Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da artrose no tornozelo

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 12 janeiro, 2024

Condição pode ser bastante incapacitante se não for devidamente tratada

A artrose no tornozelo é um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem da articulação, que pode ser bastante limitante para os pacientes com esta condição. Como o tornozelo sustenta o peso do corpo, o desgaste da sua articulação provoca fortes dores e dificuldades para caminhar.

As causas da artrose no tornozelo são diferentes dos outros tipos de artrose dos membros inferiores, como joelho e quadril. Nestas regiões, a artrose é primária, ou seja, ocorre por conta do processo de envelhecimento que ocasiona o desgaste da articulação. No tornozelo, a principal causa é a pós-traumática, mas o problema pode estar relacionado também a instabilidades e doenças inflamatórias.

Conheça a seguir as principais causas da artrose no tornozelo e como diagnosticar e tratar essa condição.

Trate a artrose no tornozelo, entre em contato conosco!

Principais causas da artrose no tornozelo

A principal causa da artrose no tornozelo é a pós-traumática, ou seja, decorrente de um ou mais traumas ocorridos na região. O desenvolvimento da artrose pode ser motivado por fraturas muito graves que causaram danos à cartilagem ou fraturas que não tenham sido bem tratadas.

Outra importante causa da artrose no tornozelo é a instabilidade crônica do local. Pacientes que sofreram muitos entorses e lesões ligamentares prévias podem apresentar frouxidão, o que propicia o aparecimento de mais entorses. Toda essa instabilidade acaba desgastando a cartilagem do tornozelo e contribui para o quadro de artrose.

Doenças reumatológicas que causam o desgaste das cartilagens também podem ser citadas como causas da artrose no tornozelo, sendo a mais comum a artrite reumatoide. Outras doenças que também podem estar relacionadas ao problema são a gota e a hemofilia.

Sintomas da artrose no tornozelo

A artrose no tornozelo pode se tornar bastante incapacitante para o paciente se não for devidamente tratada. O principal sintoma é a dor profunda no interior do tornozelo, que piora durante a carga. Conforme a doença evolui, a dor pode se tornar mais frequente e surgir até mesmo quando a pessoa estiver em repouso após longos períodos estando em pé ou exercendo esforço físico.

Outros sintomas da artrose no tornozelo são:

  • Perda de mobilidade;
  • Dificuldades para caminhar;
  • Inchaço;
  • Pisada torta em decorrência de deformidades no tornozelo.

Trate a artrose no tornozelo, entre em contato conosco!

Como é feito o diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da artrose no tornozelo, baseado na história clínica do paciente e no exame físico, é confirmado com exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia. Estes exames são bastantes eficientes para mensurar a gravidade da artrose e estabelecer o tratamento mais adequado.

Um profissional especialista pode indicar o melhor tratamento para cada caso ao considerar terapias conservadoras ou cirúrgicas. O primeiro caso pode ser indicado para pacientes com artrose leve ou que apresentam poucos sintomas. As opções incluem:

  • Ajuste de calçados;
  • Adequação das atividades físicas do paciente;
  • Sessões de fisioterapia para fortalecimento da região;
  • Medicação analgésica ou anti-inflamatória;
  • Infiltrações no tornozelo.

Quando as medidas conservadoras não se mostram eficientes para aliviar os sintomas, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção. Os dois tipos de cirurgia mais praticados para devolver a qualidade de vida ao paciente são:

  • Artroplastia total do tornozelo: colocação de componentes metálicos para substituir a cartilagem danificada;
  • Artrodese: realiza a fusão dos ossos do tornozelo (tíbia, tálus e fíbula) para encerrar o atrito articular e aliviar a dor. A desvantagem desta técnica é a perda de mobilidade, pois torna o tornozelo rígido.

Trate a artrose no tornozelo, entre em contato conosco!

Qual profissional procurar para o tratamento

Vale dizer que a artrose é uma condição que não tem cura, afinal não é possível reverter o desgaste da cartilagem. Por tal motivo, é imprescindível contar com um profissional que possui profundo conhecimento no tratamento da artrose para devolver o bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

O Dr. Guilherme Honda é ortopedista especialista em pé e tornozelo com ampla experiência em artroplastias e artrodeses do tornozelo, sendo um profissional capacitado para avaliar cada caso de maneira individualizada e indicar a melhor opção de tratamento para os casos mais graves de artrose no tornozelo que necessitam de intervenção cirúrgica.

Para saber mais sobre as causas da artrose no tornozelo, entre em contato e agende agora sua consulta com o Dr. Guilherme Honda.

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot and Ankle International 2018.

Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techiniques in Foot and Ankle Surgery 2018.

Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International 2019.

Honda Saito, Guilherme et al. Accuracy of patient-specific instrumentation in total ankle arthroplasty: A comparative study. Foot and Ankle Surgery 2018.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.