Fale conosco pelo WhatsApp

Qual é o tratamento para o hálux rígido?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 1 abril, 2024

5 min. de leitura

O tratamento conservador tem como objetivo o alívio das dores do hálux rígido. Em casos de sintomas severos ou persistentes, o tratamento cirúrgico pode ser considerado

O primeiro dedo do pé (dedão) pode sofrer um processo de degeneração da articulação metatarsofalângica do hálux. Essa patologia, denominada hálux rígido, é caracterizada pelo aparecimento de osteófitos ao redor da articulação, que causam dor e limitação de movimentos do hálux. Em estágios mais avançados, a doença pode evoluir para uma artrose e comprometer ainda mais o funcionamento dessa articulação.

O tratamento para o hálux rígido pode incluir medidas conservadoras como primeira alternativa para aliviar os sintomas e cirurgia para os casos mais graves ou sintomáticos. Veja a seguir como é feito o diagnóstico e quais são as principais opções de tratamento para o hálux rígido.

Quero tratar o hálux rígido!

Como é feito o diagnóstico do hálux rígido?

Em muitos casos, o exame físico é suficiente para diagnosticar a patologia, mas, de modo geral, são necessários exames de imagem complementares para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade do hálux rígido.

Por meio de uma radiografia com carga do pé, muitas vezes já é possível observar a presença de osteófitos sobre o metatarso, e, em casos mais graves, o desgaste da articulação metatarsofalângica.

Adicionalmente, uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada pode ser solicitada para avaliação mais detalhada dos osteófitos e do desgaste articular.

Opções de tratamento

A indicação de tratamento para o hálux rígido depende da gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente e o quanto isso atrapalha na realização das suas atividades diárias. Entre as principais opções, podemos citar:

Tratamento conservador

Inicialmente, o tratamento para o hálux rígido pode ser feito com medidas conservadoras que visam diminuir a sobrecarga mecânica da região e, assim, minimizar o processo inflamatório. Entre elas, podemos destacar:

  • Adequação de atividades para que elas não sobrecarreguem demasiadamente a articulação do dedão;
  • Recomendação de uso de calçados com o solado mais firme e a parte da frente mais larga;
  • Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, conforme prescrição médica;
  • Aplicação de gelo por curtos períodos para reduzir a inflamação.

Quando os sintomas não são adequadamente controlados, outra opção de tratamento para o hálux rígido é a infiltração articular, visando alívio temporário das dores. Esse é um tratamento paliativo que não tem como função curar o problema, apenas aliviar a dor do paciente por um certo período.

Tratamento especializado para hálux rígido com o ortopedista Dr. Guilherme Honda!

Tratamento cirúrgico

Quando as opções conservadoras não se mostram eficientes para aliviar o problema, a cirurgia pode ser considerada como tratamento para o hálux rígido.

Nos casos em que os sintomas são causados principalmente pela formação de osteófitos ao redor da articulação e não há um desgaste significativo da cartilagem articular, pode ser indicado um procedimento chamado Queilectomia. Essa técnica cirúrgica realiza um corte ósseo na parte superior da cabeça do primeiro metatarso, local onde surge a maior parte dos osteófitos, aliviando assim o impacto dessas formações ósseas na articulação.

Em casos específicos nos quais a queilectomia não é capaz de restabelecer por si só a mobilidade adequada do dedão, pode-se associar outra técnica como forma de tratamento para o hálux rígido: o procedimento de Moberg, que consiste na realização de uma osteotomia — um corte ósseo feito na falange proximal do hálux para levantar o dedão, com o objetivo de adicionar mobilidade e descomprimir a articulação.

Artrodese

Nos casos mais graves, em que há um desgaste articular significativo e uma artrose estabelecida, a artrodese do hálux pode ser considerada. A cirurgia faz a fusão dos ossos da articulação acometida pelo hálux rígido, fixando-os por meio de placa e parafusos. Desse modo, a articulação se torna rígida e o paciente perde a mobilidade na base do dedão. Em contrapartida, como não existe mais atrito entre os ossos, há melhora das dores. Trata-se de um procedimento altamente eficaz na melhora da qualidade de vida de pacientes com hálux rígido.

Implante sintético

A colocação de um pequeno implante na cabeça do primeiro metatarso para evitar o atrito articular é outra opção de tratamento para o hálux rígido. No entanto, essa é uma técnica relativamente nova, e não há muitas evidências científicas sobre sua eficácia. A literatura é controversa em relação a sua eficácia, havendo artigos demonstrando tanto resultados favoráveis quanto desfavoráveis à técnica.

Prótese do hálux

A artroplastia do hálux é um método que consiste na colocação de implantes metálicos para substituir a articulação. Porém a literatura científica demonstra maus resultados com o uso dessa técnica, com alto índice de falha e soltura precoce do implante. Dessa forma, o Dr. Guilherme não indica esse tipo de procedimento como forma de tratamento para o hálux rígido.

Qual profissional procurar para o tratamento?

O ortopedista especialista em pé e tornozelo é o profissional indicado para realizar o tratamento para o hálux rígido, pois reúne conhecimento e capacidade para executar as técnicas descritas acima.

Para saber mais sobre o assunto, agende sua consulta com o Dr. Guilherme Honda.

 

Fontes:

Dr. Guilherme Honda Saito

Shariff R, Myerson MS. The Use of Osteotomy in the Management of Hallux Rigidus. Foot Ankle Clin. 2015.

Shurnas PS. Hallux rigidus: etiology, biomechanics, and nonoperative treatment. Foot Ankle Clin. 2009.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.