Assim como todos os tratamentos ortopédicos, a cirurgia de pé chato deve ser sempre individualizada. O período de recuperação pós-operatória depende da gravidade da condição, da ausência de complicações, do tipo de cirurgia realizada e da resposta do organismo do paciente. Algumas condições podem contraindicar o procedimento, tais como diabetes descontrolada e a existência de condições que comprometam a cicatrização.
O Dr. Guilherme Honda possui estudos científicos a respeito do pé chato publicados nas mais importantes revistas ortopédicas do mundo (referências abaixo). Para saber mais a respeito da cirurgia de pé chato e tirar todas as suas dúvidas a respeito do período pré e pós-operatório do procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Guilherme Honda.
Fontes:
Saito, Guilherme Honda, et al. Subluxation of the Middle Facet of the Subtalar Joint as a Marker of Peritalar Subluxation in Adult Acquired Flatfoot Deformity: A Case-Control Study. J Bone and Joint Surgery – Am 2019.
Saito Guilherme Honda et al. Combined weightbearing CT and MRI assessment of flexible progressive collapsing foot deformity. Foot Ankle Surg. 2020.