Fale conosco pelo WhatsApp

Dor embaixo do pé: causas e tratamentos eficazes

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 4 julho, 2025

4 min. de leitura

Uso de calçados inadequados, sobrecargas mecânicas e alterações anatômicas são algumas das principais causas de dor embaixo do pé

Sentir dor embaixo do pé é um sintoma comum, que pode ser causado por diferentes patologias. Como os pés suportam todo o peso do corpo e ainda permitem uma ampla gama de movimentos, os vários ossos, músculos e ligamentos que formam essa estrutura complexa estão sujeitos a diferentes tipos de lesões.

Neste artigo, vamos conhecer as principais causas de dor embaixo do pé, até como forma de evitar alguns fatores de risco que podem ocasionar e agravar esse quadro. Continue a leitura!

Não sofra mais com dores no pé e tornozelo. Agende uma avaliação!

Causas da dor embaixo do pé

Existem diversas causas possíveis e condições que acometem essa região e podem ocasionar dores embaixo do pé. Algumas dessas patologias estão relacionadas a certos hábitos, como o uso de calçados inadequados, enquanto outras podem surgir devido a sobrecargas mecânicas decorrentes de exercícios de alto impacto, pisada incorreta, prática de exercícios em terrenos irregulares ou fatores como sobrepeso e obesidade.

A dor embaixo do pé também pode ser um sintoma originado a partir de deformidades ou alterações anatômicas nos pés, como veremos melhor a seguir.

Fascite plantar

A fascite plantar pode ser apontada como uma das principais causas de dor embaixo do pé. Essa patologia é a inflamação da fáscia plantar, um tecido fibroso que fica na planta do pé, estendendo-se desde o calcanhar até a base dos dedos.

A inflamação pode causar uma dor significativa, principalmente na região do calcanhar, que pode se manifestar mais intensamente pela manhã ou após longos períodos de repouso. Algumas das principais causas que contribuem para esse tipo de dor são a falta de alongamento da cadeia posterior, o uso de calçados inadequados e sobrepeso.

Esporão do calcâneo

Na verdade, o esporão do calcâneo não é uma doença, mas sim um sinal de fascite plantar crônica. A inflamação crônica da fáscia plantar causa o crescimento de pequenos bicos ósseos (entesófitos) na região plantar do calcâneo em exames de imagem.

Metatarsalgia

Condição que se caracteriza pela dor na região plantar da frente do pé, também conhecida como “almofada do pé”, antes dos dedos.

A metatarsalgia pode estar associada a diferentes fatores, entre eles:

  • Uso de calçados inadequados que exercem sobrecarga na região da frente do pé, principalmente por mulheres que utilizam salto alto;
  • Deformidades ou alterações anatômicas nos pés;
  • Tipo de atividade que o paciente realiza.

Faça uma avaliação com um especialista em pé e tornozelo!

Neuropatia periférica

As dores neuropáticas são causadas por lesões nos nervos periféricos dos pés, responsáveis por transmitir sinais entre o sistema nervoso e os pés. Na maioria dos casos, essas dores afetam os dois pés ao mesmo tempo — uma característica que ajuda a diferenciá-las de outras doenças ortopédicas.

A neuropatia periférica pode ser causada por:

  • Diabetes;
  • Alcoolismo;
  • Infecções ou distúrbios metabólicos;
  • Doenças autoimunes.

Lesões por uso inadequado de calçados

Essa é uma causa frequente de diversos tipos de lesões, inclusive as já mencionadas anteriormente. No entanto, o uso de calçados inadequados pode causar outras condições que ocasionam dor embaixo do pé, como a sesamoidite (inflamação dos ossos sesamoides do hálux) e o surgimento de deformidades nos dedos, entre elas o hálux valgo (joanete), dedos em garra e bunionette.

Deformidades nos pés

Tanto o pé cavo quanto o pé chato, em casos mais graves, também podem levar à dor embaixo do pé por sobrecarga mecânica.

Tratamento e prevenção da dor embaixo do pé

O tratamento para aliviar a dor embaixo do pé depende diretamente da patologia apresentada pelo paciente e suas causas. Algumas medidas terapêuticas podem incluir:

  • Adequação de atividades que o paciente realiza;
  • Ajuste de calçados, de preferência aqueles com solado mais firme e sem salto;
  • Exercícios de fortalecimento e alongamento;
  • Fisioterapia;
  • Em casos de deformidade do pé, uso de palmilhas confeccionadas sob medida para distribuir melhor a carga dos pés;
  • Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios sob orientação médica.

Quando a cirurgia no pé é necessária?

De modo geral, a cirurgia é indicada quando as opções de tratamento conservador não trazem resultado ou quando existe uma causa mecânica que pode ser corrigida por meio de procedimento cirúrgico. Ainda assim, a maioria dos casos pode ser tratada sem a necessidade de cirurgia.

Quando procurar um médico para dores no pé?

Caso o paciente note qualquer tipo de dor ou desconforto que esteja limitando as suas atividades, é aconselhável procurar um médico para fazer uma avaliação detalhada e, assim, obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Agende sua consulta com o especialista em pé e tornozelo: Dr. Guilherme Honda.

Não sofra mais com dores no pé e tornozelo. Agende uma avaliação!

 

Fonte:

Dr. Guilherme Honda

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.