndesmosis treated with arthroscopy and percutaneous suture-button fixation. Arch Orthop Trauma Surgery. 2021.

Honda Saito, Guilherme et al. Functional outcomes and rates of return to sport activities in a non-athlete population after the open Brostrom-Gould repair: a seven-year follow-up. European Journal Orthop Surgery Traumatology. 2024 Mar 12.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.