Problemas podem ser causados pelo uso de sapatos apertados e inadequados, que exercem pressão no pé e causam deformidades ósseas
Apesar de serem parecidas em relação ao tipo de deformidade, causas e sintomas, joanete e bunionette têm diferenças. Ambas causam incômodos no pé e dificuldade para utilizar calçados fechados, mas vamos esclarecer as características dessas alterações ósseas e as principais formas de tratamento de joanete e bunionette neste conteúdo. Acompanhe!
O que é joanete?
O joanete é uma saliência óssea que ocorre na articulação da base do dedão do pé, o primeiro metatarso. Essa alteração da estrutura óssea faz com que o dedão se desvie e aponte para os demais dedos do pé, forçando a articulação e causando muitas dores e incômodo ao caminhar.
O uso contínuo de sapatos inadequados, com bico fino, salto alto ou muito apertados, é uma das principais causas do joanete.
Como tratar o joanete?
O joanete pode ser tratado de modo conservador com o uso de calçados mais largos que não causem incômodo ao pé. Porém, quando o objetivo é a correção da deformidade, a cirurgia de joanete é o único modo capaz de promover o realinhamento do pé. Dentre as várias modalidades cirúrgicas, a cirurgia percutânea se destaca por seus excelentes resultados funcionais.
A técnica percutânea é realizada por meio de pequenos furos na pele com o uso de brocas para a correção da deformidade óssea. Uma vez que nesse procedimento há uma menor agressão aos tecidos ao redor do osso, o paciente já pode sair do hospital caminhando com sandálias específicas para esse fim. Nesse tipo de procedimento, as cicatrizes também são muito menores que no método tradicional.
O que é bunionette?
As dúvidas sobre as diferenças entre joanete e bunionette são naturais, afinal bunionette é um joanete, mas que ocorre na base do dedinho, causando uma deformação e uma proeminência óssea na lateral do pé. O bunionette é uma deformidade que ocorre por uma alteração da estrutura óssea do pé, caracterizada pela mudança do posicionamento do quinto metatarso.
Também chamada de joanete do alfaiate, essa condição tem esse nome porque era muito comum entre os antigos alfaiates, que trabalhavam sentados e com as pernas cruzadas, exercendo pressão no local.
Joanete e bunionette também possuem causas parecidas, ocorrendo por conta de alterações na estrutura óssea do pé desencadeadas pelos seguintes fatores:
- Pressão na lateral do pé;
- Uso de calçados apertados, de bico fino e salto alto;
- Predisposição genética;
- Hiperfrouxidão ligamentar.
Os sintomas de joanete e bunionette têm características similares, que incluem uma saliência na base do dedão ou dedinho do pé, dor, inchaço, dificuldade para utilizar calçados fechados, deformidade dos dedos e até a formação de calos.
Como tratar o bunionette?
O tratamento também pode ser feito de modo conservador com o uso de calçados mais largos que não causem incômodo. Em casos mais graves, nos quais a adaptação de calçados mais adequados não amenize os sintomas da bunionette, o tratamento cirúrgico pode ser realizado. A correção cirúrgica da bunionette pode ser realizada tanto de forma percutânea como aberta.
Porém, aqui joanete e bunionette se diferem em um ponto. Nos casos de bunionette, não há necessidade de fixação do osso com parafusos após seu posicionamento, justamente por se tratar de um osso que sofre menos sobrecarga mecânica. Da mesma forma que na cirurgia de joanete, o paciente consegue apoiar o pé no chão logo após a cirurgia com uso de um calçado específico.
Quais as diferenças entre joanete e bunionette?
Como ficou claro, as diferenças entre joanete e bunionette concernem à localização da saliência óssea. Enquanto no joanete ela ocorre na base do dedão, no bunionette ela aparece no dedinho, na parte externa do pé.
A cirurgia de bunionette é um pouco mais simples também, uma vez que não há necessidade de fixação do osso do pé com parafusos ou outros dispositivos
Quando procurar um ortopedista de pé e tornozelo?
Sempre que notar qualquer tipo de deformidade no pé, como joanete e bunionette, que esteja causando dores e incômodos, atrapalhando seu caminhar e suas atividades diárias, o ortopedista de pé e tornozelo deve ser procurado.
Entre em contato com o ortopedista Dr. Guilherme Honda e agende sua consulta!
Fontes:
Saito, Guilherme Honda et al. Management of the Tarsometatarsal Joint in the Rotational Correction of Hallux Valgus by the Modified Lapidus Procedure: Intraoperative Technical Tips to Prevent Complications. Foot Ankle Specialist. 2021.
Saito, Guilherme Honda et al. Is first metatarsal shortening correlated with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure? International Orthopaedics. 2021.
Saito, Guilherme Honda et al. Correlation of first metatarsal sagittal alignment with clinical and functional outcomes following the Lapidus procedure. Foot and Ankle Surgery.