Conheça a técnica minimamente invasiva que trata o joanete e permite uma recuperação rápida e segura
Joanete, tecnicamente chamado pelo nome hálux valgo, é uma alteração que causa deformidade da articulação do dedão de um ou ambos os pés. A alteração pode ser causada por fatores genéticos, uso inadequado de calçados ou ser resultante de outras doenças, como lesões ligamentares, artrite reumatoide, hiperfrouxidão ligamentar ou problemas neurológicos.
Este é um problema que pode ser muito doloroso e incômodo em situações comuns do cotidiano, como utilizar sapatos. Em casos com dores recorrentes ou em deformidades graves, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Uma das técnicas mais efetivas nos dias de hoje é a cirurgia percutânea do joanete, realizada de maneira minimamente invasiva.
O que é a cirurgia percutânea do joanete?
Cirurgia percutânea do joanete é o nome de uma técnica minimamente invasiva para o tratamento do hálux valgo (joanete). Esse tipo de método cirúrgico surgiu ainda no final do século XX e ganhou o mundo por sua praticidade e baixo índice de complicações, sendo hoje uma cirurgia muito bem estabelecida cientificamente.
A intervenção também pode ser realizada em pacientes com metatarsalgia (dor na almofada da frente do pé), ressecção de proeminências ósseas e os mais variados tipos de deformidades nos dedos.
Como é realizada a cirurgia minimamente invasiva para correção de joanete?
A ideia da cirurgia percutânea do joanete surgiu como uma inovação minimamente invasiva em relação às técnicas cirúrgicas clássicas, que são feitas por via aberta. A partir desta técnica, é possível realizar o mesmo procedimento deixando o mínimo possível de cicatrizes e propiciando uma recuperação mais rápida e com menos dor.
Após a anestesia, que pode ser raquianestesia ou local, pequenos furos são feitos em pontos estratégicos, por meio dos quais pequenas brocas são inseridas pelo cirurgião para a execução de cortes e remoções ósseas necessários para corrigir a deformidade causada pelo joanete. Ao final do procedimento, os pequenos furos são fechados.
Os resultados esperados da cirurgia percutânea do joanete são os mesmos da cirurgia clássica, porém com menos cicatrizes e menor risco de complicações. As cicatrizes em geral são quase imperceptíveis.
Vantagens do método percutâneo
O método percutâneo é de baixo risco em comparação com os métodos abertos porque agride menos tecidos e é menos invasivo. Isso faz com que as complicações sejam minimizadas e a recuperação seja mais rápida e tranquila. Dessa forma, o paciente pode ter alta no mesmo dia e já sair do hospital pisando nos pés operados com uma sandália especial para esse fim. Isso é possível porque na cirurgia percutânea do joanete os tecidos ao redor dos ossos são pouco afetados, mantendo a estabilidade óssea. Na maioria dos casos, é recomendada a passagem de parafusos através de pequenos furos na pele para fixação dos cortes ósseos, garantindo assim uma maior estabilidade da correção obtida.
A recuperação da cirurgia percutânea do joanete geralmente é tranquila e relativamente rápida. É necessária a utilização de um calçado especial para proteção da cirurgia, mas é permitido ao paciente andar sem exageros desde o dia da realização da cirurgia.
A cirurgia percutânea é um procedimento altamente eficaz para tratamento da maior parte dos joanetes, além de casos de deformidades de dedos e metatarsalgia.
Cuidados com os pés
Manter cuidados com os pés no dia a dia é importante para evitar o surgimento e a necessidade de cirurgia percutânea do joanete. Alguns cuidados simples podem prevenir problemas futuros e manter os pés saudáveis:
- Usar calçados com bico mais amplo, evitando quando possível calçados muito apertados ou de bico fino;
- Evitar uso constante de saltos altos;
- Utilizar calçados que forneçam melhor estabilidade para o pé, com solado mais firme;
- Usar solados confortáveis e acolchoados;
- Trocar sapatos de uso contínuo periodicamente;
- Ficar atento a qualquer alteração no pé e procurar atendimento médico no caso de dores.
O joanete é um problema que causa muitos problemas, seja pelo desconforto ao utilizar calçados fechados, dores constantes e até mesmo na autoestima, devido a questão estética. Felizmente, hoje o tratamento cirúrgico para esse problema é altamente eficaz, com uma recuperação mais tranquila do que costumava ser no passado.
O Dr. Guilherme Honda possui ampla experiência no tratamento de joanetes, já tendo publicado diversos artigos científicos nas mais renomadas revistas internacionais. Para saber mais sobre Cirurgia percutânea do Joanete agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot and Ankle Specialist. 2021. doi: 10.1177/1938640020986686.
Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021 doi: 10.1007/s00264-021-05199-8.
Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery. doi: 10.1016/j.fas.2021.08.009.
Mikhail CM et al. Clinical and Radiographic Outcomes of Percutaneous Chevron-Akin Osteotomies for the Correction of Hallux Valgus Deformity. Foot and Ankle International. 2022.