Fale conosco pelo WhatsApp

Artrodese vs Artroplastia do tornozelo

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 12 janeiro, 2023

Conheça as vantagens e desvantagens na escolha de artrodese vs artroplastia do tornozelo no tratamento da artrose

Duas técnicas cirúrgicas são as mais amplamente utilizadas no tratamento da artrose no tornozelo. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor escolha. Portanto, a decisão entre artrodese vs artroplastia do tornozelo deve ser feita com muito cuidado e levando em consideração diversos fatores.

Ambas as técnicas são muito eficazes no tratamento da artrose no tornozelo. A doença se caracteriza pelo desgaste na cartilagem da articulação. Os principais sintomas são dores severas e limitação de movimentos, o que, no tornozelo, pode afetar a qualidade de vida do paciente, já que a articulação é uma das mais importantes para realizar movimentos diários, como andar.

O tratamento cirúrgico para artrose no tornozelo pode ser necessário no intuito de permitir ao paciente a capacidade de andar e realizar atividades cotidianas. Para a escolha da técnica mais adequada para cada pessoa, é fundamental entender as principais vantagens e desvantagens de cada técnica na comparação entre artrodese vs artroplastia do tornozelo.

O que é artrodese do tornozelo?

A artrodese do tornozelo é uma cirurgia que realiza a fusão da articulação que liga o osso do pé e o osso da perna por meio da aplicação de parafusos e, às vezes, placas, transformando-os em uma unidade. É um dos mais antigos procedimentos no tratamento cirúrgico da artrose no tornozelo, sendo muito eficaz no alívio da dor e na recuperação de estabilidade da articulação.

A recuperação da artrodese se inicia com um período de imobilização de até dois meses. É importante usar bota ortopédica e evitar colocar os pés no chão até a liberação médica, em geral de 2 a 3 semanas da cirurgia. A recuperação total pode levar até 6 meses.

Vantagens e desvantagens da artrodese do tornozelo

Para compararmos artrodese vs artroplastia do tornozelo, devemos conhecer as principais vantagens e desvantagens da artrodese do tornozelo. As principais vantagens desse procedimento são:

  • Menor complexidade em relação à artroplastia total do tornozelo, sendo mais acessível em relação a disponibilidade de profissionais capacitados para sua realização;
  • Na maioria dos casos, não necessita de procedimentos adicionais futuros;
  • Menor custo.

Entretanto, apesar da melhora nos sintomas, a artrodese do tornozelo tem uma desvantagem importante, que é a limitação de movimentos. Após a cirurgia, a articulação se torna rígida, fazendo com que movimentos de flexão e extensão do pé não possam mais ser realizados. Isso pode causar algumas limitações para atividades diárias, em especial para subir e descer escadas ou rampas.

Outra importante desvantagem da artrodese do tornozelo é que ela causa uma sobrecarga das articulações vizinhas. Por isso, em alguns casos, a artrodese do tornozelo pode levar a artrose de outras articulações do pé no médio / longo prazo.

O que é artroplastia do tornozelo?

A artroplastia total do tornozelo consiste na substituição das cartilagens desgastadas por próteses metálicas que se articulam. Isso possibilita o alívio da dor e a manutenção da capacidade de movimento da articulação.

O tempo de recuperação da artroplastia do tornozelo consiste em 8 semanas de imobilização, sendo que nas primeiras 4 semanas o paciente não deve apoiar o pé operado no chão. A recuperação completa do procedimento leva em torno de 6 meses, sendo que geralmente após 3 meses o paciente já é capaz de realizar suas atividades diárias básicas, mas ainda com alguma limitação. A fisioterapia é importante durante o processo de reabilitação, visando maximizar a amplitude de movimento do tornozelo, fortalecer a musculatura e adaptar o paciente para as atividades diárias.

Vantagens e desvantagens da artroplastia do tornozelo

Em termos de alívio de dor, na comparação artrodese vs artroplastia total do tornozelo, ambos procedimentos são equivalentes. No entanto, a artroplastia possui a grande vantagem de manter a mobilidade do tornozelo. Isso graças ao fato de a prótese ser articulada e substituir a cartilagem danificada. Com isso, a função de pessoas com prótese de tornozelo costuma ser melhor que daquelas com artrodese, especialmente em terrenos de aclive ou declive, que mais exigem mobilidade do tornozelo.

Apesar disso, é importante estar atento a alguns detalhes sobre a artroplastia ao se decidir entre a artrodese vs artroplastia do tornozelo. O principal deles é que a prótese de tornozelo se desgasta com o tempo. Em geral, cerca de 85% das próteses duram mais que 9 anos, porém as outras 15% precisam ser substituídas ou convertidas em uma artrodese nesse período. Dessa forma, a pessoa que opta pela realização de artroplastia total do tornozelo deve estar ciente da possibilidade de realização de novos procedimentos cirúrgicos futuramente. Além disso, os pacientes submetidos a esse tipo de procedimento também devem evitar atividades de impacto, como corridas ou futebol, uma vez que isso pode acarretar o desgaste precoce da prótese. Atividades como ciclismo, caminhadas longas, natação ou musculação são liberadas.

Como escolher a melhor técnica?

Ao se pensar em artrodese vs artroplastia do tornozelo, é importante levar em consideração as características individuais de cada paciente. Idade, nível de atividades diárias, deformidades e doenças associadas, qualidade óssea e estabilidade ligamentar são alguns dos muitos fatores que influenciam nessa escolha. Vale ressaltar que não existe uma técnica superior a outra. Ambas as técnicas são altamente eficazes no tratamento da artrose grave do tornozelo. Dessa forma, é necessário que o melhor procedimento seja indicado para cada paciente específico, de acordo com suas características e necessidades individuais.

O Dr. Guilherme Honda realizou um fellowship de 1 ano no Hospital for Special Surgery (Nova York), o mais renomado hospital ortopédico dos Estados Unidos. Durante esse ano de treinamento, ele se especializou nas artroplastias totais do tornozelo, participando de 130 procedimentos cirúrgicos desse tipo e desenvolvendo diversas pesquisas científicas sobre o tema. O ortopedista Dr. Guilherme Honda é atualmente considerado referência absoluta no assunto, estando sempre presente em congressos e cursos, ministrando aulas sobre o tema para outros ortopedistas. Entre em contato e agende sua consulta!

 

Fontes:

Honda Saito, Guilherme et al. Short-Term Complications, Reoperations, and Radiographic Outcomes of a New Fixed-Bearing Total Ankle Arthroplasty. Foot Ankle International 2018.

Honda Saito, Guilherme et al. Total Ankle Replacement With Advanced Varus and Valgus Deformities. Techniques in Foot Ankle Surgery. 2018.

Honda Saito, Guilherme et al. Influence of Tibial Component Position on Altered Kinematics Following Total Ankle Arthroplasty During Simulated Gait. Foot and Ankle International. 2019.

Como podemos te ajudar?

Nossa devoção se mostra no atendimento integral que prestamos aos nossos pacientes. Todos nós do consultório Dr. Guilherme Honda Saito estamos comprometidos com nossa missão: ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.